quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Aposentadoria: O direito de um trabalhador que oportunizou a construção de sonhos...!







Enfim, a aposentadoria chegou. Mais uma etapa de minha vida concluída com saldo positivo, já que trabalhei  com alunos do Ensino Básico por longos 30 anos, especificamente no Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, o qual possibilitou aquisição de conhecimentos das mais variadas localidades do Estado do Pará.





















Trilhando por esse caminho educacional percorrido, construí histórias através das trocas de experiências com as equipes de viajem e com a comunidade em geral.








Ser Professor do SOME é uma experiência ímpar, conforme lotação do professor, para localidade que vai desenvolver suas atividades pedagógicas o             seu deslocamento é um desafio, inclusive, causando mais saudades da família e amigos, muitas vezes só iria rever a família quando da conclusão do Módulo de dois meses.






Durante o tempo vigente, o desrespeito ao nosso trabalho foi constante por parte dos gestores do Estado, no sentido de que qualquer momento do ano, o SOME poderia ser extinguido Mas, a mobilização e organização da categoria sempre esteve em alerta.




Como falei anteriormente a aposentadoria chegou e com ela muitas homenagens também, de despedida, de agradecimento, de apoio e de carinho.






Além das homenagens nas redes sociais e celulares, iniciaram no encerramento do I módulo na localidade de Nova Providência, no município de Bujaru, com um final de módulo festivo e alegre, com participação efetiva dos alunos e administração.     Fiquei     emocionado, nas várias manifestações por parte dos alunos, como suas poesias produzidas carinhosamente tratando de minha pessoa e com discursos, tanto dos alunos, como da Diretora Ana Garcia. No final, agradecimentos e confraternização. Legal, mesmo!








                                       

                                   












Outro momento importante que o coração teve que aguentar, foi no Km 29 ou Curva, em Bujaru, pela homenagem prestada. Foi emocionante, mesmo, um pelotão de     alunos     com     faixa prestando homenagem, consideração e no final do desfile escolar do dia 05 do corrente mês, leitura de minha biografia, enfatizada na construção da história no município. No final, fiz algumas considerações pela minha passagem pelo município e agradeci diante do público e colegas presentes.


















.


No dia 15 passado, mais uma surpresa, profissionais da educação, colegas, amigos e família, promoveram o evento, na sede do Cassazum, em Belém, durante o sábado, O evento festivo foi na  verdade    um   ato   político, coordenado pelo Professor de Sociologia do Some, Valdivino Cunha.  A programação foi intensa, com chegada de colegas de algumas localidades, como de São Raimundo,  Traquateua, de Bujaru,de Bragança e muitos de Belém. Como foi um momento político, foi formada    a    mesa composta   pelos seguintes: Marlinho, Diretor de Escola; Fátima Oliveira, esposa; Lucideia Oliveira, irmã; Valdivino Cunha, Professor;   Valderina Corrêa, Professora;        Valdecir   Silva,      Professor;     Adriana Silva, Professora;   Beatriz Brito,   Professora; Leane Alves,  aluna;       Nonato    Bandeira, Professor e Ribamar Oliveira, Professor homenageado.Depois participaram             Vanda     Rocha, empreendedora;           Vinicio Nascimento, Professor e candidato a    Deputado Estadual    e   Ellen Marvão, Professora. Durante as intervenções, geralmente, foi focada a educação, a importância e contribuição do professor Ribamar.






Agradeço as diversas manifestações de apoio, homenagem e solidariedade pelos   profissionais    em educação que trabalharam comigo, família, amigos, pais de alunos e alunos.





























quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Jogo político no Brasil






As peças de xadrez do jogo político no Brasil começaram a se movimentar, com as principais lideranças políticas participando efetivamente do processo, pensando nas eleições do dia 07 de outubro próximo.



Com a prisão política do principal candidato da massa popular, Luís Inácio Lula da Silva, pela justiça brasileira, contrariando inclusive decisões e acordos firmados entre o país e a Organização das Nações Unidas – ONU aconteceram mexidas importantes no tabuleiro, entrando nos cenários dois jovens políticos e carismáticos que começaram a ter destaque nacional. O candidato a Presidência da República representada pelo e Prefeito da maior capital do Brasil, São Paulo, Fernando Haddad, do Partido dos trabalhadores – PT e para Vice Presidente Manuela D’avila do Partido Comunista do Brasil – PC do B, considerada uma aliança histórica dentro do contexto, em várias frentes, como movimento estudantil, sindical, associações e partidária nos governos municipais, estaduais e federais. Ressalto que esses dois, irão ter os mesmos compromissos que tinha o então Lula da Silva, com um programa de governo e político progressista, coletivo e popular, o que difere dos outros candidatos.



Faltando menos de um mês, pesquisa realizada pelo Datafolha, Bolsonaro oscilou dois pontos, de 22% para 24%, Marina Silva (Rede), caiu de 16% para 11%. Ciro Gomes (PDT), que saiu de 10% para 13%, com Alckmin (PSDB), que oscilou de 9% para 10%, e no limite da margem de erro, com Fernando Haddad (PT), que cresceu de 4% para 9%. Como é muito cedo para fazermos um prognostico consistente no cenário político e se teremos ou não o segundo turno. Para a maioria dos cientistas políticos o único que teria condições de vencer no primeiro turno seria o Lula da Silva. Vamos esperar até o final do mês para melhores considerações a esse respeito.



Outros candidatos com menos destaques, são: Álvaro Dias (PODEMOS), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo com 3% cada, e Vera (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL), e Cabo Daciolo (PATRI), com 1% cada, além de Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL), que não pontuaram. Os votos em branco ou nulo caíram de 22% para 15% desde a segunda quinzena de agosto, e a de indecisos ficou estável, ficou oscilando de 6% para 7%.



As redes sociais serão decisivas nesse período, já que parte significativa da população está conectada e seu poder de influencia é muito forte.



O tabuleiro continua as mexidas das principais peças do jogo político, principalmente com as alianças entre os partidos e candidatos. Alguns partidos, mesmo sabendo, que não terão grandes expressões estarão dando apoio e fazendo campanha para o partido que tenha possibilidade de vencer o pleito eleitoral; assim, como no segundo turno, que será outra análise.

domingo, 9 de setembro de 2018

Independência do Brasil, no Km 29 (Curva), Bujaru - Pará






No último dia 05, participei das atividades escolares na localidade do Km 29 (Curva), na Escola Municipal "Rosila Trindade", no município de Bujaru, no Estado do Pará, em comemoração ao dia da Independência do Brasil, que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822.





O desfile escolar, que aconteceu pela parte da tarde, teve a participação efetiva das comunidades escolares e geral, foi um sucesso. 





Vários pelotões foram organizados pelos educadores, incluindo a banda, que foi um destaque à parte. Após o desfile, na PA 140, dentro da localidade, foram apresentados os pelotões que passavam em frente ao palanque oficial. 




O último pelotão, foi do ensino médio, representado pelos alunos matriculados no Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, política pública que completou 38 anos no dia 15 de abril e que funciona na localidade atendendo o ensino médio.





Os alunos do ensino médio homenagearam o SOME, através do Professor Ribamar Oliveira, pelas atividades pedagógicas desenvolvidas desde 2011, no município, sendo feita a leitura da biografia do referido professor. A Curva ou Km 29, foi uma das primeiras localidades que foi implantada, no ano de 2003, por essa política pública, muito contribuiu e vem contribuindo com o desenvolvimento da localidade e do município.  






Parabenizo a estrutura e organização do evento. Agradeço a iniciativa dos professores do SOME, que estão lotados, neste módulo na Curva (Adriana Silva, Beatriz Brito, Roseane Marques e Lasaro Silva), da Diretora Rita de Cássia e dos professores presentes: Vinicio Nascimento, Valdivino Cunha, Gilberto Garcia e Maria de Fátima, pelo apoio.