Foi realizado, ontem o primeiro
Arraiá da Escola Santa Maria III, na localidade do Galho, no município de
Concórdia do Pará e executado o projeto do I Encontro Intermunicipal de Integração dos Estudantes do SOME, que
envolveu os municípios de Bujaru e Concórdia do Pará.
O I Encontro Intermunicipal dos Estudantes
do SOME, vincula-se na 11ª URE - Santa Izabel.
O Sistema de Organização
Modular de Ensino (SOME), é gerido pela Secretaria Executiva de Educação –
SEDUC desde 1982, quando esta secretaria assumiu responsabilidade pela
manutenção e desenvolvimento do antigo ensino do segundo grau do Estado do
Pará, em conformidade com as diretrizes estabelecidas e executadas pela lei
5692-71. O projeto SOME originariamente foi elaborado e executado pela Fundação
Educacional do Pará- FEP, que até o início da década de 80 acumulava a
responsabilidade pela gestão tanto do Ensino Superior quanto pelo ensino do
Segundo Grau (Ensino Médio). Esta instituição promoveu em caráter experimental,
a implantação efetiva do projeto SOME, nas cidades de Curuçá, Nova Timboteua,
Igarapé-Açú e Igarapé-Mirim. O projeto obteve sua regularização através da
Resolução 161 de 03 de novembro de 1982, do Conselho Estadual de Educação,
através da qual são aprovadas as suas normas regulamentares, validando os
estudos realizados até esta data.
A criação do SOME como
alternativa autóctone surge como resposta a um problema enfrentado pela
FEP no final da década de 70: como assegurar atendimento de segundo grau a
um conjunto (e primeiro grau, em alguns casos) de municípios do interior paraense, adequando-se as particularidades de seus demandantes e as carências infra-estruturais do interior do Pará. De um lado, havia por parte de uma série de municípios de porte médio, uma razoável demanda acumulada por este nível de ensino que efetivamente não era tão elevada que justificasse a construção de escolas de segundo grau, mas por sua importância social, que suscitava pressões políticas por parte dos gestores municipais sobre o executivo estadual.
Por outro lado, estes
municípios exibiam uma série de carências infra-estruturais (deficiências nos
sistemas de comunicações, transporte, saúde e educacional), mas principalmente,
sofreu com a falta de recursos humanos qualificados (professores com nível
superior e licenciatura plena em atendimento às diretrizes da LDB) para
desenvolver atividades docentes neste nível de ensino. Essas dificuldades
impediam que se efetivasse uma ação de curto prazo para atendimento dessa
demanda.
Para que o ensino médio e em muitos municípios, também o ensino fundamental, fosse possível sua implementação, estabeleceu-se um convênio/acordo entre Estado Prefeituras, cada um assumindo responsabilidades que garantissem ensino a quem de fato necessitava, seja nas cidades interiorizadas onde havia a carência, seja nas comunidades destas cidades. De uma maneira geral as prefeituras responsabilizam-se com a infraestrura e o Governo do Estado com os professores.
Essa parceria deu certo de tal maneira que hoje não se pode pensar em ensino interiorizado sem que o SOME seja citado como um projeto que deu certo e que precisa ser melhorado e ampliado, muito embora careça de alguns ajustes
Hoje o Sistema Modular de Ensino está presente em 396(trezentos e noventa e seis) comunidades de 91 (noventa e um) municípios paraenses. Possui um corpo docente de 894 (oitocentos e noventas e quatro) professores com licenciatura plena e que somente no ano passado foram atendidos aproximadamente 32.000 (trinta e dois mil) alunos nos níveis fundamental e médio.
O OBJETIVO GERAL foi realizar encontro de intercâmbio educacional e cultural entre os alunos das localidades Providência, São Lopes, Jutaí, Cravo e São Benedito, atendidos pelo SOME- 11ª URE
Os OBJETIVOS ESPECÍFICOS foram:
- Levar os estudantes a participarem mais ativamente da vida estudantil de suas escolas
- Discutir temas de relevada importância para sua vida escolar
- Estabelecer trocas de experiências estudantis entre as comunidades.
- Troca de experiências culturais e sociais entre os alunos
METODOLOGIA
O encontro contará com a participação de estudantes das localidades de São Lopes, Providência (Bujaru) e Jutaí, Cravo e São Benedito (Concórdia), atendidos pelo SOME, com uma perspectiva de aproximadamente 600 alunos e 150 pais. A programação constará de palestras temáticas, atividades culturais e esportivas, conduzida por uma comissão de professores e alunos. A programação ocorrerá nos turnos da manhã e tarde.
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Peça que tratou sobre a violência na mulher |
PROGRAMAÇÃO
Dia 25/06/2013
Manhã
8:00h.- 8:20h. (Credenciamento)
8:20h.- 9:00h. (Acolhimento e
apresentação dos participantes)
9:00h.- 9:45h. (Diversidade
cultural)
9:45h.- 10:10h. (Debates sobre
as palestras)
10:10h.- 10:30h. (Lanche)
10:30h.- 11:00h. (Bingo)
11:00h.- 11:30h. (Apresentação
de Misses e Misteres)
11:30h.- 12:00h. (Apresentação)
12:00h.- 13:30h. (Intervalo
para o almoço)
Tarde
13:30h.- 14:30h. (Apresentação
cultural)
14:30h.- 15:30h. (Apresentações
culturais)
15:30h.- 17:00h. (Atividade esportiva)
17:30h.- 18:00h. (Avaliação do
encontro: pontos positivos e negativos e encerramento).