Os organizadores do livro do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, Ms. Marina de Sousa Costa, Dr. Sérgio Bandeira do Nascimento e Esp. José Ribamar Lira de Oliveira, se reuniram ontem, para tomar algumas decisões importantes em relação a obra, que provavelmente será lançada no primeira quinzena de dezembro próximo..
Segundo os professores organizadores, o livro do SOME foi dividido em duas partes, sendo a primeira voltada para relatos das atividades desenvolvidas como práticas educativas e a segunda de artigos acadêmicos dos professores e alunos que trabalharam e estudaram na importante política pública de ensino médio que atende os filhos dos quilombolas, indígenas, ribeirinhos e camponeses nos interiores do Estado do Pará. EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA EM REPERTÓRIO DE SABERES: O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO será um instrumento fundamental para categoria, como forma de resistência e argumentação teórica para os futuros enfrentamentos e embates.
O livro acabou de chegar revisado por especialistas e foi entregue para a editoração ou parte gráfica. Os organizadores enfatizaram a importância da obra para a literatura paraense, principalmente em se tratando de educação do campo tendo como objeto de estudo o SOME. O livro vai ser o sonho de muitos anos dos professores e alunos que trabalharam e trabalham para ver publicada os diversos tipos de atividades pedagógicas realizadas e suas produções escritas.
Para quem ainda não adquiriu o livro com as histórias e vivências do SOME, já que é muito importante sua publicação, pois materializa o legado do ensino médio que faz diferença nos interiores do Estado, seu objetivo é garantir o registro das histórias do SOME, protagonizadas por estudantes, docentes e comunidades. Como o custo dessa produção é autônoma, sendo a editoração do livro pela Paka-Tatu. Cada exemplar, nessa etapa de venda antecipada, estará ao preço de R$ 40,00(Quarenta reais) e na venda pós lançamento estará no valor de R$ 45,00(Quarenta e cinco reais). Essa renda é exclusivamente para pagar a editora, ou seja, ninguém terá ganho financeiro sobre a venda dos livros. Para que possamos dar continuidade no contrato com a editora, estamos lançando a pré-venda do livro. Os interessados poderão transferir ou depositar no valor a quantidade de livros que desejar, para conta de uma das organizadoras, a correntista Marina Costa: Banpará, Agência 021, Conta Corrente 293. 231 - 8 ou Banco do Brasil, Agência 3074-0, Conta Corrente 51.653 - 8.
Depois de ter feito a transferência ou o depósito na conta de Marina Costa, remeta o comprovante para um dos organizadores do livro, que lançaremos seu nome na lista da venda antecipada; assim, ficam assegurados seus exemplares para ser entregue no dia do lançamento do livro( Teremos um evento para isso) ou entrega a combinar.
Agradecemos quem já adquiriu antecipadamente e para quem vai adquirir essa importante obra da literatura paraense, primeiro volume. Com certeza, essa obra não pode faltar em sua biblioteca e nem do seu município.
Grande abraço
Marina Costa
Sérgio Bandeira
Ribamar Oliveira