Total de visualizações de página

domingo, 2 de março de 2014

São Joaquim de Ituquara (Baião): História e Memória - Parte III




                                                     

Dando continuidade ao trabalho de levantamentos de dados pesquisados, de forma parcial, , pelos alunos de Ensino Médio Modular, sobre diversos temas, na localidade de São Joaquim de Ituquara, no município de Baião. Eis dois temas interessantes: Saúde e Religiões, que levantaram debates em vários seminários.

                                                     SAÚDE


A questão da saúde pública no Brasil seja na Vila Ituquara, ou no Distrito Federal, é precaríssima, em que pese o Sistema Único de Saúde- SUS, ser um dos programas de saúde pública no mundo, a saúde é um problema crônico que os governos não conseguem atender dignamente a população, em especial, a população mais baixa, uma vz que as classes média e alta possuem seus sistemas de saúde privados, através dos planos de saúde.


        


Na comunidade de Ituquara, no ano de 2008 foi fundada a Unidade de Saúde na Vila de São Joaquim de Ituquara, contendo 15 funcionários, entre estes quatro técnicos de enfermagem e dois médicos, com o apoio da população, incluindo também as melhorias da equipe NASPE (fisioterapeuta, assistente social, terapia ocupacional nutricionista médico e atendimento de plantão).                                                       
                                                          
                                                           
A Unidade de Saúde foi também fundada e apoiada pela Sra. Benedita do Pilar (conhecida como Jandira) que na época trabalhava na Prefeitura Municipal de Baião, exercendo cargo de Prefeita na cidade, com apoio do vice Nilton Lopes de Farias. Nessa Unidade trabalham médicos que vieram de outros países, como Bolívia e Cuba. A boliviana Daise e o cubano Jaile, que atendem pessoas com doenças que afligem boa parte da população de Ituquara, chegaram para amenizar a ausência dos médicos no interior. 

As doenças mais comuns que atacam as crianças de zero a seis anos de idade são (verminose, diarreia e vomito). Em 2013 houve também cinco casos de desnutrição em crianças com mesma idade. De acordo com as informações de Leila de Fátima Gaia dos Reis (coordenadora administrativa da mesma) cerca de 70% das mulheres tiveram gravidez precoce em 2007, sendo que esse percentual caiu em 2013 pra 50%. Essa gravidez ocorre em mulheres jovens com a idade de 15 e 17 anos. No ano de 2012 houve caso de pessoas detectado com câncer no estômago causado pela má alimentação, esse tipo de doença houve apenas um caso grave, o contrario da hepatite “A” que foi detectado dois casos em crianças, ocasionados pela água.                            
                                              
 Houve morte causada por doenças muito grave que é o caso do câncer e o AVC (Acidente Vascular Cerebral). No ano de 2015 a virose foi detectada em quase toda a população, sendo que no inicio de 2014 ainda não houve esse problema. De acordo com a Coordenadora Administrativa da Unidade, diz que  a população de São Joaquim de Ituquara para ter uma base de saúde total é preciso trabalhos preventivos, palestras nas escolas e um trabalho mais esforçado dos Agentes Comunitários Familiar - ACF, sendo que seu trabalho é ir à busca de pessoas doentes pra fazer o acompanhamento familiar. 
                                                                        
Doenças como Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST aconteceram três casos que foi a sífilis, mas todos com tratamento. Doença como dengue e AIDS não foram detectados mais sim uma suspeita de dengue. A diabetes teve 45 casos em pessoas à cima de 45 anos. Serviços NASP: Atender a população com as necessidades físicas (obesos, crianças com deficiências auditivas, fonólogos desnutrição, crianças com Síndrome Down e etc..) palestra, caminhada, tratamento com nutricionista são o que eles oferecem para os obesos.
                                
 Falando ainda sobre a questão da gravidez, conforme nos mostraram os dados, há um elevado índice de adolescentes que ficam gravidas precocemente, o que requer uma atenção especial por parte dos pais, mães, autoridades em saúde pública e educadores de uma maneira geral, pois, a gravidez precoce tem tudo a ver com o nível de escolaridade dos pais e das próprias adolescentes, falta de políticas públicas voltadas a esse público juvenil, além de educação e esclarecimento incisivo sobre essa questão. Hoje, diferentemente de anos atrás, as adolescentes que ficam grávidas precocemente, de uma maneira geral, sabem que existem mecanismos contraceptivos, como o uso do preservativo, o que lhes falta são ações de conscientização, educação sexual na escola e em casa, só assim diminui-se esse elevado índice de gravidez precoce, que trás sérios danos ao futuro dessas jovens e desses jovens.


                                               RELIGIÕES


O povo brasileiro é um dos mais religiosos do mundo, notadamente a vertente cristianistica, incluindo aqui católicos e protestantes, além das religiosidades trazidas pelos escravos africanos que veio enriquecer o sincretismo religioso brasileiro, portanto, a religião seja ela evangelísticas e católicas são por demais fortes entre nós. Nas vilas e cidades interioranas a questão de religiosidade nos parece mais acentuada em função da dinâmica sociocultural.                 


                                                       
                                          IGREJA PRESBITERIANA

O primeiro templo da Igreja Presbiteriana em São Joaquim de Ituquara surgiu na parte “Baixa” (Beira rio) onde mais ou menos se localizava o antigo Posto Médico.  Em virtude de grande fluxo de pessoas chegando, foi possível construir um novo Templo na parte “Alta” da Vila. Outro Templo foi construído, onde hoje é localizado o Templo Central. Essa Igreja de São Joaquim de Ituquara é a mais antiga do Tocantins.
                                          
O primeiro obreiro foi o Senhor Luiz Jardim, um dos primeiros a trazer o Evangelho Presbiteriano para a localidade, logo em seguida veio também como um dos obreiros desta Igreja José Severino, depois Manoel Caldas, missionário Santinho, que veio da Comunidade de Pirranopam remando para nossa Vila, o obreiro Antenor Freitas, Feliciano, o Pastor Davi que veio de Tucuruí, com sua família residindo por seis anos nesta localidade e o Pastor Salustiano Aranha Neto. Atualmente, a Igreja está sem missionário, sendo seus cultos dirigidos pelos próprios membros da Congregação.

                                                           
                                                     IGREJA BATISTA

A Igreja Batista em Ituquara foi fundada aproximadamente vinte anos atrás pelo missionário João Câncer Damasceno que veio da cidade de Tucuruí, com o objetivo não de fundar o ministério Batista, mas sim de trabalhar nas atividades agrícolas, como lavrador. Mas chegando à Vila de São Joaquim de Ituquara, foi induzido a fundar a nova religião na comunidade.

Pela responsabilidade da primeira Igreja Batista de Tucuruí, sendo esse membro da mesma, passou a expandir e desenvolver o seu trabalho como evangélico, missionário e social, onde propôs e é reconhecida também como uma das maiores Igrejas dentro da localidade.                             
                                                       
                                        
                                                             
                                 IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS

O primeiro missionário da Assembleia de Deus foi o Senhor Tarcísio.  No ano de 1984, veio responsável de fundar uma espécie de ponto de pregação e quem pregava era o evangelista José Lopes de Leão, em 1985, logo após veio o evangelista José de Ribamar, em 1986, que deu continuação às pregações dos evangelistas anteriores. Os primeiros cultos foram realizados na casa do Senhor Daniel Gaia, que cedeu sua residência para realizações dos mesmos.
  
Os primeiros membros da Igreja Assembleia de Deus em Ituquara foram Daniel Gaia, Benedita Gaia, Nazaré de Souza, Ambrósio Gaia, Maria Lúcia Gaia, Dica Gaia, Manuel Benedito entre outros.

O primeiro Pastor foi Ézio de Oliveira que chegou ao final da década de 80, vindo logo em seguida o Pastor Antônio Siqueira. No ano de 1996, chegaram o Pastor Raimundo Santos e logo em seguida Joel Vieira Queiroz.

O primeiro templo era de madeira, que ficava localizada na Beira Rio. O segundo templo já era de alvenaria que teve início na gestão do Pastor Joel Queiroz e sendo concluído na administração do Pastor Edivaldo Ribeiro. A Igreja Assembleia de Deus tem sua atuação e história de quase três décadas em Ituquara.  

                      CENTRO EVANGÉLICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Foi fundada em 10 de junho de 1996, por um grupo de irmãos e pelo idealizador da Associação Pastor Joel, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (vale lembrar que esse grupo de irmão é conhecido, como sócios fundadores).

Esta Associação é liderada por seu atual presidente Pastor Edivaldo Ribeiro dos Santos juntamente com uma Diretoria composta por vice-presidente, tesoureiros e secretários. A função da Associação é prestar serviços sociais e educacionais aos seus associados. Além das suas funções, este centro evangélico trouxe, por exemplo: o aumento da produção da agricultura familiar, visto que houve uma fomentação da economia na localidade, como as saídas de muitas pessoas que viviam na sociedade.

A Associação não tinha recursos financeiros para se manter, além de regularizar a documentação em dia, essas foram às dificuldades mais problemáticas encontradas. O Centro Evangélico de Assistência Social - CEAS superou seus problemas e hoje está cheio de projetos e um deles é a implementação de uma escola de Teologia, mas falta entrar em convênio com alguma instituição ou empresa para que essa ideia possa amadurecer. Também existe a possibilidade de seus associados serem contemplados para o financiamento do plantio de alguma cultura, como é o caso da pimenta do reino. Além dos benefícios para Ituquara, à Associação já alcançou muitas conquistas, uma delas é o financiamento através do Banco da Amazônia para o cultivo da pimenta do reino.

E na opinião dos entrevistados a maioria das Associações de Ituquara está deixando de existir, muitas pessoas se reúnem através do associativismo rural ou cooperativo apenas pra colocar a mão no dinheiro que o Banco tem liberado através do FNO (Fundo do Norte), a verdade é que os associados e presidentes das Associações não tem autonomia para ir buscar recursos, e muitos não sabem o instrumento de poder que se pode ter, enfim, tudo isso acaba por incentivar o comodismo da agricultura paraense.

A cultura é inerente ao ser humano. Só nós entre todos os animais, possuímos cultura e esses fatos aliados ao outros, nos coloca anos-luz distante dos demais animais. A cultura é um modo de ser e de agir de um povo. Não há cultura superior ou inferior, não há como mensurar, somente os etnocêntricos veem sua cultura como superior, não há sentido, querem apenas impor suas culturas que julgam superiores, sem ser.                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário