...Norte do meu amor, norte do boi bumbá, do putirum, do coco da
pimenta e do mel, do cabra e do caboco, da mixira, do angu, do aluá, do
açaí...
Antônio Tavernard
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Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura; História e Educação Patrimonial.
Professores: Edna Santos Cruz; Henrique Magno Sozinho e Jorge Martins
Projeto: Memórias Poéticas da Vila Sorriso.
I. Gênero em foco: A Tradição Literária de Antônio Tavernard.
·
Objetivo Geral: Restaurar e conservar as reminiscências do contexto histórico-político, poético e literário em que produziu e viveu o intelectual icoaraciense Antônio Tavernard.
Objetivo Geral: Restaurar e conservar as reminiscências do contexto histórico-político, poético e literário em que produziu e viveu o intelectual icoaraciense Antônio Tavernard.
·
Objetivo
Específico: Investigação das origens do ideário, tradição e concepção
literária do poeta icoaraciense.
II. Meta: Envolver 100% dos alunos da (6ª série/CIII)
do 1º turno da escola Liceu Raimundo Cardoso do Paracuri no período letivo de 2011
III. Público Alvo: Alunos das turmas de CIII (6ª serie)
.
.
IV. Disciplinas Parceiras: Língua Portuguesa e Literatura; História;
Arte; Educação Patrimonial etc.
V. Justificativas: A procura de uma práxis educacional positiva e renovadora, dentro da perspectiva
multidisciplinar e que se constitua através da pesquisa da História, Patrimônio
e gêneros literários tais como: memórias poéticas, prosa; cartas; dramas;
jograis; encenações folclóricas e outras que visem o resgate da tradição
poético-literária como vetor de investigação do profundo significado sobre a
importância da questão da memória e da identidade de um povo.
O projeto tem como perspectiva a
recuperação das origens da tradição da terra e a revalorização da cultura
coletiva e individual, buscando fazer com que o aluno atue como um estimulador
espontâneo de uma visão otimista e responsável, estimulando no imaginário
popular o desejo do icoaraciense se sentir orgulhoso de suas representações culturais,
particularmente nos campos da: linguagem; alimentação; musicalidade e outras diferentes
manifestações culturais do ser natural de Icoaraci.
E Antônio
Tavernard, por suas qualidades de homem e poeta icoaraciense, torna-se um
excelente objeto de estudo interdisciplinar, à medida que viveu e produziu em
um período de grandes transformações econômicas, políticas, sociais e culturais
que se traduziram em novos modos de pensar, agir e viver o quotidiano paraense.
Os Brasileiros, no final do século XIX e início do século XX, assistem a
derrocada do Império e a Proclamação da República, uma nova era no Brasil era
inaugurada e, nesse sentido, o distanciamento de tudo aquilo que lembrava o
Império e a colonização portuguesa se tornava fundamental no país, por isso o
interesse das elites nacionais em uma aproximação demasiada com a cultura
francesa, italiana e inglesa.
Dessa forma, em termos de grandes
obras de arte e arquitetura, os intelectuais e artistas se aproximam do Art Nouveau, estilo literário e
arquitetônico oriundo da França. A
produção literária e construções de casarões e sobrados, praças, ruas, bares,
cinemas, entre outros, em Belém e Icoaraci, são reflexo desta nova mentalidade.
Este período da história da Amazônia,
durante os anos de 1870 e 1920, é conhecido como Belle Époque, momento de
importação de valores europeus – principalmente franceses, com o lucro obtido
pela elite local através da exportação do látex para o mercado internacional. Tavernard
estava inserido nesse mundo e, de certa forma, sua obra literária e poética
reflete um pouco desta realidade. Entretanto, conseguiu produzir uma poesia com
acentuadas características que valorizam as particularidades regionais do povo
e da cultura tradicional paraense, no caso a cultura icoaraciense, o que torna
a sua obra mais rica e autêntica.
VI.
Metodologia: História Oral, isto é, realização de entrevistas gravadas através
de meios eletrônicos com pessoas que conheceram Tavernard e parentes do poeta
analisado, transformando os relatos pessoais dessas pessoas em fontes
históricas. A utilização da História Oral é de suma importância neste projeto
porque contribui para ampliar os debates a cerca de temas como: memória,
identidade e comunidade do icoaraciense. Meihy e Holanda sobre a História Oral
afirmam que:
[...]
é um recurso moderno usado para a elaboração de registros, documentos, arquivamento
e estudos referentes à experiência social de pessoas e de grupos. Ela é sempre
uma história do tempo presente e também reconhecida como história viva (2007,
p.17).
Dessa forma, o resgate da memória daqueles que conheceram
Tavernard contribui na medida em que evidencia outros aspectos significativos
da vida do poeta icoaraciense.
Além da História Oral, serão realizadas pesquisas em
periódicos de diferentes níveis e em outras formas de manifestações e ode à produção literária; pesquisas em
sítios eletrônicos dedicados a divulgação e valorização da poesia como
manifestação artístico-cultural; pesquisa da produção literária e o estilo
poético do autor em análise; pesquisas sobre a origem do bairro do poeta;
pesquisas a respeito da procedência social do poeta. Pesquisas a propósito da importação
conceptual de: obras arquitetônicas; modelos urbanos de vida e família; conceitos
de moda, além dos diferentes tipos de imagens (fotografias e gravuras) e
representações da época levando em consideração a questão da dinâmica temporal
destes conceitos.
VII. Recursos
Materiais: textos
escritos, câmaras fotográficas; imagens; gravuras; figurinos de época e cartões
postais.
VIII. Expectativas:
IX. Cronograma.
PERÍODO
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ATIVIDADES
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LOCAL
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RESPONSÁVEL
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RECURSOS
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Fevereiro/março
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Construção e
socialização da proposta.
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Liceu Escola
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Professores envolvidos no projeto
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Cópias
reprográficas
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Abril/ maio
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Pesquisas e
entrevistas in loco.
Resumo
cronológico. Vida e obras do autor.
Registro
fotográfico. Entrevistas com moradores antigos e conhecidos do poeta. Visitas
aos locais de referências
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Liceu Escola e Campo.
Liceu escola e
Comunidade
|
Professores e alunos do projeto.
Edna Santos, Henrique Magno e Jorge.
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Textos, questionários, Internet, etc.
Máquina fotográfica, pranchetas e mp4.
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Junho/ Agosto
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Gincana cultural sobre Tavernard.
Performance do texto: Foi Boto sinhá
com apresentação no Arrastão Cultural.
Produção de relatórios e súmulas
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Liceu escola e
mais a comunidade.
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Professores, técnicos e alunos do
projeto.
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Filmadoras, câmaras fotográficas, e
digitalização de fotografias.
50 metros de TNT.
10folhas de papel 40m quilos.
10 réguas de50 centímetros.
10 tubos de cola.
40 tesourinhas.
05 rolos de fita gomada.
06 marcadores permanentes
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Setembro/ outubro
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Histórico sobre o
teatro de Pastorinhas.
Vídeo sobre teatro
de Pastorinhas.
Diálogo sobre a
tradição de Pastorinhas
Entrevistas com
moradores antigos e conhecidos do poeta. Visitas aos locais de referências
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Liceu Escola e Comunidade,
A cidade de Icoaraci
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Professores, técnicos e alunos do
projeto.
Entrevistados e convidados da
Comunidade
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Filmadoras, câmaras fotográficas, e
digitalização de fotografias.
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Novembro/dezembro
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Construção de um
Portfólio do projeto.
Culminância do
projeto
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Escola Liceu
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Equipe responsável
pelo projeto
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Filmadoras, câmaras fotográficas,
equipamento de som e projeção.
Cópias digitais
Um Banner.
Digitalização e Encadernação.
|
X. Anexos.
XI.
Bibliografia
Diversos.
(1998). Asas da Palavra. Belém: UNAMA.
Daou, Ana Maria
A Belle Époque Amazônica: Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2000.
Sarges, Maria de Nazaré
Riquezas Produzindo a Bellle Èpoque: Belém, Pakatatu,2002.
Maihy, José Carlos & Holanda, Fabíola
História Oral: como fazer, como pensar: São
Paulo, editora Contexto, 2007.
Jurandir, Dalcidio
Chove nos Campos de Cachoeira: Belém,
CEJUP, 1991.
Fares, Josebel Akel(org.)
Memórias da Belém de Antigamente: Belém UEPA,2010.
Clerot, Leon F.R.
Glossário Etimológico Tupi/Guarani:
Distrito Federal, Edições do Senado Federal vol.143,2011.
Periódicos:
Revista PZZ. Reedição Especial: O Chão vermelho de Dalcídio Jurandir, 2009.
Vejam as imagens do processo de execução do projeto:
Situação em que se encontra a casa do poeta |
Concha acústica de Icoaraci |
Orla de Icoaraci |
levantamento e estudo do patrimônio |
Visita a Capela |
Casa do Intelectual |
Aluna aprofunda a leitura nos livros do poeta |
Explicação sobre o patrimônio |
Apresentação sobre as obras do poeta |
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