Total de visualizações de página

sábado, 1 de março de 2014

São Joaquim de Ituquara (Baião): História e Memória - Parte II




                MITOS, LENDAS, CAUSOS E ASSOMBRAÇÕES.
                         
                              CAUSOS QUE O POVO CONTA

Parece-nos que nenhum estado brasileiro é tão rico em lendas, mitos e causos como o Pará. Sem nenhuma pesquisa a esse respeito, arriscamos a dizer que essa riqueza tem tudo a ver com a região amazônica, até porque, grande parte de suas lendas tem como pano de fundo a floresta, e as águas, riquezas maiores dos povos Amazônidas que se opõe a cidade, sem contar que para a Amazônia migraram inúmeros escravos e com eles vieram suas ricas culturas, mitos e lendas.                   

SEQUESTRADOR CURUPIRA E OUTROS CAUSOS

E assim, conta-se que na Vila de Cararí tem um primo meu que morava na cidade, e foi passar um tempo lá com nós, chegando lá ele resolveu ir passear na fazenda do senhor chamado Lutero, e então quando chegaram lá eles começaram conversar, eles tinham um filho naquela época, de mais ou menos cinco anos, eles conversando esqueceram a criança que brincava no terreno da casa, quando chegou a hora de ir embora chamaram pela criança e perceberam que ela já não estava mais lá. Foi um Deus-nos-acuda e começou-se a procurar a criança por toda a parte até dentro da mata, lá, eles acharam somente a camisa dele. Então eles foram buscar ajuda, trouxeram um pastor e os amigos pra ajudar procurar a criança, e seu pai desesperado fez um trato com Deus: que se encontrasse o filho ele dirigia um culto na casa dele. Feito a promessa, quando eles estavam procurando o menino, a curupira se transformava em boi, cavalo em vários bichos, segundo o menino quando encontrado, ele, o curupira, colocava pau no ouvido dele pra ele não ouvir o pessoal chamar.

O menino foi encontrado depois de 20 dias, bem magrinho. Ele contou que a curupira só dava comida crua pra ele. Depois a família dele foi embora porque ela não parava de persegui-lo.                                

                                           A LENDA DO BOTO
     
                                         CAUSOS DE MEU AVÔ

 A lenda do boto é uma das mais conhecidas lendas amazônicas. Segundo essa lenda, o boto, nas noites de lua cheia aparece nos bailes ribeirinhos na forma de um moço belo,          bonito e sedutor, vestido de roupa branca e um chapéu de palha na cabeça que encantas as meninas, seduzindo e levando-as á beira dos igarapés ou rios. Tempos depois, a mocinha aparece grávida, do boto (Prof. Valdivino Cunha)

Meu avô, ele é um dos antigos dos moradores da Vila. Ele conta uma história de um amigo dele. Aconteceu assim: Ele fala que uma mulher conhecida como dona Virturina mulher do amigo chamado Antônio Aragão. Sua mãe dizia - filha não desça para o rio quando estiver menstruada por que o boto pode “malinar”( fazer o mau sexualmente) com você.

Um belo dia, quando sua mãe foi para a roça com seu marido, então Virturina pegou a roupa que estava suja e foi lavar no rio. Nesse dia ela estava menstruada. Então ela ficou de costa para rio e ai foi “coberta” pelo boto. Passaram-se alguns e meses depois ela descobriu que estava “grávida do boto”. Chegando a hora de dar a luz ao bebê, chamou uma parteira que se deparou com um fato inédito e pavoroso, pois, ao invés de crianças, a parteira via isto sim, dois botinhos. Ai a parteira pegou uma bacia e colocou os dois botinhos dentro, e depois espirrou leite materno para eles, a parteira chamou o marido da mulher e mandou levar até o rio e deixá-lo na água.

