terça-feira, 22 de novembro de 2022

O Sistema de Organização Modular de Ensino e o Dia do Músico

 

                                      


Nossas homenagens de hoje vão para os Professores, amigos e músicos do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME que também trabalham como músicos, dando sua “canja”, sua “palinha” e utilizam a música como prática educativa nas atividades pedagógicas, quantas vezes levei esses profissionais para sala de aulas para abrilhantarem nossos conteúdos? Diversas vezes, além de valorizá-los. Como amante da boa música, parabenizo esses profissionais que se dedicam e “embalam sonhos, romances, amores, paixões, encontros, desencontros e todos os sentimentos através de melodias”, como disse a Profa. Yeda Caldeira. 


Rememorando alguns momentos importantes de alguns professores do SOME, que tenho convivido e tenho informações, como Professor, compositor, escritor, poeta e músico, Valdir Ribeiro, de língua portuguesa, que inclusive já participou comigo tocando nas aulas de história, Mulheres de Atena, do Chico Buarque, quando o assunto era o mundo antigo, atualmente tem sua conta no Instagram . Outro destaque de Professores músicos do SOME é o Professor, compositor, cantor e músico Nonato Bandeira, Historiador, que fez grande sucesso nas localidades onde tem desenvolvido suas práticas educativas nos eventos culturais, como Feira de Ciências, Feira Cultural, Roda de Viola, Seresta, aniversários entre outros. O grande interprete e cantor, Professor e músico, Carlinhos Gutierrez, de língua portuguesa, que utilizava a música como recurso pedagógico em suas aulas e interprete profissional. O Professor, compositor, cantor e músico, Alfredo, de educação física, lotado em Concórdia do Pará, tem contribuído bastante nos eventos escolares, com sua voz macia e cativante. O Pedagogo, cantor, compositor e músico, Jorge Coutinho, com dois cds gravados sempre esteve em destaques nas escolas onde trabalhou pelo SOME, principalmente na época do Curso do Magistério, com disciplinas pedagógicas que ajudavam o referido Professor, desenvolver seu estilo e vocação na área musical. Recentemente o Professor de História, cantor, compositor e músico, Uber Júnior, com várias músicas selecionadas para o seus CDs e plataformas musicais, tem também dado o foco musical em suas atividades profissionais; o professor de geografia Otácio Ruy, com destaque em seus projetos musicais nas escolas, trocando experiências com os alunos, alunas e profissionais da categoria; o poeta, cantor e compositor Arnaldo Cabeleireira, que tem feito da música uma arte e tem contribuído bastante como referência na formação da juventude; Arodinei Gaia, compositor, escritor, cantor tem utilizado suas habilidades musicais para desenvolver esta arte nas atividades relacionadas as suas práticas educativas, o que tem sido importante para seus alunos e alunas; além do Neto, como aluno, vem produzindo muito no cenário musical, inclusive, com destque mas lives em seu canal no youtube. 


Ressalto que temos outros colegas e quem quiser contribuir com o texto fiquem a vontade. Em nome da arte e desses colegas, parabenizo mais uma vez os professores, amigos, alunos e músicos do SOME pela data especial.   

Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: O Sistema de Organização Modular de Ensino, v. II

 



                                        Convite (Lançamento de Livro) 


Os Organizadores Sérgio Bandeira, Marina Costa e Ribamar Oliveira convidam todos para participarem do lançamento do livro Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: O Sistema de Organização Modular de Ensino, volume II, que acontecerá na Associação Cultural Apoena, localizada na Av. Duque de Caxias, 450, Altos, bairro do Marco, Belém/PA, no dia 03 de dezembro, das 16 às 19 horas.


Observação: A permanência no ambiente à partir das 19 h. será cobrado a taxa de ingresso na programação noturna.   

 

Contamos com sua participação  e de tod@s!