Um dos projetos desenvolvidos pelos professores do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) foi o projeto "Caldeirão da República e Consciência Negra" executado pelos professores José Francisco Dantas Nogueira,José Lúcio Coelho Almeida e Hipólito José Neto no período de 01 à 14 de novembro de 2009.
O projeto foi destinado para os alunos de ensino fundamental e médio. O conteúdo em foco é a educação voltada para a consciência de importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira. Principalmente diz respeito a abominação do racismo e do preconceito desenvolvido por meio de um processo educativo do combate do entorno buscando para mais nossas próprias raízes, a herança biológica e/ou cultura trazida pela influência africana. Inicialmente, foi conduzido pela simples observação de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana(comidas, danças, vestimenta, etc..); estabelecendo a seguir um vínculo entre curiosidades que foram detectados dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.
Historicamente, o Brasil no aspecto legal teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros,constatou-se a necessidade políticas espécíficas que revertam o atual quadro.
No campo da educação, promover uma educação ética voltada para o ensino e convivio harmônico com a diversidade. Deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam a capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a construir a cultura e formar a nação brasileira, pois o preconceito e o racismo são formas de violência.
No campo da educação, promover uma educação ética voltada para o ensino e convivio harmônico com a diversidade. Deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam a capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a construir a cultura e formar a nação brasileira, pois o preconceito e o racismo são formas de violência.
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