         Chegando lá na beira do rio, ele queria matar os botinhos, foi quando deu choque, era o pai do botinho que não queria que o homem matasse. Então a mãe todo dia tinha que levar leite para eles. Eles foram crescendo e crescendo e  num dia qualquer eles desapareceram rio a fora e nunca, mas sua mãe os viu e o pai nunca se conformou com isso. Depois o meu pai também ficou com medo de ir ao rio por causa do boto, para ele não “malinar” com ele. Esta estória se passou a com cinquenta anos mas ainda está viva na vida do povo daquela comunidade.

                               O PARAISO NO INFERNO

         Conta uma morador que tempos atrás, quando vinha da colônia morar em Ituquara, não tinham casa, então alugaram uma casa num lugar chamado Paraíso, mais ali não tinha nada de paraíso estava mais pra inferno.       Ao cair da noite, conta o morador, a minha família não dormia, porque tinha uma parte do quintal que era um pimental bem velho, lá a gente ouvia choro de crianças recém-nascidas, vozes, gritos, quando ficava só uma ou duas pessoas na casa, alguma coisa vinha e começava a bater na parede e janelas e eu sou crente e começava a orar e cantar, e aquilo ai acalmando, até que arrumamos outra casa e fomos morar noutro local. Nunca ninguém soube explicar o que era aquilo, alguns diziam que era uma mulher grávida que foi enterrada lá.

                                         
                                                     GALINHA CHOCA

         Eu, Ribeiro, trabalhava como enfermeiro na comunidade de Ituquara-Pa. Eu não tinha parceiro de trabalho, trabalhava só, fazendo atendimento domiciliar.  Certo dia fui fazer um atendimento na Rua Tancredo Neves bairro do Pica Pau. Era mais ou menos uma hora da manhã, quando subi porque ainda morava na beira rio, me perturbavam: tu não tem medo? E eu respondia, não tenho motivo pra ter medo, mas alguém me disse que por aquelas bandas havia uma galinha choca, que aparecia no canto do campo do Vasco, bem perto do pé de jarana e do jatobaseiro.

        Mesmo assim não desisti, tinha que vir e atender um paciente. Ao retornar, ouvi piados de pintos no suposto campo, perto das árvores, aí lembrei-me do que me disseram, e fiquei parado esperando a galinha fazer côa côa côa, e a galinha não fez, então foquei com a lanterna que tinha na mão, pensando em vê-la  e não vi nada, se não uma touceira de Mombaça, então concluir, é a visagem da galinha choca. 

                                   COMPANHEIRO FANTASMA

         Dizem que na Vila de Mangabeira, no município de Mocajuba, a margem do rio Tocantins, os pescadores que saíssem para pescar na noite de sexta-feira era obrigado a ter uma noite de escravo. Então todos temiam à tal noite.

         Quando alguém se atrevia sair ganhava um companheiro fantasma muito pesado. Que se assentava num dos bancos da canoa, e perguntava:
- A água está enchendo?
Se o pescador falasse sim o fantasma dizia:
- Então rema contra a maré.
Quando a água vazava o companheiro fantasma dizia:
- Dobra a canoa e continua remando contra, e assim acontecia a noite toda.        
Quando estava pra amanhecer o fantasma dizia:

- Deixa-me no mesmo lugar que embarquei. Justamente no porto do atrevido pescador. E o mesmo subia, sem peixe sem camarão e sem o couro da mão.                                    








                                           CULTURA E LAZER



CARNAVAL ITUQUARENSE (LICAI)



O Carnaval, ao contrário do que se possa imaginar, tem ligações diretas com a religiosidade, é o período que segundo a Igreja Católica, antecede momentos de reflexões interiores que é a Páscoa.  O Carnaval é uma das marcas da alegria do povo brasileiro, se assemelha em termos de identificação do povo brasileiro, com o samba ou futebol.

 O Carnaval dentre as outras festividades de Ituquara é uma das mais animadas, há quatro anos ele se tornou mais organizado. Antes algumas pessoas se fantasiavam (os homens de mulher e as mulheres de homem) e saiam dançando, pulando e cantando pelas ruas até altas horas da noite, há quatro anos como já haviamos citado ficou mais organizado e melhor, agora é um Carnaval constituído por quatro blocos, são eles: Unidos do São Pedro, Império Ituquarense, Siri na Vara e Vem que Tem, que se apresentam na Avenida Tancredo Neves, com direito a carro alegórico e tudo, após termino das apresentações acontece a festa que é todo mundo junto cada um com o abadá de seu bloco dançando e se divertindo junto sem rivalidade ou algo do tipo.



O Carnaval de Ituquara é o mais animado do município de Baião, todos os anos o Prefeito vem acompanhar a festividade assim como pessoas de vários outros lugares são três dias: o 1º dia todo mundo se reúne para o aquecimento e apresentação das rainhas de cada bloco, no 2º dia é o dia que todos os blocos se apresentam e no 3º dia é o dia da despedida, todo mundo de abadá pulando, dançando, se divertindo. Enfim são três dias de muita folia, harmonia, cerveja e alegria.
                                                      
                                                                

BLOCOS CARNAVALESCOS DE ITUQUARA
NOME DO BLOCO
PRESIDENTE
ABADÁ



Império Ituquarense



Evaldo e Arlene




Unidos do São Pedro




Francisco Teixeira
                                          
                                   





Siri na Vara




Pedro Diono



  



Vem que Tem





Beira-rio




                                                         
                                                                
                                                              
DIA DE REIS



O dia de reis é uma brincadeira em homenagem ao nascimento do menino Jesus, pois nesse dia três reis magos foram a sua procura para adorá-lo, cada um desses reis carregavam consigo um presente para o menino Jesus que eram incenso, mirra e ouro. Para encontrá-lo eles seguiram uma estrela que brilhava muito no céu. Para comemorar pessoas saem fantasiadas na noite de reis, rainha e pastores, cantando e tocando de casa em casa todos os anos no período do meio de dezembro ao começo de janeiro desde década de 50 até os dias atuais.        



                    FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO


Essa festividade foi criada no inicio do século, mais precisamente em 1910, por Raimundo Leão Almeida, Senhor Cardoso e Raimundo da Silva. As primeiras festividades ocorreram no mês de dezembro, começando no dia 23 e terminando no dia 31. Após cinquenta anos, passou a ser festejado no mês de outubro, perdurando até os dias atuais.

Pensaram os promotores da festa nessa época, que os lucros seriam maior em virtude ser o período de produção na região. Como já diz o nome, é em homenagem a Nª Sª. do Rosário, que acontece no bairro Beira-Rio, funciona assim: no 1º dia acontece a transladação que é quando a imagem sai da Igreja acompanhada de alguns fiéis até o destino que ela ficará guardada até o próximo dia que acontece o Círio, após caminhar várias ruas até chegar à igreja de Nossa Senhora do Rosário acontece o levantamento do mastro (o mastro é um pedaço de pau que mede mais ou menos três metros de comprimento e que vários fiéis o carregam durante todo o percurso até chegar a Igreja onde eles o levantam e ficará até terminar a festividade). Após isso, tem a venda de comidas típicas no barracão da Igreja, até as 19h00min horas, porque 19h30min começa a missa.

 Cada noite tem um responsável pela celebração da missa, por exemplo: a 1ª noite é da Catequese e do Dizimo, 2ª noite é do bairro do São Pedro, a 3ª noite é dos Aposentados, a 4ª noite é das Mulheres, 5ª noite é da C.C. (comunidade cristã) do Matacurá e Açaizal, a 6ª noite é dos Funcionários, a 7ª é da C.C. de São Joaquim, a 8ª noite e da C.C. do Alto Apei, Cebolal, Igarapé Seco, a 9ª noite e última é dos jovens.

                                         
                                                          
Cada noitada dessas tem o responsável por organizar tudo, na última noite tem o desfile das bonecas com o objetivo de arrecadar fundos para a Igreja, antes todas as noites após as missas tinham festas, mas como havia muita confusão foi proibido, até porque era uma coisa errada, agora é tudo em prol da Igreja.

