Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Aposentadoria: O direito de um trabalhador que oportunizou a construção de sonhos...!







Enfim, a aposentadoria chegou. Mais uma etapa de minha vida concluída com saldo positivo, já que trabalhei  com alunos do Ensino Básico por longos 30 anos, especificamente no Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, o qual possibilitou aquisição de conhecimentos das mais variadas localidades do Estado do Pará.





















Trilhando por esse caminho educacional percorrido, construí histórias através das trocas de experiências com as equipes de viajem e com a comunidade em geral.








Ser Professor do SOME é uma experiência ímpar, conforme lotação do professor, para localidade que vai desenvolver suas atividades pedagógicas o             seu deslocamento é um desafio, inclusive, causando mais saudades da família e amigos, muitas vezes só iria rever a família quando da conclusão do Módulo de dois meses.






Durante o tempo vigente, o desrespeito ao nosso trabalho foi constante por parte dos gestores do Estado, no sentido de que qualquer momento do ano, o SOME poderia ser extinguido Mas, a mobilização e organização da categoria sempre esteve em alerta.




Como falei anteriormente a aposentadoria chegou e com ela muitas homenagens também, de despedida, de agradecimento, de apoio e de carinho.






Além das homenagens nas redes sociais e celulares, iniciaram no encerramento do I módulo na localidade de Nova Providência, no município de Bujaru, com um final de módulo festivo e alegre, com participação efetiva dos alunos e administração.     Fiquei     emocionado, nas várias manifestações por parte dos alunos, como suas poesias produzidas carinhosamente tratando de minha pessoa e com discursos, tanto dos alunos, como da Diretora Ana Garcia. No final, agradecimentos e confraternização. Legal, mesmo!








                                       

                                   












Outro momento importante que o coração teve que aguentar, foi no Km 29 ou Curva, em Bujaru, pela homenagem prestada. Foi emocionante, mesmo, um pelotão de     alunos     com     faixa prestando homenagem, consideração e no final do desfile escolar do dia 05 do corrente mês, leitura de minha biografia, enfatizada na construção da história no município. No final, fiz algumas considerações pela minha passagem pelo município e agradeci diante do público e colegas presentes.


















.


No dia 15 passado, mais uma surpresa, profissionais da educação, colegas, amigos e família, promoveram o evento, na sede do Cassazum, em Belém, durante o sábado, O evento festivo foi na  verdade    um   ato   político, coordenado pelo Professor de Sociologia do Some, Valdivino Cunha.  A programação foi intensa, com chegada de colegas de algumas localidades, como de São Raimundo,  Traquateua, de Bujaru,de Bragança e muitos de Belém. Como foi um momento político, foi formada    a    mesa composta   pelos seguintes: Marlinho, Diretor de Escola; Fátima Oliveira, esposa; Lucideia Oliveira, irmã; Valdivino Cunha, Professor;   Valderina Corrêa, Professora;        Valdecir   Silva,      Professor;     Adriana Silva, Professora;   Beatriz Brito,   Professora; Leane Alves,  aluna;       Nonato    Bandeira, Professor e Ribamar Oliveira, Professor homenageado.Depois participaram             Vanda     Rocha, empreendedora;           Vinicio Nascimento, Professor e candidato a    Deputado Estadual    e   Ellen Marvão, Professora. Durante as intervenções, geralmente, foi focada a educação, a importância e contribuição do professor Ribamar.






Agradeço as diversas manifestações de apoio, homenagem e solidariedade pelos   profissionais    em educação que trabalharam comigo, família, amigos, pais de alunos e alunos.





























Um comentário:

  1. Parabens companheiro curta sua aposentadora e bem vindo com mais tempo para o movimento.so nao esqueça aue a familia em primeiro lugar.

    ResponderExcluir