quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Programa "Some e a Comunidade"

Não perca todas às sextas na Rádio Web Seduc no horário das 16 h. o Programa "Some e a Comunidade". Conecte no endereço www.seduc.pa.gov.br/estaçãoEscola. Esteve ontem,  sexta (06.08),no Programa "Some e a Comunidade",  o Professor de História da Escola Estadual "Temistocles de Araújo" Sebastião Pereira,diretor, roteirista e produtor do longa metragem "Cabanos", juntamente com o aluno Elton dos Santos. O Professor Sebastião, que por sinal foi da mesma turma da Universidade Federal do Pará, do curso de História. Segundo o referido Professor,  o que seria simplesmente um projeto para a apresentação na feira de cultura da Escola, tornou-se a produção de um vídeo.

Para ele: "No começo, a idéia era bem simples: produzir um material didático sobre a Cabanagem, um tema de grande importância para a História, mas ainda pouco debatido. Os livros didáticos tratam esse movimento com preconceitos, Mas o que mais me incomodava era o desconhecimento dos alunos. Muitos só associavam a Cabanagem ao nome do bairro que existe em Belém".

E continua:" Já tínhamos um projeto de teatro na escola. Então pensei: por que não fazer um filme? Foi uma das maiores loucuras da minha vida. Nunca tinha mexido em uma câmera".
Quando perguntei sobre os custos financeiros que foram gastos para a realização do projeto:- Que o valor financeiro foi perto de R$ 10..000 e que uma parte saiu de doações dos colegas e bingos e outra parte saiu do meu próprio bolso.

O Professor frisou também que a participação da comunidade foi fundamental na produção do longa-metragem de uma hora e quarenta minutos de duração. O filme tem como base a Revolução da Cabanagem, que ocorreu entre 1935 e 1840 na Província do Grão-Pará.

Para  o professor, que diz que exigiu muita pesquisa para voltar para aquela época, como: vestuário,linguagem, armas e outros aspectos.

Após, uma hora e meia de Programa, intercalando com músicas, foram feitas as considerações finais: Para o aluno Elton, é uma metodologia que motiva o interesse e a participação dos alunos, algo diferente. Já para Sebastião Pereira, idealizador do Projeto, agradeceu o apoio da imprensa e o convite para participar do Programa. Ressaltou,também que a proposta, torne-se matérial didático das escolas públicas do Estado. O filme terá a projeção para a Feira dos Livros em Belém, com apoio da Secretária Estadual de Educação - SEDUC.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário