Com a divulgação do listão dos aprovados pela Universidade Federal do Pará e Universidade Estadual do Pará, um dos maiores projetos e, hoje, modalidade de ensino o Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, que completa no dia 15 de abril 35 anos se consolidou mais uma vez com as conquistas e vitórias de seus alunos aprovados nas respectivas universidades, nos quatro cantos do Estado do Pará.
O SOME, que surgiu no ano de 1980, com quatro localidades, atualmente tem mais de 450, em 98 municípios no Pará. Enquanto modalidade de ensino, com o reconhecimento no ano passado, o Sistema Modular de Ensino atua na zona rural, onde os alunos não tem oportunidade de estudar no ensino regular. Os diversos alunos do SOME que são ribeirinhos, do campo e das florestas estudam com várias dificuldades, principalmente pela falta de uma infra estrutura que não é proporcionada pelo Estado.
Aí, nós temos alguns exemplos dos alunos aprovados nos vestibulares das universidades públicas, como a a Juliana ( Vestido), da localidade Traquateua, no Município de Bujaru, que foi aprovada no curso de letras, pela Ufpa. João Paulo Pompeu dos Prazeres, aluno do SOME, que passou em Agronomia, da Vila Maú, no município de Cametá entre outros.
Mesmo com todas dificuldades que os professores tem para chegarem na localidades de difícil acessos, em algumas, inclusive pagam aluguel de casa e a pessoa para cuidar da mesma, já que se deslocam das cidades para trabalhar por um período de 50 dias letivos, mesmo com todas carências possíveis, os professores do SOME cada vez mais fortalecem a educação no Estado.
Com todas as dificuldades, temos professores e alunos que se dedicam, mesmo, no estudo, fazendo o aluno ler bastante, já que emprestam livros, revistas e jornais. As metodologias utilizadas fazem com que possam ter uma visão maior através das contextualizações dos conteúdos utilizados em sala de aula, seja nos barracões, nas escolas, nas Igrejas, nos Centros Comunitários seja onde estejam alojados. Seminários e Debates são recursos metodológicos utilizados, também pelos educadores que atuam no Sistema Modular de Ensino; além da produção de textos que refletem a realidade do aluno. Os recursos tecnológicos utilizados pelos professores são levados por eles mesmos, com algumas exceções, mesmo correndo risco de assalto nos diversos transportes usados pelo professor.
Comunidade escolar do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME está de parabéns pela aprovação de seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário