Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de março de 2014

São Joaquim de Ituquara (Baião): História e Memória - Parte IV





MEDICINA POPULAR

XAROPE PARA CÓLICA
Ingredientes: 1 xicara. (Chá) de água, uma col. (sopa) de alecrim fresco, uma col. (sopa) de folhas e flores secas de camomila, ½ xicara. (Chá) de mel.
Modo de preparo: ferva agua, o alecrim e as folhas e flores secas de camomila, por 10 minutos. Espere amornar, coe e junte o mel. Esquente novamente, mexendo sempre. Tome duas colheres de sopa ao dia.

XAROPE PARA DOR DE GARGANTA

Ingredientes: três col. (sopa) de flor de laranjeira, três dentes de alho, um limão com casca cortado em quatro partes, um xicara. (Chá) de mel de eucalipto.
Modo de preparo: coloque os dentes de alho, o limão cortado e as flores de laranjeira em uma vasilha e amasse. Despeje o mel, tape e deixe descansar. Após doze horas, esprema bem e coe e tome duas colheres ao dia.                                            
                                                              55
XAROPE PARA AZIA.

Ingredientes: duas col. (sopa) de folhas e sementes frescas de erva – doce dois col. (sopa) de hortelã fresca, ½ xicara. (Chá) de mel.
Modo de preparo: Amasse as ervas com o cabo de uma colher, até formar uma pasta. Junte o mel, misture e deixe descansar na geladeira por seis horas. Coe e tome uma colher de sopa, três vezes ao dia.
                                                         
PARA ELIMINAR VERRUGAS.

Ingrediente: leite do pé de mandioca.

Modo de preparo: arrancar uma folha do pé de mandioca, dessa folha sai um leite que é colocado em cima da verruga, coloque duas ou três vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário