Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Manifestações Culturais e Religiosas no Estado do Pará - 2016






O blogueiro, aproveitando o período de recesso escolar, esteve na semana do Natal, em três municípios do Estado do Pará: Quatipuru, Salinópolis e Bragança. Estes localizados na região nordeste, onde a influência europeia é muito forte em algumas das principais manifestações culturais e religiosas, com a predominância do cristianismo em algumas atividades, assim como o sincretismo nas manifestações populares. 










Em Salinópolis,     o turismo e o pescado  são as principais fontes de arrecadações do     município hidromineral, com seus belos igarapés, balneários e lindas praias, como Atalaia e Corvina,      que encanta qualquer ser humano, 







Quatipuru e Bragança proporcionaram um excelente espetáculo de manifestação cultural e religiosos, com total apoio dos municípios e os outros ao redor,    como    Capanema,    Tracuateua,   Primavera, Bonito, Viseu, Santa Maria, Belém entre outros. A linda praia do Ajuruteua,  na Vila dos Pescadores, faz com que o homem esqueça o mundo.







Em Bragança, que é a festa maior, é coordenada pela Irmandade da Marujada de São Benedito, que foi fundada no dia três de setembro de 1798, com iniciativa de 14 escravos africanos que solicitaram aos seus senhores a autorização para organizarem uma Irmandade em homenagem ao seu protetor o Santo Preto, com a denominação de Irmandade do Glorioso São Benedito.






Para a renovação da fé e cultura religiosa dos devotos de São Benedito, a Irmandade tem uma programação anual, que inicia em setembro com atividades culturais e religiosas.







As atividades possuem elementos fundamentais, que tornam características das manifestações populares. Entre eles, temos a Marujada, onde a principal autoridade é a capitoa, que possui cargo vitalicio, onde seu principal papel é organizar e comandar as outras marujas. 






As festas foram abrilhantadas pelo grande número de fiéis, tanto em Quatipuru, quanto em Bragança que receberam grande fluxo de pessoas. 






Todas foram só sucessos.  Mais uma vivência para o blogueiro. No próximo ano, estarei repetindo a dose.























Nenhum comentário:

Postar um comentário