segunda-feira, 28 de março de 2011

A Resistência do brasileiro

Quando analisamos determinado fato histórico, percebemos que o povo brasileiro sempre teve uma história de lutas; assim como derrotas, diante do fruto da brutal repressão, que sempre foi imposto. Jamais o nosso povo se curvou diante da passividade e ociosidade frente às questões sociais que determinadas oligarquias e classe dominante consolidaram para nosso trabalhador. Dessa forma, o operário levanta a bandeira do movimento, e enquanto sujeito faz história, organizando as diversas categorias e parte para a luta.



Quando se trata de falar sobre a classe dominante, ela não quer largar o osso do poder, sempre defendendo seus privilégios; enquanto classe social, esmagando os anseios do trabalhador, diante da busca de sua liberdade.



Neste aspecto, podemos frisar que pequenos comerciantes, pobres, trabalhadores urbanos e rurais, índios, negros e profissionais liberais, são deixados de lado; pois sua luta significa perigo para os todos poderosos e repressores.



Podemos citar os vários exemplos, como a Cabanagem e Canudos em que o trabalhador sempre lutou e continua a luta pela liberdade e justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário