Total de visualizações de página

domingo, 15 de junho de 2014

As vaias à Presidenta Dilma e o pênalti mal marcado




                                                        Valdivino Cunha da Silva*


É perfeitamente compreensível que croatas se indignem com o pênalti mal marcado contra eles no jogo entre Brasil 3 X 1 Croata no jogo de abertura da Copa do Mundo/2014. Eu particularmente não me indigno, porque não foi à seleção brasileira que pediu que ele marcasse aquele pênalti, diga-se de passagem, meio duvidoso. A seleção brasileira em campeonatos mundiais anteriores já foi penalizada e ninguém se indignou tanto. Quem não viu o gol de mão de Maradona na Copa do México contra a Inglaterra em 1986? E se fosse o Neymar, o que os rebeldes sem causa concreta diriam? Erros de arbitragens são muito comuns, infelizmente. Tenho a seguinte opinião: Torço que as arbitragens não errem, mas se errarem que não seja contra o Brasil. Agora se tem brasileiro que torce contra o Brasil, estão no país errado, que vista a camisa da Argentina.


As vaias dadas a Presidenta Dilma na abertura da copa do mundo na quinta-feira só foi possível graças ao amadurecimento democrático que estamos vivendo, graças à luta de diversas gerações que se opuseram a Ditadura Militar, inclusive a própria Dilma que foi presa e torturada por lutar contra o regime opressor de 1964. Há uma grande diferença entre um protesto político que eu também já fiz em muitas ocasiões e essas manifestações sem comando e sem respeito. Via de regra, eles não tem limites. Não sabem, portanto, onde terminam seus direitos e começam os dos outros. Esconder o rosto por trás de um capuz, quando estão nas ruas, não transmite credibilidade em suas ações e sim pavor.



Não acredito que pessoas de bem, por mais indignado que estejam gretem “Ei, Dilma! Vai tomar no cu.” Essas pessoas, são no mínimo desequilibradas. Elas terão uma ótima chance em breve de mudança, é só votarem e convencerem os milhões de brasileiro que o Aécio Neves vai negar a história de seu partido (PSDB) que ele e seu partido farão um Brasil melhor. A mim não convencerão.


* Educador da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário