Sabemos que a luta do movimento negro é árdua e complexa numa sociedade onde nos meios de comunicações tradicionais utilizam a concepção, predominando é européia. Neste cenário, nos últimos anos o sistema educacional brasileiro ao de um processo histórico e cotidiano vem demonstrando preocupação e necessidade de ter uma educação inclusiva e que por ventura possa corrigir as distorções provocadas pela exclusão do negro da sociedade. Diante deste aspecto, nós educadores não furtar o debate e a discussão quanto ao tema preconceito, racismo, discriminação, exclusão...E a escola é o espaço para a esse debate, enfatizando, principalmente os segmentos marginalizados pela nossa sociedade.
A temática étnico - racial nem sempre foi abordado por setores da sociedade brasileira, mas nos últimos anos tem-se sido feito levantamentos e ações onde este tema tem servido de aprofundamento, principalmente pelas mobilizações do movimento negro diante de alguns setores.Sabemos, também, que é preciso levar essa discussão, seja no planejamento pedagógico, seja no projeto político pedagógico, seja no cotidiano escolar, mostrando sempre a importância do negro para a sociedade, reconhecendo seus valores e direitos quanto a identidade cultural, promovendo ações contextualizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário