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domingo, 5 de novembro de 2017

Sessão Especial, na Alepa, sobre o Some




Faz uma semana que este evento ocorreu e só agora tive tempo de socializar aqui neste blog. É um resumo da Sessão Especial em defesa do Sistema de Organização Modular de Ensino, que aconteceu na segunda-feira, passado dia 30 de setembro.



O SOME e consequentemente a escola publica do Pará, em especial, esse modelo de educação da qual faço parte que já dura 37 anos leva educação está em processo de falência provocada conscientemente por aquelas autoridades responsáveis pela educação no Estado do Pará. O SOME atende a um publico especial que são os pequenos agricultores, quilombolas, ribeirinhos, atingidos por barragens, indígenas e outros segmentos rurais. O Governo do Pará tendo a frente o Governador Simão Jatene, quer a qualquer custo negar direito a educação a essas categorias que historicamente são excluídas das políticas públicas. A Sessão foi bem representativa, com número significativo de pessoas, incluindo alunos, pais de alunos, técnicos, pesquisadores na área de educação, sindicalistas, entidades, instituições e educadores. A Sessão Especial foi convocada pelos Deputados Estaduais do Partido dos trabalhadores – PT, Carlos Bordalo e Dirceu Tem Caten foi realizada pela parte da tarde, iniciando por volta das 14:30 hrs. Na mesa tinha os representantes da Seduc, o Secretário Adjunto José Roberto a Coordenadora do Some, Joseana; a representeante da Câmara Municipal de Belém, Vereadora Marinor Brito, o representante da Defensoria Pública, o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará – Sintepp, Professor Thiago Barbosa, da Central Única dos Trabalhadores – Cut, Euci, e os Deputados Iran Moraes (PMDB), Airton Faleiro(PT), Dirceu Tem Caten(PT) e Carlos Bordalo(PT) e a representante do Conselho Estadual de Educação, Padovani.



Fui indicado pelas principais lideranças que atuam no Some e Sintepp, para fazer a defesa dessa importante política pública. Fui o primeiro a intervir na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, fazendo os cumprimentos aos membros da mesa e ao Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Casa, Deputado Carlos Bordalo. Agradeci aos dois Deputados que convocaram a importante Sessão para os trabalhadores em educação, principalmente, do Some, em nome da categoria. Utilizei como base de minha fala nas produções escritas e discutidas dos professores do Some Valdivino Cunha, Eládio, Ivanildo entre outros, fazendo o contraponto e as diferenças SOME X SEI.  Havia organizado um vídeo para ser mostrado, mas em função do pouco tempo, não foi possível apresentar naquela oportunidade, porém, o vídeo se encontra no site do Sintep- Pa, que tem uma duração de 30 minutos,




Na introdução de minha intervenção, abordei a importância do Some, para o Estado ao longo desses 37 anos, retrospecto histórico da luta da categoria. Ressaltei em minha linha de defesa do SOME, que neste momento, ele corre um serio de extinção, em virtude da implementação do Programa Sistema Educacional Interativo – SEI que é absolutamente distinto do SOME, quer na sua concepção, objetivos, metodologia e processo democrático de criação, pois, enquanto o SOME é uma política pública de Estado, conforme a Lei 7806, de 29 de abril de 2014 e que já dura 37 anos, o SEI é um programa de governo que já tem data para iniciar e acabar. Já está provado que o SOME já deu e continuará dando certo, enquanto o SEI é uma aventura que foi criado para justificar os gastos de milhões de dólares tomado do BID. Finalizei minha fala convocando todos os segmentos sociais para fazermos uma frente em favor do SOME e contra o SEI.

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