Enquanto um sistema de ideias elaboradas por alguns
pensadores ingleses e franceses dos séculos XVII e XVIII, o liberalismo
corporificou e consolidou seus ideais neste último, onde possui alguns princípios
básicos, que veremos a seguir.
O individualismo é um postulado
que se traduz e é absorvido pela sociedade.
Quando se prega que os indivíduos são portadores de aptidões e talentos
natos, abandonam-se vários elementos que poderiam contribuir em prol de uma sociedade
digna e coletiva. Os indivíduos entram em competição entre si, buscando o aprimoramento para desenvolver o máximo de suas potencialidades. No entanto, não devemos
esquecer que tem todo um contexto histórico, por exemplo, a luta de classes, as
conquistas dos trabalhadores são vitoriosas por que resultam da força e da
união de se querer mudanças na estrutura social, política e econômica já que só
a união. A justificativa do liberalismo, sob o princípio do individualismo
levando em consideração a competência e a incompetência deixa de abordar as
questões de ordens citadas acima.
Outro aspecto, a considerar é a
liberdade individual, que se deduz que ela é inviolável; portanto, dando
suporte para outras liberdades, como nos aspectos religiosos, intelectual,
política e econômica. Acredito que a liberdade deva ser coletiva, onde grupos
defendam interesses e objetivos da coletividade; buscando concretizar e
consolidar propostas debatidas antecipadamente em vários fóruns.
Quanto ao aspecto da propriedade,
para os liberais ela é entendida como sendo direito natural do individuo. Dessa
forma, o estado fica impedido de usurpar ou transgredir esse direito. O que
justifica a propriedade privada. Logo, o Estado existe para proteger os
interesses do ser humano, que através do seu trabalho e esforço conseguiu
acumular bens e propriedades. Ressalto que o país está gradativamente fazendo a
reforma agrária. Ainda não é o almejado, mas já temos alguns assentamentos de
comunidades quilombolas, assentamentos de sem terras, entre outros. Sem
esquecer que a luta dos camponeses se explica pelo alto índice de conflitos agrários, na Amazônia,
principalmente no Estado do Pará. Que lutam por um Brasil melhor, como o
Movimento Sem Terra – MST ou o Movimento dos trabalhadores Sem Teto – MTST, que
defendem e lutam por propriedades coletivas, dignas e socialistas.
Outro postulado do liberalismo está
relacionado à igualdade. Neste ponto de vista, a igualdade deve ser abordada
como igualdade material, onde os talentos e aptidão dos indivíduos são
diferentes. Discordando dessa afirmativa, considero que a igualdade deve ser
para todos, e não justificada pela aptidão ou talento, mas a partir da construção
de uma sociedade justa e socialista. No pensamento liberal os direitos são
iguais perante a lei e, pergunto, será mesmo?
A democracia dá corpo e
consistência à doutrina liberal, sendo um elemento essencial e viabilizador de
todos os outros postulados. Esse princípio, parte do pressuposto que o poder
não pode ser exercido por todos ao mesmo tempo e de maneira igual, logo isso
exigiria que o povo realizasse assembleias constantes para deliberar sobre tudo
que se tratasse das decisões políticas, o que a elite nega esse debate, a não
ser só no período eleitoral. Com a impossibilidade do exercício da democracia
direta, os liberais defendem que só é possível de forma indireta, através do
parlamento, onde a população, através do processo eleitoral escolhe seus
representantes.
Para instrumentalizar
culturalmente a sociedade, como formar quadros, formar cidadãos, preparar
escalões, seja médio ou superior e expandir a visão de mundo para as camadas
populares seria necessário uma instituição forte e consistente, que seria a
escola.
No pensamento liberal de educação
a escola possui uma função indispensável, uma vez que caberá a ela, enquanto
instituição oficial do Estado à tarefa de enquadrar os indivíduos na sociedade
de acordo com as vocações e talentos que conseguirem desenvolver no interior da
estrutura escolar. Partindo dessa lógica, a escola constitui um canal através
do qual o aluno irá ascender socialmente ou não. Gostaria de ressaltar que na
concepção liberal de educação, a escola enquanto instituição não é
responsabilizada pelo bem ou mau aproveitamento do aluno, sendo esta somente a
instância adequada onde os homens desenvolvem ou não seus talentos.
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