Total de visualizações de página

sábado, 15 de abril de 2017

37 anos do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME








No dia 15 de abril de 1980, foi implantado o Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, no Estado do Pará, como política pública educacional voltado para os alunos que não tinham acessos de estudar na zona urbana, onde possuía o 2º Grau, no governo de Alacid Nunes, com o Secretario de Educação do Estado Dionísio Hage. 






Nesses 37 anos, que completa hoje, o Some oportunizou que muitos alunos filhos de trabalhadores camponeses, quilombolas, indígenas e ribeirinhos terminassem o ensino médio e criando melhores condições de disputar o mercado de trabalho, taí, vários alunos com ensino superior e médio trabalhando em prol da sociedade.






Através de muitas lutas, a comunidade escolar do Some, obteve várias conquistas e vitórias.  






O papel dos educadores durante esse processo, foi além de trocar experiencias, organizar politicamente nas comunidades para os diversos enfrentamentos, tanto contra o Estado, como nos municípios, inclusive, elegendo membros munícipes para cargos eletivos. 






Parabenizo todos os companheiro(a)s de lutas e sonhos pelo dia importante e histórico. Viva os 37 anos do Some. Vida Longa!













































































Imagens dos Educadores do Some.

Nenhum comentário:

Postar um comentário