Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Dia Nacional de Lutas







Pela parte da manhã, de hoje, as principais centrais sindicais e os movimentos sociais estiveram organizando e coordenando um grande Ato, como o Dia do Basta, Dia Nacional de Lutas e Dia Nacional de Mobilização e Paralisações, no Estado do Pará, que iniciou na Praça da República, 8 hrs.






Com o golpe parlamentar, jurídico, midiática, fundamentalista, raça, gênero e classe  a partir de agosto de 2016, o Brasil vive uma situação critica.  Com o golpe, sob o comando do Deputado Michel Temer, que comanda um grupo politico de direita e conservador, a primeira mulher eleita democraticamente e legitimamente Dilma Rousseff é deposta do maior cargo politico do país. Com essa conjuntura, temos um retrocesso nas políticas sociais e nos direitos trabalhistas conquistados ao longo da história, especialmente, nos mandatos do Partido dos Trabalhadores, com os Presidentes: Luis Inácio Lula da Silva e Dilma.





Esse descaso do governo atual com a educação, previdência social e trabalho faz a classe trabalhadora, através dos Partidos de tendência de esquerda e movimentos sociais se organizarem em busca da defesa de suas principais reivindicações, entre elas, a luta contra emenda 95, em que o governo Temer congela por 20 anos as verbas da saúde, educação e assistência social. 






A educação básica, no momento, sofre uma das maiores violências cometidas pelo governo federal, através de Michel Temer, com a proposta da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, onde somente as disciplinas de matemática e língua portuguesa poderão ser obrigatórias; enquanto que as outras disciplinas ficarão a critério dos sistemas estaduais e municipais, que poderão incluí-las ou não. 






Através da pressão, dos movimentos sociais e centrais sindicais e principalmente, dos estudantes e professores, impediram a viabilização de uma Audiência Pública, promovida pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, que seria realizada, hoje em Belém, com objetivo de legitimar uma BNCC autoritária, retrógada e com aumento das desigualdades. 






Portanto, o Ato, foi um sucesso. Com a união das categorias nas ruas, foi possível perceber nas falas de quem usou o microfone: Basta do desemprego, Basta do aumento do gás e combustíveis, basta de retirada de direitos da classe trabalhadora, Basta de privatização, Basta de perseguição ao ex-Presidente Lula , Basta de analfabetismo e exclusão, além da revogação das medidas tomadas pelo Temer, entre outras..





O Blogueiro este presente no Ato.
]














Nenhum comentário:

Postar um comentário