                     
                                          
QUADRILHA


A Quadrilha Ituquarense, teve duas fases: a tradicional ou antiga, e a contemporânea. A tradicional ou antiga foi uma quadrilha criada aqui pelos antigos moradores de Ituquara mais precisamente pelo Senhor Benedito Ferreira, nessa quadrilha tradicional eles traziam uma forma de ritual de plantio demonstrando o seu trabalho e também era uma coisa mais baseada na fé, na religião tanto que antes de dançar quadrilha eles faziam uma novena em homenagem a São Tomé que é o padroeiro dos trabalhadores rurais, então era uma coisa mais baseada na realidade do povo naquela época na década de setenta. Após passar alguns anos, uma ituquarense que morava em Belém desde menina chamada Senhora Iolete Aragão volta a morar em Ituquara, na década de oitenta e trás consigo uma quadrilha mais contemporânea que visava mais a competição, a beleza das roupas, e continha passos mais coreografados, mais ensaiados, era uma quadrilha muito bonita e organizada e se tornou tradição de Ituquara, essa quadrilha chamava-se "Triunfo na Roça", todo mês junino essa quadrilha competia aqui e ganhava pela sua beleza e organização, segundo alguns relatos de antigos moradores, foi essa quadrilha que levou a evolução para Tucuruí, também, pois lá era uma quadrilha na linha mais tradicional. Com o tempo, elas foram amadurecendo e procurando novas coreografias, logo foram perdendo a tradição que possuíam, hoje em dia são outras que não são tão organizadas ou tradicionais, mais mesmo assim continua sendo uma cultura ituquarense, ou seja, nossa.

                                                                        
SABIÁ


O Sabiá veio para Ituquara pela Dona Maria de Lourdes por volta de 1960 e a partir de então existe até os dias atuais. A história do Sabiá acontece quando um caçador mata o pássaro, mais a rainha não gosta e manda os soldados irem prendê-lo mais ele se revolta e eles não conseguem; então a rainha manda os índios prendê-lo e eles o prendem; porém a irmã do caçador é criada da rainha e intercede pelo irmão, ela vai então atrás do médico para ele fazer uma operação no Sabiá, mais ele diz que o pássaro não está morto e manda à mulher procurar a fada, ela vai atrás da fada que dá um remédio pro Sabiá, mais precisa de uma injeção e quem tem é a enfermeira, mais a enfermeira só da à injeção se o caçador dançar com ela, e então ele dança e ai a enfermeira da à injeção para o Sabiá ele retorna a cantar, satisfeita a rainha solta o caçador que promete que nunca mais vai matar nada, e essa é a história do Sabiá.
                                               
SÃO JOAQUIM


A festividade de São Joaquim, na localidade de Ituquara, começou após a povoação da parte de cima da Vila, a festa é em homenagem ao santo que é padroeiro do lugar, já faz muito tempo que ocorre essa festa, pois não se tem uma data exata, mas pode se considerar uma tradição, pois essa festa existe até os dias atuais, ela funciona como a festa de Nossa Senhora do Rosário, ou seja, primeiro a transladação depois o Círio e depois as noitadas que é: a 1ª noite é da catequese e do dizimo, 2ª noite é do bairro do São Pedro, a 3ª noite é dos aposentados, a 4ª noite é das mulheres, 5ª noite é da C.C. (comunidade cristã) do Matacurá e Açaizal, a 6ª noite é dos funcionários, a 7ª é da C.C. de São Joaquim, a 8ª noite e da C.C. do Alto Apei, Cebolal, Igarapé Seco, a 9ª noite e ultima e dos jovens, cada noitada dessas tem o responsável por organizar tudo, na ultima noite tem o desfile das bonecas com o objetivo de arrecadar fundos para a igreja.


                                                            
SEMANA ESTUDANTIL ITUQUARENSE



A semana estudantil é uma competição de quatro ou mais times, são eles Shelsea, São Paulo, Panelinha e Vasco. Atualmente são esses os times, porém antes eram outros times: São Pedro, Beira-Rio, Euro, Vasfla, Pica-Pau e Tropicália; eles não estão mais na semana por que muitos dos representantes foram embora ou mudaram de times. A semana estudantil consiste em várias modalidades de esportes tanto masculinos como femininos, como: Futsal, futebol de areia, futebol, vôlei de quadra e areia, natação, canoagem, salto a distância, corrida de 100 metros, maratona, sinuca, dama, todas essas modalidades acontecem ao decorrer da semana e no último dia ocorre o Show de calouros, disputa de danças e desfile das misses de cada time, ao termino dos desfiles eles contam os pontos de cada time e apontam o vencedor da semana. A semana estudantil ocorre há 24 anos em todos os meses de julho desde 1990 até os dias atuais.


VITALZINHO

O cantor Vital Dutra Aragão mais conhecido como Vitalzinho, que já canta há dez anos e canta desde os 23 anos de idade até os dias atuais, disse que logo no começo quando ele olhava outros cantores se apresentar, achava-os legal e certo dia o Senhor Benedito Pantoja mais conhecido como "Biricão" ouviu ele e gostou da sua voz, e desde então o incentivou a cantar tanto que ele se apresentou na "Banda Astro" que é do seu “Biricão” e depois cantou fixamente com a "Banda Boca Livre" de Baião e "Planeta Fest". Atualmente a música pra ele é como se fosse um hobby, e tem como profissão a marcenaria e canta nas horas vagas. Ele adora cantar e sonha em alcançar uma banda mais evoluída, quando já estiver uma coisa mais concreta deseja gravar um CD com suas próprias músicas, já que também compõe, ele canta em todo o município baionense e gosta muito de cantar em Ituquara, porém gosta mesmo de cantar em Tucuruí, e pretende cantar por muitos e muitos anos e segundo ele enquanto tiver voz estará animando a rapaziada.


 A Vila de São Joaquim de Ituquara, segundo alguns moradores da comunidade, dispõem de poucos pontos de lazer. Entre esses pontos pesquisados pela equipe responsável, foram destacados três: Ginásio Poliesportivo Gamaliel, Estádio Aranha Neto e o Rio Tocantins. 
                    
O Ginásio Poliesportivo Gamaliel pertence à Escola Municipal de Ensino Fundamental Gamaliel. Foi construído na gestão do atual Prefeito Municipal Professor Nilton Lopes de Farias. Sua construção teve início no mês de junho de 2012, e, no dia 26 de maio de 2013 foi realizada sua inauguração com a presença de muitos membros da comunidade, representantes políticos locais e do município de Baião.

Segundo observação dos alunos pesquisadores o Ginásio é um dos únicos locais da comunidade com uma estrutura coberta que pode oferecer momentos de lazer para crianças, adolescentes e adultos. A partir das programações que são realizadas no local, como os campeonatos, torneios, festas juninas, gincanas, entre outras atividades que estimulem a comunidade de participar dos eventos.

É um espaço disponível às programações da Escola Gamaliel, mas que também atende todas as escolas existentes na comunidade, além de estar disponível para os praticantes e simpatizantes do futsal três dias na semana, proporcionando lazer por meio de atividades físicas contribuindo para a saúde de muitas pessoas.

Outro local escolhido pela equipe que pesquisou as principais áreas de lazer é o Estádio Aranha Neto.
  
O Estádio Aranha Neto é uma propriedade particular pertencente ao Pastor Salustiano Neto. O campo de futebol foi inaugurado a mais ou menos seis anos atrás. Mas ou menos entre o período de 2008 a 2011. O Estádio Aranha Neto foi um espaço de construção e desenvolvimento de muitos princípios. Organizado pelo Pastor para o desenvolvimento de um projeto por nome Bom de Bola, Bom na Escola que tinha como objetivo avaliar os atletas dentro do campo e dentro da escola.

Atualmente é um dos campos de futebol com boas condições de receber atletas para realizações de jogos no final de tarde, torneios e campeonatos. Esse espaço pode atender a comunidade na modalidade futebol de campo tanto para distração com os amigos, como atividade mais longa de competição, mas, para que aconteçam essas ações é preciso à colaboração dos participantes e, o recurso adquirido é para manter o campo em boas condições de uso.

Segundo a pesquisa realizada pelos alunos, um dos maiores pontos de lazer na Vila de São Joaquim de Ituquara é o Rio Tocantins.

O Rio Tocantins faz parte da paisagem natural da Vila de São Joaquim de Ituquara. Está presente na cultura, na produção econômica, nas histórias da comunidade. Dispõe de uma grandeza fundamental para a vida dos moradores locais. É um ponto de referência para a comercialização local, encontro de famílias e amigos.

                                                       
 O Rio é um lugar de encontro de sábios e fiéis pescadores. Na época da cheia durante o período da chuva mesmo com a proibição da pesca nos períodos do defeso, muitas pessoas tornam a atividade mais como lazer. O Rio atrai muitas pessoas para a sua margem onde a realização de simples tarefas do dia a dia podem se tornar atividades de lazer como, por exemplo, um banho nas águas do Tocantins, uma caminhada nas margens ao nascer ou no entardecer do dia.

 Suas margens e algumas praias são muitas frequentadas no mês de julho e outubro, tanto pelos moradores da comunidade, como por visitantes. É um lugar de contemplação, de admiração do pôr-do-sol, de muitos encontros, diversão de pessoas apaixonadas pela completude do rio.

É um lugar dinâmico, e segundo uma moradora da comunidade “Deveríamos desenvolver um olhar diferenciado para o rio, com maior comprometimento, respeito e amor. Contribuir para a preservação e manutenção da sua vida. Descortinar a essência do Rio Tocantins para a Vila de São Joaquim de Ituquara”.                                                                    
Assim, os lugares de lazer pesquisados pela equipe, segundo os membros da comunidade, a Vila de São Joaquim de Ituquara está carente em relação a lugares que tenham sido construídos com essa finalidade que possa atender pessoas de todas as idades. Por exemplo, não encontramos nem um espaço construído com objetivo de oferecer lazer às pessoas de terceira idade. Foi observado pelo grupo, que muitas pessoas com idade avançada junto aos amigos se divertem jogando dominó nos finais de tarde em pequenas bancas, em alguns locais na localidade.


2 comentários:

  1. Sou Antonio Genivan, ex-professor do SOME. Quero registrar aqui minha profunda alegria em ter conhecido esta que foi uma das comunidades que mais marcou a minha vida como professor de matemática/inglês. Lenbro-me de D.Amélia(vizinha)/ Maria Moura, do diretor escolar da escola Esmael,da época, e de meus queridos alunos e colegas professores (Siranei, Loló, Cassia, Ana Maria). Todos juntos, em uma época em que a energia era a motor e tinhamos quinze minutos, após o término da aula para jantarmos, nos organizarmos e deitarmos. Íamos as festas, nos fds, cada um com sua lanterna à mão e voltavamos naquela alegria subindo e descendo as escadarias. Fizemos projetos de limpeza da rua em frente a escola, reforma das escadarias e a I Feira Cultural na Língua Inglesa na Escola.Foi MARAVILHOSA! Além da expectativa...tudo porquê a comunidade abraçava os projetos. Nenhum lugar do Pará por onde trabalhei fui tão feliz e realizado profissionalmente! Tenho todas as fotos! Tudo registrado! Parabéns pela iniciativa Ribamar Oliveira! Feliz estou. Obrigado ao meu amigo e professor doutorando Tiese Teixeira, pelo compartilhamento! e-mail:
    g.braz28@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Genivan! Fico à disposição de você, se quiser produzir textos ou matérias nas suas práticas pedagógicas para publicação no Blog do Riba. Se fizer textos manda para o j.lira.oliveira@uol.com.br que é meu email ou imagens para 984996619, meu Wattsap.

      Excluir