Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2016

Audiência Pública do SOME







Na manhã de hoje, foi realizada a Audiência Pública pela Assembleia Legislativa – ALEPA, em defesa da modalidade de ensino Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, que completa 36 anos no dia 15 de abril próximo.







O auditório da ALEPA ficou pequeno com a participação dos alunos, dos pais dos alunos, professores e lideranças comunitárias de diversos municípios que são contrários à implantação do Sistema Educacional Iterativo – SEI e Projeto Mundial, que o governo tucano estadual deseja impor para a sociedade paraense.







Para os participantes da Audiência que considera um afronta quando o governo tucano tenta impor uma política pública, com viés privatista, com a compra de equipamentos em substituição ao professor. Portanto, a presença do professor seria substituída pelo vídeo e DVDs.






A sessão contou com a presença de mais de cem pessoas, portanto, um número significativo de pessoas. A mesa estava composta pelos Deputados Estadual Lélio Costa, Iran Lima, Carlos Bordalo e Airton Faleiro; pelo Coordenador Indígena Edelson Poró, Thiago Barbosa e Mateus pelo Sintepp,Vereadora Marinor Brito pela Câmara Municipal de Belém e o ex-aluno do SOME Jones Mendes, aprovado recentemente no doutorado. 










 Durante as intervenções aconteceram denúncias das péssimas condições de trabalho nas várias localidades onde os professores desenvolvem suas atividades pedagógicas; assim como a falta de infraestrutura e o assédio moral por parte dos gestores das Unidades Regionais de Ensino – URES. Também, foi ressaltado pelas lideranças que interviram os Projetos SEI e Mundiar recebendo críticas dos educadores já que não qualidade na aprendizagem.









Foi enfatizado, já que o Estado possui dinheiro, que em vez de criar outros projetos para a sociedade paraense, seria melhor investir esse dinheiro nas problemáticas atuais da educação, principalmente no SOME, como construção de Escolas, equipamentos para a comunidade escolar entre outras prioridades.








A Audiência Pública em favor do SOME foi um sucesso.










Amanhã, a partir das 8 hs. a categoria participará do seminário, onde sairá os encaminhamentos e agenda de atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário