segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ONDAS DO RÁDIO

Gostaria de parabenizar toda a diretoria da Rádio Comunitária Cabana FM, no bairro da Guanabara, no município de Ananindeua pela outorga de funcionamento.



Desde sua criação em 2002, estabelecida no bairro do Umarizal , depois mudou-se para a Marambaia e para o Entroncamento ,como forma de escapar do cerco da Agência Nacional de Telecomunicações(ANATEL).



Mesmo com várias detenções, a diretoria continuou sua luta pela cidadania, já que acreditava em seus objetivos. E faço algumas reflexões, diante deste aspecto. Mesmo o governo sendo nosso, democrático e popular, as ações de iniciativas de vários segmentos do povo, continua sendo perseguida, já que institucionalmente são os grandes grupos ligados as oligarquias s quem comanda as comunicações no país.Outro aspecto, é que as concessões é liberada como educativa e o empresário que, realmente recebe, torna-se comercial, tai a formação e informação que a população recebe.



Nós que contribuímos para o movimento de rádio comunitária, através da discussão e depois da fundação da Rádio FM Cidade Livre, é salutar termos informações como essa concretização e um prazer divulgar.


domingo, 27 de fevereiro de 2011

BENEDITO NUNES

Perdemos um dos maiores pensadores da atualidade. O Professor, crítico literário e Filósofo Benedito Nunes, morreu pela manhã deste domingo.

Professor da Universidade Federal do Pará, Benedito José Viana da Costa Nunes aprofundou seus conhecimentos sobre as obras da escritora Clarice Lispector, surgindo inclusive duas obras: "O Mundo de Clarice Lispector" e "Drama da Linguagem".

Estive em vários momentos junto do escritor Benedito Nunes. Quando estudante da UFPA, na década de 80,  participando de suas palestras, nos auditórios cheios. A última vez, que tive o privilégio de  falar com ele, foi na defesa da dissertação do colega e professor Edilson Pantoja no Centro de Letras, o qual o Professor Benedito Nunes era um dos orientadores. Antes de iniciar a defesa, fizemos uma roda para conversar, foi ótimo.

Realmente, simples e humilde, o Professor Benedito Nunes, foi um grande mestre e referência para várias gerações.    

AS MAZELAS DA POLÍTICA TUCANA

Início do governo tucano no estado do Pará e já começa a mostrar a sua cara. Então, vejamos alguns aspectos que temos a considerar.

Os espaços pedagógicos que era uma das bandeiras e de fundamental importância para a educação pública, simplesmente, o governo tucano que acaba de assumir, diminui carga horária dos professores lotados nestas salas.  

Mas, uma vez a população sai prejudicada com essa medida, já que os professores, além de diminuir a sua carga horária não darão assistência necessária para a comunidade escolar. E isso é só o início.

Com o discurso de diminuir a folha de pagamentos, o governo tucano começa a mexer na educação, o que não é novidade, vejam o que fez, no governo passado, em relação a educação: - Pagava os salários dos funcionários da Seduc geralmente lá pelos dias 04 a 05 de cada mês. Os funcionários da Seduc eram os últimos servidores a receber seus vencimentos na folha de pagamento do estado;  Não pagava vale-refeição aos servidores da Seduc; Criou a corregedoria na Seduc. Lembremos que o corregedor era um "delegado-juiz" que punia e perseguia os servidores, em especial os professores; Os Diretores eram nomeados politiqueiramente, conforme as relações de apadrinhamento e de conchavos do governo tucano; Sucateou o Sistema Modular de Ensino(SOME), cortando a gratificação de interiorização em 50% ; entre outras situações.

Portanto, mas uma vez a população que foi atrás do discurso tucano pagará com os cortes que serão feitos nos serviços essenciais . 

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VIOLÊNCIA

Lendo diversos jornais de hoje, fiquei muito triste, em relação a posição do Estado do Pará no quadro de Violência no Brasil. Primeiro, como educador e depois como militante pelas causas sociais.

O estado, conforme mapa da violência no Brasil , o Pará é o quarto colocado e se tratando das cidades com maior taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes fica o município de Itupiranga em primeiro, Marabá em quarto e Goianésia em sexta posição. Portanto, do nosso Pará.

A situação está relacionada em virtudes de vários fatores. Farei algumas considerações :

- A questão da violência não é uma questão de polícia, mas sim de educação. Ao longo de toda uma história, que tipo de Currículo construimos para essa juventude ? Me sinto culpado.

- Outro aspecto, o poder público, que política tem para os jovens, quanto a educação !

- Os diversos sindicatos, principalmente dos professores, será que tem projeto para a construção de educação pública de qualidade e digna para o município, estado e país; em vez de pensar só no aspecto econômico e trampolim para candidaturas ou partido . Será que a greve não contribui com a evasão !   

- Acredito, nesse momento , é preciso juntar as forças e levar para o debate o problema da violência em nosso estado e no país e ser pragmático para as ações.


SINPRO - PA

Acabo de receber o Jornal do SINPRO/Pa., onde aborda informações de interesse do Sindicato dos Professores no Estado do Pará. dos meses de Janeiro/Fevereiro, que são as seguintes: 

- A Diretoria do Sinpro/Pa. já enviou ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Estado do Pará (SINEPE), as propostas de reivindicações da Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012, debatidas e aprovadas pelos professores, em Assembléia Geral realizada no dia 14 de dezembro passado;

- A Direção do Sindicato, luta na mesa de negociações, para elevar o percentual de reajuste do piso salarial da categoria, com ganho real, continuando a política de valorização do piso, para que não haja perdas em relação ao rejuste do salário mínimo;

- O Sinpro/Pa. realizará em abril, em Belém, o Seminário Estadual de Educação Superior que abrangerá a região metropolitana. Informações completas sobre o evento estarão disponíveis brevemente para que os professores da Educação Superior da rede particular de ensino possam inscrever-se, participar e contribuir no seminário e ajudar a construir uma nova Educação Superior.

- Oficina de Geografia Física será no Sinpro/Pa. - Nos dias 01 e 02 de março, o  Sinpro, AGB e a Confrageo estarão promovendo oficinas relacionadas a temas inseridos e contextualizados na chamada "Geografia Física" voltados para a nova abordagem metodológica do ENEM. Informações: 3222-4466, 3241-5379.    

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PUTY NA PRESIDÊNCIA DA CFT

Comisão de Finanças e Tributação

Do site do PT;

Líderes partidários definiram nesta quarta-feira (23), quais as comissões permanentes da Câmara Federal serão presididas pelos partidos. O PT, partido que tem a maior bancada na Casa teve direito a três comissões e prioridade na escolha.


Por definição interna, o partido decidiu pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Educação e Cultura (CEC). Para o líder da bancada, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a escolha destas comissões deixou o partido em uma situação confortável.


“Nós ficamos com as duas maiores comissões, a CCJ e CFT. E são nessas duas que passam os principais projetos que tramitam na Câmara Federal. E o PT ainda vai ter a presidência da CEC, agora em 2011, ano em que será votado o Plano Nacional de Educação”, afirmou o deputado.


De acordo com o líder da bancada petista, o debate interno indica que os nomes para presidir as comissões serão: João Paulo Cunha (PT-SP) para Constituição e Justiça, Cláudio Puty (PT-PA) para Tributação e Finanças e a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) deve ficar com a comissão de Educação e Cultura.
vidade nos últimos dias:

PISO SALARIAL DE PROFESSORES

Após algumas disputas e embates entre diversos grupos que atuam no movimento relacionado à educação e no debate em torno do Piso Salarial dos Professores que tem o ensino médio, o Governo Federal efetivou o novo salário, no valor de R$ 1.187,97. Com esse reajuste, que corresponde o aumento de 15,84%, sobe em relação ao R$1.024,67, que é o atual. Esse valor representará o novo salário dos professores que trabalham com a carga horária de 40 horas. Para quem tem, apenas,  uma turma o valor é de 593,98.

Segundo o Ministro da Educação, Fernando Haddad, haverá, também a liberação de recursos que para os municípios que tem dificuldades para pagar o piso salarial para os professores. 


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Voto Secreto e Feminino

Um marco na história brasileira, foi o Decreto nº 21.076, em que reconhecia o voto feminino e incluía o voto secreto, no dia 24 de Fevereiro de 1932, data da publicação da legislação. 

Como sabemos, a política do Patriarcalismo, fazia com que a cultura fosse machista até então. Com a lei, todas as mulheres brasileiras, tornaram-se aptas a participarem do mesmo processo de votação, juntamente com os homens e expressando suas opiniões políticas nas urnas para os sexos.

Interessante é que na nossa primeira constituição, o sexo não era citado, possuindo direito do voto quem fosse incluído no voto censitário, tendo como base cem mil réis de renda líquida anual, portanto, se tratava do patrimônio da família e não do indivíduo, enquanto cidadão.

Até o final do século XIX, a presença importante e defesa das mulheres era quem ficaria responsável  pela educação dos filhos, servir ao marido e apoiar a família.

Com certeza, o debate no Parlamento não foi fácil, as forças políticas, tanto da defesa, como contra, se degladiaram para defender suas posições políticas, neste momento, as entidades de mulheres, começaram a se organizarem pelas suas bandeiras e não podemos negar que esse movimento lutou pela garantia do voto e a igualdade do homem e da mulher ; assim como no século XVIII, em que as teorias iluministas serviram de base para as reivindicações de seus direitos e demandas de sua emancipação.

As diversas entidades que temos no Brasil e no Mundo demonstram o poder de mobilização em que elas estão organizadas, fazendo com que tragam para o debate as suas principais propostas.

Portanto, parabéns pelos 79 anos de conquista sociais em prol da luta feminina.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

I ENCONTRO DE BLOGS DO PARÁ

                                      Estamos contando com a presença dos blogueiros. Até lá !

OCUPAÇÃO RELIGIOSA NA AMAZÔNIA

Quando a coroa portuguesa organizou a expansão militar no espaço amazônico, tinha como principal objetivo proteger a área que estava sendo conquistada. Porém, a presença religiosa dos portugueses iria contribuir não só para reconhecer as imensas riquezas, como fundar povoações, mostrando assim a determinação dos portugueses, como também explorar de forma econômica.

Veja a distribuição das missões religiosas  em nosso estado:

Franciscano da Província de Santo Antônio, atuaram em Cabo Norte(Amapá),Baixo Amazonas, rio Trombetas e ilha de Marajó;

Os Carmelitas atuaram em rio Branco, rio Guamá, rio Bujaru, ilha de Marajó, Icoaraci, Gurupá e Vigia;

Os Mercedários, atuaram em rio Negro, rio Uatumã, rio Anibá e ilha de Marajó;

Jesuítas, atuaram no rio Madeira, rio Tapajós, rio Xingu, rio Itacaiúnas, rio Tocantins, Cabo Norte, Baixo e médio Amazonas, Bragantina e Salgado;

Capuchos de São José ou Piedade, atuaram no baixo e médio Amazonas, Cabo Norte e rio Tocantins; 

Capuchos da Conceição da Beira e Minho, atuaram em Cabo Norte e ilha de Marajó.  

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SALÁRIO MÍNIMO

A discussão em torno do valor do salário mínimo, defendido pelo governo federal de R$ 545,00, na quarta que passou, foi emblemática; pois foi o primeiro momento de discussão e aprovação de um projeto de governo que assumiu recentemente.

E com a aprovação do projeto do salário mínimo, que fixa as regras para o reajusto até 2015, levando em consideração a correção pela inflação anual mais o índice de crescimento da economia de dois anos anteriores.

Fazendo algumas considerações dos números, podemos observar que temos após o pleito de Outubro do ano passado, dos 513 deputados federais que compõem a Câmara dos Deputados Federais, os aliados do governo, correspondem os 388 deputados e na votação para a aprovação do reajusto do salário mínimo, o governo obteve 361 votos do total, sendo que o PDT, que é um aliado e possuindo 16 votos, desses 09 deputados federais votaram contra a proposta do governo; totalizando 16 votos dos aliados que votaram contra; enquanto a oposição ao governo que possuem 109 votos, correspondendo a soma dos três partidos que se opõem a Dilma: PSDB, PPS e DEM, obtiveram 120 votos.



No Partido dos Trabalhadores, que é o Partido da Presidenta, dos 85 votos, 07 estiveram ausentes e 02 deputados federais votaram contra os R$545,00.



Com essa votação vitoriosa, a Presidenta Dilma Rousseff, mostrou que é uma grande articuladora. Para a votação no senado que ocorrerá na próxima quarta-feira, a expectativa é que o governo, coordenado pelo Partido dos Trabalhadores consiga 60 votos dos 81 senadores, ficando os dissidentes em 05, incluindo um do PT, que é Paulo Paim (PT/RS).

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FEIRA CULTURAL : QUATRO BOCAS (Maracanã)



Feira Cultural - Artesanato
Frente da Escola
Escola estava linda na Feira Cultural.
Praça de Alimentação da Feira Cultural

Vida de Militante



Interessante essa vida de militante pelas causas sociais, no final da década de 80 e início de 90, fazia parte de alguns movimentos, entre eles a discussão sobre rádio comunitária, o que serviu como experiência em alguns momentos, também na educação. Olha só,  fazendo o programa na Rádio Web SEDUC, recentemente, apesar de minha formação não ser em comunicação. 

SOME: Jornada Pedagógica

Na próxima semana, estarei participando da Jornada Pedagógica pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), onde estará em foco o planejamento de 2011.

A programação do evento estará bastante diversificado, tendo como eixo central a interdisciplinaridade.

No primeiro dia, nós teremos as orientações do Some, através dos informes, como a Lotação dos professores, a lógica dos circuitos fechados, relatórios e compromissos currículo conteúdo programático e calendário 2011, isto pela parte da manhã. Pela parte da tarde oficina.

No segundo dia, teremos a socialização das propostas do primeiro dia e tarde oficina.

No terceiro dia, teremos o trabalho coletivo da sistematização dos conteúdos programáticos e pela parte da tarde a socialização.

No quarto dia, teremos o  relatório, a entrega de cartas de apresentação, assinatura de ficha de lotação e entrega de diário de classe.

Efetivamente, as aulas do SOME iniciarão no dia 28 de fevereiro.   

  

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

UM POUCO DE CADA UM (I)

Continuo com as obras dos alunos das turmas de  5a. série do município de Quatipuru.

Quatipuru

Da aluna Elizangela da Silva Gomes, de 12 anos

Quatipuru, terra boa
Terra linda do meu Pará
Aqui se faz mandicueira
E Também o tacacá.

Quatipuru, terra boa
De se viver
Vem pra cá, menino bonito
Que eu quero te conhecer.

Mandei fazer um banco
Da casca do cupuaçu
Pra sentar com meu namorado
na praça de Quatipuru

Em São Paulo tem muita gente
E muita agitação
Mas em Quatipuru
Tem um menino bonito
que conquistou meu coração.



Quatipuru é terra boa

Da aluna Ana Lidia da Rosa Paixao, de 15 anos.

Quatipuru é terra boa
de se viver.
Tem peixe tem caranguejo
Tem gente boa pode crer.

Tem também muitos festejos
Aqui já é tradição
Cirio de Nossa Senhora de Nazaré
Festival de Caranguejo
e Festival de Camarão.

Não esquecendo de São Benedito
Padroeiro do meu lugar
É o festejo mais lindo
Igual a ele não há.

Eu moro em Quatipuru
Daqui não saio jamais
Quatipuru terra querida
Cidade dos manguezais.


Destruicao da Natureza

Do aluno Joao Paulo Silva Raiol, de 11 anos

As árvores estão sumindo
E preciso parar de destruir.
As arvores também tem vida
Elas tem que existir.

Se as pessoas continuarem
Destruindo a natureza
Não haverá mais beleza.

Quando às pessoas
Cortam as árvores
Destroem vários ninhos
E acabam com os passarinhos.

Não destrua a natureza
Ela nos dá o ar puro
O alimento e o abrigo.

A natureza é bela
Não jogue lixo nela.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

UM POUCO DE CADA UM

Acabo de receber e ler uma obra que foi lançada no mês de Janeiro que foi transformada em  uma coletânea de poesias que foi criada pelos alunos da 5a. série das turmas A, B, C e E da Escola Estadual de Ensino Fundamental "Antonio Moraes do Nascimento", do município de Quatipuru, aqui no Pará,  sob a coordenação das professoras da língua portuguesa Maria Benigna Peniche da Paixão e Maria Olivia Castro da Silva . o titulo ficou responsável o professor Alberto de Sousa Cordeiro e capa do aluno Moisés Silveira Pereira.

O Prefácio da professora Maria Olivia Castro da Silva, diz o seguinte: `Para escrever poesia e preciso ter sensibilidade. Isso os alunos da 5a. série tem de sobra, pois escreveram poemas muito interessantes, com temas variados, como Natureza, Amor, Deus, Amizade, Família e outros.

E preciso também ter sensibilidade para apreciar  este trabalho, que teve toda uma preparação ao longo do ano e um desafio muito grande: fazer com que os alunos desenvolvam o gosto pela literatura e passem a criar seus próprios textos`.

Li  todas e são bonitas, eis algumas:

Do aluno Marcos Vinicius Nascimento dos Santos, de 11 anos.

Família

A nossa família
É tudo o que temos
Na nossa vida

Sem a nossa família
Nós não somos nada

Nas horas mais difíceis
A nossa família nos dá força
E muito carinho
Não nos deixa sozinho

O que seria de nós
Sem a nossa família?
Não dá para imaginar
Se um dia ela faltar.


Do aluno Tiago Pinheiro Reis, de 12 anos

Quatipuru é uma boa cidade

Quatipuru
é uma cidade
boa de morar e passear.
Aqui tem muito peixe.

Aqui tem várias festas
de muita tradição
como o Festival de Caranguejo
e o Festival do Camarão

Esses tipos de festa
sacode a multidão.

EGITO

O Estado do Egito, que passou por desmoronamentos ao longo do seu processo histórico. Na sexta-feira, com a queda de Hosni Mubarak, depois da pressão do povo, alguns fatores ajudaram para que acontecesse  e servisse como bandeira de luta dos manifestantes, entre eles a queda do Parlamento, considerado fraudulento e a troca da lei vigente.

Sob o comando do Conselho Superior das Armadas, neste período de troca de governo da ditadura para a democracia , a queda do Parlamento, que por sinal, a maioria dos membros pertencia ao Partido Nacional Democrata, partido do Hosni Mubarak.

Com dezoito dias de luta dos manifestantes, a cidade do Cairo volta a normalidade, inclusive a Tahrir, palco das lutas, culminando com 300 mortes.

Com essa crise no Egito, o reflexo poderá atingir outros países como a Tunísia, Argélia, Iemen e Bahrein. Mesmo sabendo que essa área e um barril de pólvora, a organização dos partidos e entidades estão alertas contra o imperialismo dos EUA e as diversas formas de ditaduras.     

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A QUESTÃO MÉDICA NO BRASIL

                                                                                     Valdivino da Silva Cunha*

Assim como existe a questão agrária, questão da segurança pública a questão da fome, da educação, entre outros temas de relevada importância para o país, deveria haver também, no Brasil, a questão médica. É verdade que não resolveríamos todos os problemas, assim como não são resolvidos as demais questões aqui citadas, mas pelo menos se abria um grande debate sobre essa temática. Se ao menos discutíssemos o papel dos profissionais da saúde em nosso Brasil, notadamente dos médicos, já seria um grande avanço, vejamos por que.



Desde mil e quinhentos, quando os portugueses invadiram nosso Brasil, a profissão de médico sempre foi um privilégio das classes elitizadas. Tem lá suas exceções, é claro, afinal, toda regra tem exceção. E por que isso acontece? Simples. Porque as elites não querem que outras classe invadam seus espaços, ora bolas! É aquilo que os economistas chamam de reserva de mercado. Evidentemente que elas constroem suas próprias justificativas. Passam-nos, por exemplo, a falsa idéia de que a medicina é um curso de alta complexidade e por isso só ingressa nele pessoas muito inteligentes, o que não é verdade. Isso deveria se chamar “oligarquia da medicina,”. Conheço pessoas altamente inteligentes e que não são médicos, muito embora haja médicos inteligentes, assim também como conheço médicos medíocres escondidos atrás de avental branco que não merecem o título que possuem.



Muitos médicos são profissionais que se sentem acima do bem e do mal, (como se também não morressem, mas morrem) são arrogantes e mal educados. Raríssimos cumprem horários, seja em seus consultórios particulares, seja nos atendimentos públicos. Comportam-se como se fossem os mais ocupados de todos os profissionais, estão sempre apressados, chegam e saem muitas vezes pelas portas do fundo do estabelecimento em que trabalham, como se fossem fantasmas, ninguém ver quando chegam nem quando saem. Pra eles, o paciente deve ter horário obrigatório a cumpri, eles, põem, chegam na hora que bem entendem, mesmo que a consulta seja de hora marcada e com antecedência muitas vezes de meses. Não são raras as vezes que não vão ao trabalho e poucos têm a preocupação em avisar antecipadamente. Se isso ocorrer na rede pública, começa tudo do zero. Haja desrespeito a dignidade humana!



Assim como nas demais profissões, eles também cometem erros gravíssimos. Na medicina também há os bons e os maus profissionais, cometem muitas vezes erros grosseiros, por pura negligência. Há ocasiões em que amputam equivocadamente membros ou parte do corpo de paciente ou mesmo tira-lhes a vida. Sabem quem os julgam? Os próprios médicos. A punição na forma da lei como se sabe, é raro. Estamos nos referindo aqui àqueles casos que se tornam públicos. Se todos os casos de “erros médicos” fossem noticiados, causar-nos-ia arrepios.



Quando vamos a um consultório médico, esperamos que ele (médico) ao menos ouça nossos relatos a respeito dos nossos problemas, mas nem sempre isso acontece, no máximo procura nosso nome e o que sentimos e em fração de segundo está pronto nosso receituário em letras que se assemelham a de semi-alfabetizados, pouco compreensiva, precisando de tradutor especializado.

Houve um tempo em que ter um plano de saúde privado era sinônimo de status, de pronto e bom atendimento, hoje nem tanto assim. É comum estarmos pagando a duras penas um plano de saúde há anos e quando mais necessitamos dele, ele faliu, fechou, desapareceu, escafedeu-se. Você já viu um empresário desse ramo preso? Esses mercadores da saúde fundam empresas nesse ramo com o intuito de se dar bem, quando isso ocorre decretam falência e que se dane o resto.



Torna-se necessário que o Governo Federal crie o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Saúde. Neste programa algumas medidas deveriam está contidas visando melhoria no atendimento a população, como por exemplo:

-Toda cidade que tiver uma população acima de cem mil habitantes deverá ter uma faculdade de medicina, aumentando a oferta e conseqüentemente diminuindo a demanda por médicos;

- Cinqüenta por cento das vagas desses cursos deverão ser preenchidos por estudantes oriundos da rede pública;

- A faculdade seria inteiramente gratuita, porém, o profissional assinaria um termo de compromisso no qual se obrigaria a destinar um dia por semana de seu trabalho ao atendimento gratuito, independente dele trabalhar ou não no serviço público, uma vez que neste caso ele é renumerado para isso. O governo se responsabilizaria em oferecer a infra-estrutura necessária para esse atendimento (sala para consultas, hospitais, etc.).

- A cada três anos esses cursos deveriam passar por um processo avaliativo de qualidade.

- O receituário deveria ser obrigatoriamente em letra legível de tal forma que qualquer pessoa alfabetizada seja capaz de lê e entender.

- Aumentado do numero de hospitais e de consultórios;

- O barateamento de medicamento e até mesmo a gratuidade para camadas menos favorecidas da sociedade para certos tipos de doenças crônicas.

Essas seriam algumas das medidas a serem tomadas no sentido de melhoria do atendimento da população.

A exigência de vender antibiótico somente com a apresentação de uma receita médica é um grande contra-senso, uma afronta a camadas mais carentes, afinal, não há dinheiro se quer pra comprar alimentos. Essa medida é aplicável pra outros países, onde vive-se com dignidade, não é o caso de grande parte de nosso população, infelizmente. Se os governos garantissem acesso médico a quem necessitasse, aí sim poderia exigir que não só os antibióticos assim como todo e qualquer medicamento só deveriam ser vendidos se houvesse uma receita médica. Sem isso, porém, empodera-se uma classe, em detrimento de outra. “Isso é Belém, isso é Pará, isso é Brasiiiiiiiiiiiiiiil”

                *O autor é Professor de Sociologia do Sistema de Organização Modular de Ensino

                 (SOME) da SEDUC/PA. e colaborador desta revista eletrônica.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ENSINO NO BRASIL

O ensino básico e superior no Brasil passa por um momento ímpar em sua história.A primeira presidenta do país, Dilma Rousseff , enfatizou ontem em cadeia nacional a continuidade do trabalho do Governo Lula em se tratando de Educação. Onde aborda, alguns aspectos: "Vivemos um momento especial de nossa história: o Brasil se eleva com vigor a um novo patamar de Nação. Temos, portanto, as condições e uma imensa necessidade de dar um grande salto à qualidade do nosso ensino. Um desafio que só será vencido se governo e sociedade se unirem de fato nesta luta, com toda força, coragem e convicção".

E sua credibilidade neste aspecto, é fundamental, e continua: "Nenhuma ferramenta é mais decisiva que ela para superarmos a pobreza e a miséria", acrescentou Dilma Rousseff.

Sua preocupação, também está relacionada com mais construções de escolas técnicas no país,inclusive, proporcionando o Pronatec, que equivale ao Prouni, além de ampliar os cursos que são oferecidos pelas escolas, qualificar o ensino médio e universidades; além de ampliar a inclusão digital, nas áreas onde, ainda não tem internet.

Entre esses pontos, a justiça social está sendo combatida e a miséria no país, está sendo minimizada. 

Eta, governo porreta!


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

C O N V I T E

Prezados (as) bom dia!

É com lamentável pesar que aqui,anuncio, a morte da colombina . Ela ,ontem se vestiu pra bincar o Carnaval mas a má sorte cruzou seu caminho,pois um vento soprou das profundezas da insensibilidade para com a cultura popular e assim,um pierrot amargurado e careca, já com a barba branca; que até há pouco havia até brincado o carnaval, a matou ! Com a insensatez de quem não entende a alma do povo paraense e numa simples canetada mandou cerrar o grande palco da inversão e da ilusão que compõem "os brincos de carnaval". Festa essa, que em nosso belo país tem lugar cativo no calendário popular e no coração e na alma do povo paraense e brasileiro. Dessa forma convidamos a todos a participarem festivamente, mas lembrando, se tratar de um enterro, da colombina chamada carnaval de Belém !

Local: Cidade Velha

Data: domingo

Repassem a noticia , e quem sabe? a colombina ressuscitará !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

VIVA O CARNAVAL DE BELÉM ! VIVA A CULTURA POPULAR ! VIVA O CARNAVAL !!!!



Jim Marcelo - Cientista Politico e carnavalesco


PARTIDO DOS TRABALHADORES

Ao longo de toda construção de um processo histórico, o Partido dos Trabalhadores completa 31 anos, sendo marcado por grandes conquistas sociais.



O interessante é que a história do Partido dos Trabalhadores sempre foi o debate através das idéias, com a participação de várias categorias de trabalhadores, como: Profissionais liberais, Intelectuais, Trabalhadores da educação, saúde, movimento sindical, construção civil e outros. Desse debate, que vem desde o final da década de 70, é construído e consolidado o Partido dos Trabalhadores na década de 80.



Após a clandestinidade, o Partido tem como bandeira de luta: Justiça social, qualidade de vida, país soberano, exclusão social, o preconceito e a miséria. Nesses aspectos, consegue a credibilidade de setores da população, até se tornar popular, elegendo vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senadores e a Presidência da República, projeto maior de todo grupo político e tendo sua força na militância política, nas organizações dos movimentos sociais, sindicais e culturais.



Neste contexto, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Belém, em conjunto com a bancada dos vereadores estão organizando uma sessão especial em homenagem aos 31 anos do PT, que acontecerá, hoje às 18 h. na Câmara Municipal, onde serão homenageadas algumas personalidades importantes do Partido, como: a ex-governadora Ana Júlia Carepa, o professor e deputado estadual Edilson Moura, o ex-vereador de Belém Humberto Cunha, o vereador Marquinho do PT, o líder comunitário Nacor, o professor e deputado federal Claudio Puty entre outros.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CLAUDIO PUTY

Na tarde de terça-feira, 08 de Fevereiro de 2011, precisamente as 15:26 , o professor e deputado federal Claudio Puty fez seu primeiro pronunciamento no púlpito da Câmara Federal. Foi um discurso de 20 minutos com aparte de dois deputados federais, parabenizando-o pelo brilhante pronunciamento. Aos que estavam presentes na galeria do plenário foi uma aula de como se devem defender os interesses do Brasil sem ferir os interesses dos povos da Amazônia. O tempo todo citando ser da Amazônia, do Pará; o professor e deputado federal Claudio Puty discorreu sobre a necessidade da revisão da Lei Kandir, que sangra a economia dos estados produtores de matéria prima (como os amazônicos) em detrimento ao desenvolvimento dos estados exportadores do sul e sudeste, somente sobra o prisma do desenvolvimentismo sem levar em conta as populações locais, seu bem estar e o progresso também de nossa terra. O professor e deputado federal Claudio Puty foi bastante elogiado por seus colegas parlamentares, que citaram em seus apartes as qualidades acadêmicas e sobre o conhecimento de economia, cujo professor e deputado federal Claudio Puty possui e que certamente orientará o debate no interior da Câmara federal. Um bom discurso!

Estamos muitos honrados de ter presenciado esse momento da vida política do nosso companheiro, que certamente trilhará uma bela carreira política e tem todo o nosso apoio.

Assim como, rebateu críticas do senador Mário Couto, o professor e deputado federal Cláudio Puty , na tribuna da Câmara dos Deputados, as críticas do senador bicheiro Mário Couto (PSDB-PA). O professor e deputado federal Puty denunciou o fechamento do hospital de Tailândia, na região Tocantina do estado do Pará e ainda citou matéria reproduzida pelo blog do jornalista Paulo Henrique Amorim (veja aqui), na qual é relatado o inquérito policial, onde o governador tucano Simão Jatene é acusado de corrupção passiva; crimes contra a administração pública; falsidade ideológica; crimes contra a fé pública; corrupção ativa; crimes praticados por particular contra a administração em geral.

Eis, parte do discurso do companheiro: “Precisamos de um sistema onde a tributação direta sobre a renda do patrimônio, e não sobre o consumo contribua com a maior parte das receitas do Estado. Esta casa precisa ajudar o governo Dilma em uma reforma tributária que regulamente o Imposto Sobre Grandes Fortunas, desonere os itens da cesta básica e adéqüe a tabela do imposto de renda no sentido de diminuir o peso da carga tributária sobre trabalhadores e classe média, compensando com a justa tributação dos altos extratos da renda nacional”.

* Colaboração de Alanna Souto e Jim Baia

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SINTEPP

O Sindicato dos trabalhadores de Educação Pública do Estado do Pará, teve ontem,  uma nova rodada de negociação com o governo tucano, através do Secretario de Educação Nilson Pinto. 

Na pauta da reunião, vários pontos foram discutidos, entre eles a situação da aposentadoria do funcionário, que em virtude da burocracia, já que os processos que tramitam nos vários setores levam bastante tempo,  para serem despachados, isso proporcionando a demora para que o servidor se aposente.

Outro aspecto, que estava na pauta foi a situação do Sistema de Organização Modular de Ensino(SOME), em vez de discutir a situação da qualidade de trabalho do professor do SOME nas localidades onde funciona,  em se tratando do Convênio entre Estado e Município, aumento da gratificação para esse profissionais; além da situação de sua saúde; foi debatido pormenores em relação aos aspectos abrangentes.

Quanto a implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), mais uma vez,  o governo tucano solicitou mais tempo, de 90 dias para o enquadramento e só a partir daí dará uma posição. 

Infelizmente, a diretoria do Sintepp, principalmente o grupo majoritário, que deveria ter chamado a categoria para a discussão em Assembléia, como foi realizado no Detran, para tomar posições, para conversar com o governo tucano; em vez de  se calar diante da lei que foi assinada em 02 de julho de 2010. Acredito que com esses trinta anos assumindo o poder (Ditadura), mesma idade do ditador Hosni Mubarak, o grupo majotário do Sintepp, deveria refletir que  está na hora de entrar não só grupo, assim como gente nova, para rever ações, posições, discussões e outros aspectos do nosso sindicato. Portanto, o Sintepp precisa de uma nova cara. 

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

                                                                                        Ary Nemer e Vinícius Pacheco*

O projeto Música na Escola, que foi executado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Palmira Gabriel”, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, em Icoaraci, periferia de Belém, foi idealizado pelos professores da escola: Carmem, de Geografia; Mônica, de Matemática; Selma, de Língua Portuguesa; Ribamar de Oliveira, de História e Estudos Amazônicos e Ary Nemer e Vinícius Pacheco de Artes; com apoio da Direção da Escola. Iniciado em setembro de 2004, para depois ser retomado em 2005.

Com o objetivo de levar aos alunos da escola a oportunidade do contato direto com a prática musical, pois, através dela, o aluno desenvolveu sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas artísticas produzidas por eles, pelos colegas e nas diferentes culturas.

O projeto abrangeu duas modalidades musicais: Canto Coral e Flauta Doce. Ficando o Canto Coral sob a responsabilidade das professoras Selma e Mônica e Flauta Doce com os professores Ary e Vinícius; ficando os professores Carmem e Ribamar responsáveis pelo apoio técnico.

Com relação à oficina de Flauta Doce, foram selecionados 20 alunos das 5ª séries do ensino fundamental, dos quais, 15 ficaram até o final, as aulas eram ministradas as terças e quintas, das 17h30min às 18h15min. As Flautas foram compradas pela escola e doadas aos alunos. O curso seguiu a seguinte metodologia: Conhecimento do instrumento, posição de segurar o instrumento, respiração, posição de notas, exercícios rítmicos e melódicos e ensaio do repertório que culminaram na execução de duas músicas (Jingle Bells e Anjos descem a Cantar), juntamente com a apresentação dos alunos de Canto Coral no dia 17 de dezembro de 2004.

Como falamos no início, a intenção era continuar o projeto durante o ano de 2005. Sendo que, para tal, precisaríamos de apoio da Secretaria Estadual de Educação, pois, para que o mesmo alcançasse seus objetivos, além de recursos financeiros, é necessário disponibilidade de tempo por parte dos professores envolvidos, o que acarretaria um retorno, em forma de carga horária para os mesmos. Fato esse que foi levado ao conhecimento da Gestora 13 ao qual pertence a escola, mas que, segunda a Gestora, a SEDUC não teria como atender a nossa solicitação. O que inviabilizou a continuidade do projeto até o presente momento

                                                                           * Professores de Artes da SEDUC          

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FRAUDE NA SEMA NO PARÁ

Resposta do Deputado Federal Cláudio Puty, eleito com mais de 120 mil votos, pelo estado do Pará ao jornaleco das oligarquias, que não querem deixar, nem a carne nem o "osso" do poder político,  para as novas lideranças. Acho que nessa disputa entre as forças políticas no Pará e no Brasil, relacionando as questões, como: impunidade, roubo, influência política, corrupção, fortuna pessoal, não só dos políticos, como de empresários e militares; deveria a Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da Assembléia Legislativa e Congresso Nacional fazer um levantamento como as pessoas conseguiram todo os seus patrimônios, desde a década de 60 do século passado até os dias atuais.  É o sensato, inclusive, chamar a presença das ONGs.
  
A manchete do jornal “Diário do Pará” deste domingo diz: “Fraude envolve cinco deputados” e trata da investigação da Polícia Federal na SEMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que já gerou mandados de busca e apreensão e prisão de várias pessoas envolvidas.

Embora a investigação ainda não tenha sido concluída - e a mesma devesse correr em segredo de justiça - na página 7 do mesmo jornal há a foto de cinco deputados, inclusive a minha.

A foto estampada tenta, claramente, induzir o leitor a crer que estou até o pescoço envolvido na fraude da SEMA. O que desminto abaixo.

O jornal publicou a matéria, não fui ouvido e no celular não há qualquer registro de chamada não atendida vinda da redação do Diário.

Já na tarde de domingo, começou no twitter o debate sobre a manchete. Registrei meu quetsionamento sobre o fato de não ter sido ouvido antes da publicação e no início da noite de domingo fui procurado por telefone e concedi duas entrevistas ao Jornal Diário do Pará, aos jornalistas Aline Brelaz e Carlos Mendes. Deverão estar publicadas no jornal desta segunda-feira 7.

Resumidamente, expliquei aos dois jornalistas:

1. Estou na investigação da Polícia Federal por ter sido citado por telefone por pessoas envolvidas no processo da SEMA;

2.Em nenhum momento da investigação fui chamado sequer pra depor na Polícia Federal; nunca houve mandado de busca e apreensão na minha casa e muito menos mandado de prisão contra mim;

3. O que existe no inquérito sou eu atuando como pessoa pública (fui chefe da casa Civil do Governo do Estado) requerendo informações sobre processos de planos de manejos; solicitando celeridade nos processos ou que prefeitos ou associações, por exemplo, fossem recebidos em audiência. Intermediação absolutamente normal a um homem público.

4. Nunca pedi para aprovar qualquer plano de manejo ou licença ambiental para me favorecer econômica e eleitoralmente;

5. Estou à disposição das autoridades policias e judiciais para prestar esclarecimentos a qualquer hora, assim como para a imprensa e à sociedade paraense.

Tenho plena convicção que a ação correta da Polícia Federal em investigar a SEMA (o que sempre contou com total apoio do governo Ana Júlia) está sendo utilizada de forma distorcida para desviar o foco das acusações que ganharam as manchetes de veículos de comunicação do país e que tratam de caixa 2 (caso Cerpasa) e o governo Jatene que desde 2002 vem sendo acusado como ficha suja e com processo no TSE – tribunal Superior Eleitoral. Processos que devem ser julgados neste semestre.

A gestão florestal do Pará é complexa e é assunto que abordarei no plenário da Câmara Federal e neste blog, para travarmos um bom debate não circunscrito apenas ao not

domingo, 6 de fevereiro de 2011

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES

                                                  
                                                                                                      Valdivino da Silva Cunha*

Tomei emprestado o título acima de uma música que muito provavelmente você já ouviu na voz de Geraldo Vandré. Por mais que o título seja sugestivo, não tenho nada contra as flores, até gosto delas, exceto aquelas que ficam em cima dos mortos, como se não fossem flores, essas até me assustam. Explico por que. Foi assim: eu estava num velório, aliás, eu e um punhado de gente, porque ficar só eu, o defunto e as flores, você há de concordar comigo, não é o melhor programa.


Como eu ia dizendo, eu estava num velório, já próximo da meia-noite, as pessoas cansadas, tristes e um silêncio tenebroso tomava conta do ambiente naquele momento. De repente, assim quase do nada, algo forte e repentino bateu sobre os meus olhos. Por alguns segundos perdi a visão, cobrir o rosto com as mãos, vi estrelas, senti medo.

- Medo de quem?

- Do defunto oras bolas! De quem mais poderia ser?

Por alguns milésimos de segundos, empalideci, as mãos gelaram e as pernas tremeram. Talvez até me chamem de frouxo, de medroso, mas aquele lá era o momento de flores baterem em meu rosto soprado pelo vento?

Refiz-me do susto. Não teve nada a ver com o defunto, ele não se mexera, ainda bem, pois se isso tivesse acontecido, sei muito bem do limite de minha coragem, as paredes que me cercavam por todos os lados, seriam transponíveis num piscar de olhos. A funerária assim como paga gente pra cuidar de defuntos, que pagasse também um pedreiro no dia seguinte pra tapar o buraco da parede, feito por mim.

Do susto refiz-me, mas não do cheiro. Você há de me perguntar:

-Cheiro do defunto?

- Claro que não, quem disse que defunto cheira?

Estou me referindo ao cheiro das flores, não daquelas que exalam seus perfumes nos campos e nos jardins, que a gente sente a milhares de metros de distância, esse cheiro sim, a gente quer que a mulher amada sinta, mas não foi esse perfume que ficou impregnado em minha roupa. O perfume era de flores, é bem verdade, mas de flores mortas. Aí meu olfato associou: flores-defuntas, defuntas-flores. Se eu tivesse a capacidade de produzir aquela essência, não venderia uma gota se quer. Você me compraria um perfumezinho desses?. Acho que não, a não ser que você já tivesse batido as botas pra usar lá no, lá no, no.......deixa isso pra lá. No máximo esse perfume seria utilizado num cenário de filme de terror. Frankstein seria um cliente em potencial.

As flores que estavam postas sobre o defunto, já estavam murchas, daí resolvi comprar alguns ramalhetes, num local um pouco distante dali que era aberto 24 horas.

As flores de uma maneira geral são lindas, não lindas de morrer como exageram alguns, lindas de viver. Têm as vermelhas, as brancas as amarelas e as roxas. Essa última não sabe por que, sempre me deixam de pé atrás. Adentrei no estabelecimento onde elas são vendidas e ninguém veio me receber de imediato como fazem quase todos os vendedores quando um cliente chega. Era um lugar não muito convencional, diferente, uma ornamentação esquisita, cara de velório. Como ninguém apareceu pra saber que flores eu queria, perguntei ao vento:

- Tem flores?

Era uma pergunta meio óbvia, mas o que eu iria perguntar se não fosse aquilo mesmo? O som ecoou estabelecimento adentro. Passado certo tempo, uma voz trêmula, grossa e cansada respondeu:

- Só rooooooooooooooooooooooooooooooooooooxa(cor roxa).

Quase caio de costa, tamanho o susto. O pior é que ouvi a voz e não vi a pessoa (ou a coisa). Parecia voz do além, assombrosa. Pensei com meus botões: eu vou dá o fora, o defunto que me perdoe às flores que se danem. Comecei a dar passos de marcha-à-ré, feito caranguejo, sem fazer barulho. Pretendia sair de fininho quando de repente uma mão grande e gelada pega em meu ombro, por trás e me pergunta:

- Posso ajudar?

Podia sim, pensei, e uma boa ajuda, seria acender as luzes daquele estabelecimento, porque já era tarde da noite, faltava uma melhor visibilidade. Podia muito bem abrir a porta, deixar-me passar e desejar-me boa noite e assim liberava minha carreira, se pernas eu tivesse, ganharia Robson Caetano, velocista olímpico brasileiro dos cem metros rasos. Correr, correr, correr, era tudo que eu queria naquele momento, nada mais.

Pensei em encarar, aquela coisa que tocava meus ombros, mas, cadê a coragem? Jamais imaginei que um simples comprar de flores fosse me trazer tantos transtornos. Se eu adivinhasse, não teria saído do velório, teria deixado o sol raiar, era mais seguro, menos tenebroso. De repente me veio um pensamento: será que o defunto me seguira? Não, não poderia ser verdade aquele pensamento, afinal, defunto não anda, aliás, ele pode até andar, se for levado, carregado num caixão, mas eu não o trouxera, jamais faria isso, corajoso como sou.

Por mais que aquela mão gelada parecesse com a mão de um defunto que já morrera há bastante tempo, tinha a esperança de que de fato não fosse um defunto, pois se fosse mesmo, a partir daquele momento seriam dois defuntos e no meu certidão de óbito constaria como causa mortis: medo.

Não desejo essa situação a você e nem a ninguém, aliás, desejaria sim, ao meu pior inimigo, se eu tivesse, ele que se danasse com aquela situação. Ele que comprasse a flores, de preferência as roxas, que ganhasse um abraço daqueles braços gelados. Confesso que desejei muito ser criança naquele momento, naquela situação. Você há de me perguntar

- Por que criança?

- Ora por que.

Se criança eu fosse, daria um grito pedindo socorro que todo o quarteirão ouviria e ninguém debocharia de minha cara depois, pelo fato de eu ser criança, exceto alguns moleques, desses travessos, que não deixam passar nada, nada mesmo. Mas eu com essa idade, venhamos e convenhamos não dar pra pedir socorro por qualquer situação, não pega bem, ainda mais numa floricultura. Se fosse num cemitério, depois das “doze badaladas noturnas”, num beco escuro, vá lá, até era compreensiva, mas ali não, era o mesmo que assinar e datar um documento afirmando: sou medroso.


Quero deixar claro uma coisas aqui: Eu não tenho medo de flores, desde que elas não estejam sobre um defunto e que também não sejam roooooooxas!

         * Professor de Sociologia do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME)    da
 
 Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-PA).
 
          Gostaria de agradecer a colaboração do companheiro Vadivino da Silva Cunha pela  sua belíssima

  crônica. E você leitor, que tem textos para publicações, mande para j.lira.oliveira@uol.com.br
 
Um feliz domingo.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

FORUM SOCIAL MUNDIAL (FSM)

O Forum Social Mundial(FSM) que irá acontecer em Dacar, Senegal, Àfrica entre 06 e 11 de fevereiro reunirá participantes de 123 países : 45 da África, 29 europeus, 22 asiáticos, 12 centro-americano e caribenho, 10 sul - americanos,03 norte-americanos e 02 da Oceania. A especulação é que tenhamos perto de 100 mil militantes.

A partir da idéia "um outro mundo é possível", o Forum é um espaço de aglutinações, debates, idéias democráticas, formulações de propostas, troca de experências e articulações de movimentos sociais e ONGs. que são contrárias ao Neoliberalismo, Capital e Imperialismo.   

As propostas do Fórum Social Mundial em Dacar se organizam em torno das seguintes questões:


A situação mundial e a crise

A situação mundial é caracterizada pela profundidade da crise estrutural da globalização do capitalismo. As quatro dimensões de crise social, geopolítica, ecológica e ideológica serão abordadas em Dacar. A crise será abordada a partir especificamente das desigualdades, da pobreza, das discriminações. A crise geopolítica será discutida a partir particularmente das guerras e dos conflitos, do acesso às matérias primas, da emergência das novas potencias mundiais. A crise ecológica estará presente a partir especificamente dos temas mudança climática, do esgotamento das fontes naturais, da água, da ocupação cumulativa das terras, da desertificação, da biodiversidade. A crise ideológica será debatida a partir das ideologias de segurança pública, do debate sobre as liberdades e a democracia, da cultura, da ciência, da modernidade. A hipótese de uma crise de civilização, muito presente depois do fórum social de Belém, será aprofundada.


A evolução da crise coloca em evidencia uma situação contraditória. As analises feitas pelo movimento alternativo a globalização são aceitas e reconhecidas e contribuem para a crise ideológica neoliberal. As proposições oriundas dos movimentos são aceitas como base de referencia; por exemplo; o controle do setor bancário e financeiro, a supressão dos paraísos fiscais e judiciários, as tachas internacionais, o conceito de segurança alimentar, consideradas não há muito tempo como heresias, estão na ordem do dia do G8 e do G20. No entanto, elas não se traduzem como políticas viáveis, elas são desviadas e recuperadas e se dobram a arrogância das classes dominantes seguras de seu poder.


A validação das hipóteses se traduz por certa banalização do discurso do movimento. Ela necessita lapidar as perspectivas e dar mais lugar ao debate estratégico, à articulação entre a urgência e a duração, às resistências e à transformação profunda. A situação coloca em evidencia a dupla natureza da crise, estrangulada entre a crise do neoliberalismo, que é uma fase da globalização do capitalismo e a crise do capitalismo, ela mesma; uma crise do sistema que pode ser analisada como uma crise da civilização, essa civilização ocidental, que se impõe desde o inicio do século XV.


Traduzido para a Ciranda por: Larissa Oliveira e Gabarra, larissa.gabarra@gmail.com As alianças estratégicas nessa situação devem corresponder a uma dupla exigência. A primeira exigência concerne na luta contra a pobreza, a miséria, a desigualdade, a precariedade, os atentados a liberdade no mundo para permitir uma melhor condição de vida e expressão das camadas populares diretamente afetadas pelas políticas econômicas e sociais dominantes. A segunda exigência coloca em evidencia que o outro mundo possível e necessário passa pela ruptura com os modos de produção, de consumação e redistribuição econômica, social, ecológica, em relação à força geopolítica posta nessas últimas décadas e os modelos democráticos colocados antes pelo ocidente.



Três proposições emergem como resposta à crise: aquelas neo-conservadoras que propõem a salvaguarda da política dominante e dos privilégios que lhes são agregados ao cabo da restrição das liberdades, da continuidade crescente das desigualdades e da extensão dos conflitos e das guerras; esta que propõe a reformulação em profundidade do capitalismo, defendida por apoiadores do “ Green new-deal – novo acordo verde» que propõem uma regulamentação mundial, das redistribuições relativas e uma promoção voluntaria das “economias verdes”; essa de uma alternativa radical ecológica e social que corresponde a uma mudança de lugares do sistema atual dominante. O espaço do Fórum social mundial reagrupa todos que recusam a opção neoconservadora e a manutenção da lógica neoliberal. Constitui um espaço de discussão, vigoroso e evolutivo entre movimentos que se situam dentro da perspectiva de « desalinhamento » ao « Green new-deal » e daqueles que defendem a necessidade de alternativas radicais.



A referencia ao contexto africano



O Fórum social mundial em Dacar colocará na dianteira muitas questões essenciais que serão melhor evidenciadas por se tratar de um debate no contexto africano. O foco do debate será sobre a África na situação mundial da crise. A África é um revelador e um analisador da situação mundial. A África não é pobre, ela é empobrecida. Ela não é marginalizada, ela é explorada. Ela é indispensável ao equilíbrio econômico e ecológico do mundo por causa das suas matérias primas e seus recursos naturais e humanos que são cobiçados tanto pelos países do Norte como pelos países emergentes, com a cumplicidade ativa de uma parte dos dirigentes dos Estados africanos.



O debate focalizará a descolonização como processo histórico inacabado. A crise do neoliberalismo e da hegemonia dos EUA inscrevem a possibilidade de uma nova fase de descolonização, assim como o enfraquecimento das potencias coloniais européias. A representação Norte-Sul está em vias de mudar, o que não anula a realidade das contradições geopolíticas e econômicas entre o Norte e o Sul.



O foco será também sobre a diáspora e as migrações como questões estruturais da globalização. Essa questão será abordada a partir da situação atual de imigrantes e de seus direitos. Ela será tratada ao longo dos tempos a partir de um retorno ao trafico negreiro. E será entendida na perspectiva do papel crescente econômico e cultural das diásporas. Focalizará a evolução do sistema internacional, das instituições internacionais e das negociações internacionais. O debate concernirá particularmente sobre as questões que fazem necessárias à criação de uma regulamentação mundial: os equilíbrios ecológicos, as migrações e diásporas, os conflitos e guerras.



A situação dos movimentos sociais e de cidadania



A convergência dos movimentos que constitui o espaço do Fórum social mundial é consolidado nas resistências sociais, ecológicas e democráticas. As lutas sociais se prolongam na luta pela cidadania, pela liberdade e contra a discriminação. As resistências são indissociáveis das práticas concretas de emancipação que pregam os movimentos.



A orientação estratégica dos movimentos se organiza em torno do acesso aos direitos a todos, de igualdade de direitos e de uma democracia imperativa. Os movimentos carregam um novo movimento histórico de emancipação que prolonga e renova os movimentos precedentes. É em torno da definição de direitos, de sua prática e de sua garantia que se defini um novo período de emancipação possível. Ela implica em revisitar as concepções de direito de diferentes gerações: as dos direitos civis e políticos, formalizados pelas revoluções do século XVIII, reafirmados pela Declaração Universal dos Direitos dos Homens, complementados pelas abordagens, colocadas a partir dos totalitarismos dos anos 60; os direitos dos povos proclamados pelos movimentos de descolonização em torno do direito a autodeterminação, do controle de recursos naturais, do direito ao desenvolvimento e do direito a democracia; os direitos econômicos, sociais e culturais da Declaração Universal e especificados pelo Protocolo adicional, adotado pela Assembléia Geral das Nações Unidas de 2000.



Uma nova geração de direito está em gestação; ele corresponde a expressão da dimensão planetária e do direito que se define na busca de outro mundo em relação à globalização dominante. Desse ponto de vista, duas questões serão muito presentes em Dacar: os direitos ambientais na perspectiva da preservação do planeta; os direitos de migrantes e de migrações que interpelam os lugares de fronteiras e de organização do espaço mundial. O FSM de Belém colocou em evidencia o interesse de aproximação aos movimentos que abordam questões ecológicas nas diferentes dimensões, do clima ao esgotamento dos recursos naturais e da biodiversidade, à usurpação da água, das terras e de matérias primarias. O FSM de Dacar colocará em evidencia uma nova aproximação, a de migrações com a ligação entre migração e diásporas e a Charte - Carta - Mundial dos Migrantes.



O FSM de Dacar será também um momento de investigação sobre a descolonização inacabada e sobre a abertura de uma nova fase de descolonização. Nessa perspectiva em que se situa a evolução das relações entre Norte e Sul. Certo da mudança da representação Norte-Sul; do ponto de vista da estrutura social, existe um Norte no Sul e um Sul no Norte. A emergência dos grandes Estados modifica o equilíbrio econômico e geopolítico mundial. Ela é conformada pela ascensão em crescimento de mais de trinta Estados que podem ser considerados emergentes. No entanto, as formas de dominação restam determinantes na ordem mundial; a noção do Sul conserva uma forte atualidade. O Fórum social mundial coloca em evidencia uma nova questão, a do papel histórico e estratégico dos movimentos sociais e os pela cidadania no conjunto dos países emergentes, em relação a seu Estado e lugar desses Estados no mundo futuro. Essa questão, que vem marcando os fóruns através do papel dos movimentos brasileiros e indianos, é de suma importância estratégica para a evolução geopolítica ligada à crise.



O Fórum social mundial é o espaço de encontro entre os movimentos de diversas naturezas e de regiões do mundo. Esse encontro já havia começado a partir da rede que reagrupa diferentes movimentos nacionais. Duas evoluções se afirmam através do processo dos fóruns. Primeiro, os agrupamentos dos movimentos em grandes regiões, suas características e suas situações específicas. Como também, os movimentos da America Latina, na America do Norte, na Ásia do Sul e particularmente na Índia, na Ásia do Sudoeste, Japão, na Europa e Rússia. O Fórum social mundial de Dacar será marcado por duas evoluções importantes, a dos movimentos da região do Maghreb-Machrek, que marcou o ano de 2010 e a preparação de Dacar. O vigor do movimento social africano será visível em Dacar, a partir dos movimentos dos camponeses, sindicalistas, feministas, dos jovens, dos habitantes, dos migrantes e dos refugiados, dos grupos culturais e originários, dos comitês contra a pobreza e a dívidas, do trabalho informal e da economia solidaria, etc. Esses movimentos são visíveis, com seus pontos de convergências e suas diversidades nas sub-regiões africanas, na África do Norte, sobre tudo no Maghreb, na África Ocidental e Central, na África Oriental e Austral.



Durante o Fórum social mundial de Dacar, uma questão presente será aquela de desobstrução das políticas das mobilizações sociais e das mobilizações pela cidadania. Ela concerne à expressão política dos movimentos e dos prolongamentos dos movimentos em relação às instituições, o cenário político e o governo dos Estados. Ao nível do conjunto de movimentos, a reflexão progride sobre a importância de precisar, através da invenção de uma nova cultura política, uma relação do poder com a política. O processo dos FSM deu base para essa nova cultura política (horizontal, diversificada, convergente as rede de cidadania e de movimentos sociais, atividades autogestadas,...) mas deverá ainda inovar sobre muitas abordagens da política e do poder da antiga cultura política que continua largamente dominante. Além disso, a tradução política dos avanços de mobilizações depende das situações. Ela se diferencia seguindo os níveis da natureza das instituições e dos representantes políticos; o nível local através da possibilidade de fazer pesar nas escolhas das autoridades locais; ao nível nacional e internacional através dos governos dos Estados, dos regimes políticos e das instituições internacionais; ao nível regional e mundial através das alianças geoeconômicas e geoculturais e através da construção de uma opinião política mundial e uma consciência universal.



O processo dos fóruns sociais mundiais



Depois do Fórum social de Belém, durante o ano global de ações de 2010, mais de quarenta eventos mostraram a força do processo. Entre eles, o fórum de dez anos atrás em Porto Alegre, o fórum social nos Estados Unidos, o do México e o das Américas, muitos fóruns na Ásia, o fórum mundial da educação na Palestina, mais de 8 fóruns no Maghreb e no Machrek, etc. Cada evento associado decidiu e organizou um comitê de iniciativa local. Isso é resultado da Carta de princípios do Fórum social mundial, que adota uma metodologia que deixa espaço para importantes atividades autogestoras, que declaram suas iniciativas no Conselho Internacional do FSM. Essa multiplicação de obra é uma perspectiva de extensão do processo dos fóruns. Ela ganhou outra forma com esses « fóruns estendido » que consiste em associar o evento a um fórum pelas ligações internet, iniciativas locais em diferentes países. Como o momento do Fórum mundial de educação na Palestina, mais de quarenta iniciativas foram associadas às diversas manifestações de Ramallah. As iniciativas associadas a Dacar estendido inovará o processo dos fóruns.



A preparação do FSM de Dacar se apoiou sobre os eventos do ano global de 2010 e sobre uma serie de iniciativas que procuraram fazer convergências de mobilizações e que permitiram explorar novas pistas em matéria de organização e de metodologia de fóruns. Como também, lembrar as caravanas convergentes em direção a Dacar que passam pelo fórum de mulheres a Kaolack, as jornadas de migração e diáspora, as assembléias de convergência pelas ações, os fóruns associados (Assembléia mundial de habitantes, ciência e democracia, sindical, de autoridades locais e autoridades periféricas, de parlamentares, de teologia da libertação , etc.)



Depois de Dacar, um novo ciclo de processo de fóruns sociais será incluído. O fortalecimento do processo dos fóruns sociais poderá se reafirmar com as grandes mobilizações como Rio+20, as mobilizações pelo G8-G20, ou outras que aceitarão o desafio. Elas serão reconhecidas como os eventos associados ao processo dos fóruns, reunindo assim as mobilizações que, como a Seattle em 1999, contribuíram com seu lançamento.


Por Gustave Massiah e Nathalie Péré-Marzano

do Research and Information Centre for Development (CRID – France) e integrante do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

Fonte: Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada - http://www.ciranda.net/fsm-dacar-2011/article/as-propostas-do-fsm

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FORTUNA NO CONGRESSO NACIONAL

Interessante se perguntasse o que faz 2% dos parlamentares eleitos e que tomaram posse na Câmara e no Senado do Brasil, perto de um salário considerado alto para a realidade brasileira, mas de pouco valor e insignificante para 10 deputados e senadores que possuem no total de patrimônio R$ 792.030.515,68?

É dado alarmante, se considerarmos o estudo do site “Congresso em Foco” que fez através dos dados oferecidos pelos candidatos à Justiça Eleitoral. A média de patrimônio desses candidatos é R$ 61.292.817,77.

Quem encabeça a relação do homem mais rico do novo parlamento é o deputado João Lyra, do PTB de Alagoas, com uma fortuna que reúne em mais de dez empresas sendo estimada em R$ 240.395.155,75. Mesmo pertencendo a um estado onde o Índice de Desenvolvimento Humano é considerado um dos piores do país e com uma das menores rendas per capta do país. Pergunta-se: Que interesse tem esse homem em ser parlamentar? Vários interesses, claro, como empresário. E porque a população vota nele? Falta um trabalho melhor!

Não vamos falar dos 09 restantes, precisamos refletir que a composição dos dez ricaços é o seguinte: 01 é do PTB, 02 do PR, 02 do PSDB, 03 do PMDB e 02 do PP ; portanto, partidos que defendem os interesses das elites e oligarquias.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

Alunos da 7ª Série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio " Maria Gabriela Ramos de Oliveira", provocados pela Professora de Estudos Amazônicos Maria de Fátima Santos de Oliveira, sobre o seguinte: - Ao longo do nosso estudo, fizemos na turma várias abordagens a respeito da cultura afro, especialmente o estudo sobre as comunidades quilombolas de Abaetetuba e Abacatal. Faça um texto referente ao assunto. ( Não esqueça título, parágrafos, semelhanças, diferenças e outras questões sobre o assunto), eis algumas respostas, que chamaram atenção: 

História de Superação

Ao longo dos meus estudos aprendi muito, tive vários temas, conversas, trabalhos, pesquisas... mas o que marcou foi sobre as Comunidades Quilombolas. Com esse trabalho, eu aprendi a lutar, errar, a sentir dor, a cansar, a levar não e muito mais. Mas, aprendi também como ajudar os outros, sem se importar com o que os outros irão pensar e enquanto isto iria valer. Tudo bem, podia está valendo 10,00 pontos mas naquele tempo eu e meu grupo pensávamos simplesmente em uma coisa, conseguir o máximo de alimentos, roupas, sapatos,....Como é bom ajudar os outros.
Os Quilombos lutaram e conseguiram ter respeito, ter suas terras próprias, eles vivem de forma difícil sim, mas nem por isso deixam de ser feliz. O melhor da vida é poder chegar um dia e dizer para outras pessoas e talvez para si mesmo, eu venci!  A vida não é fácil. Os Quilombos mostraram pra muita gente que a vitória é uma questão de muito esforço e luta. Obrigada Professora Fátima por tudo que nós ensinou acredite pela forma diferente, e também passar a amar o próximo como amo a mim mesmo.
                                                                                                          ( Roberta Merlo) 


Comunidades Quilombolas

Neste ano, aprendemos muitas coisas sobre duas comunidades quilombolas existentes no estado do Pará. Uma foi a Comunidade de Abacatal, fomos fazer visita a comunidade e com essa atividade pedagógica, que foi a aula-passeio, deu para perceber como vivem uma comunidade quilombola. Percebemos que as terras deles são tituladas, o nome Abacatal foi um erro na hora de titular as terras, que devia ser chamado Abacabal.

Na economia vimos que eles trabalham bastante para conseguir um dinheiro para suprir suas necessidades diárias. Aos sábados, eles participam de uma feira no município de Ananindeua, eles vendem o que produzem no decorrer da semana, vendendo tucupí, farinha de mandioca e frutas. Na educação eles conseguiram um Escola de 1ª à 4 Séries.

Já a Comunidade de Abaetetuba, eles vivem, também do que produzem semelhante ao Abacatal. Produzindo, também, farinha, tucupí, frutas e verduras. 

A  base religiosa é a fé muito grande com a Nossa Senhora do Pau Oco.

A comunidade fica no litoral e com isso os quilombolas produzem barcos para vender.
                                                                                                              ( Nayanne Prestes)

A Cultura Afro no Brasil

Durante meses vimos que a cultura africana teve uma importância grande para o Brasil, estudamos sobre diversos temas como Quilombolas, Escravidão, Preconceito, Economia, Cultura, Religião; vimos aspectos dos Quilombos de Abaetetuba e Abacatal. Percebemos que são diferentes, também vimos que infelizmente no século XXI não acabou a escravidão no Brasil. Estudamos também Zumbi, Lei Áurea, sobre a cultura afro e seus aspectos importantes.
                                                                                                  (  River Miranda Marques )

Quilombos e Quilombolas


Os Quilombos, são lugares escolhidos pelos quilombolas para ocupar. Geralmente é selecionado perto de uma nascente, córrego ou qualquer lugar onde poderiam se manter a cultura de seus alimentos. Pois, os quilombolas eram escravos que fugiram e criavam seus refúgios distantes da civilização para não serem encontrados e novamente escravizados.

Hoje em dia, não havendo escravidão, eles, ainda, ocupam terra, entretanto, ainda, não é posse deles por lei. Para a alegria de muitos quilombolas, overnadora Ana Júlia Carepa deu posse de terra para 21 Quilombos, e agora que a terra é deles, ninguém poderá mexer, garantindo que os quilombolas mantenham sua cultura, costumes e melhor proveito da terra.

De vários quilombos espalhados por todo o Brasil, tivemos os exemplos do Quilombo de Ananindeua, que é o Abacatal e Itacuruçá, de Abaetetuba; que alguns alunos fizeram visitas. Na visita em Ananindeua, alguns da Universidade estavam presentes. No Abacatal, a educação é básica de 1ª a 4ª Série e na visita pediram saúde, educação, respeito e dignidade.
                                                                                      (Diego Carvalho da Costa)


Quilombolas

Os quilombolas, são descendentes de escravos, pessoas que como a gente vive num mundo cheio de preconceito e racismo.

Os quilombos, sobrevivem de muito pouco, quase sempre não estão empregados. A Escola "Maria Gabriela Ramos de Oliveira" ajudou muito eles, com roupas, calçados, cestas básicas.

O preconceito sempre vai existir, esse é um assunto em que as pessoas no Brasil não gostam de falar, de admitir, nem discutir, o assunto vem ficando cada vez mais falado, mesmo estando no século XXI, as pessoas ainda fingem que estamos no século XVII, na época em que os negros eram maltrados. Infelizmente, temos que conviver com essa injustiça. Eu tenho experiência e já fui vítima de preconceito, já senti na pele o quanto é ruim se sentir diferente das outras pessoas e ser discriminada pela cor.
                                                                                            (Ketlen Vanessa A. Borges)