*Professor José
Antonio Medeiros Soares
SOME corresponde à sigla da maior expressão histórica
educacional no Estado do Pará e no Brasil. Consiste ao Sistema de Organização
Modular de Ensino, que a priori se propalou como projeto educacional, no
entanto, se expandiu em função de uma grande demanda política que o solicitou
para compor os mais diversos municípios paraenses, os quais se tornaram
referências de educação de qualidade nas Escolas sedes dos interiores do
Estado.
Nós, professores, estamos homenageando ao S.O.M.E em seus 39
anos de existência em todo território paraense, neste 15 de abril, data super importante
nos Anais de um processo de educação que foi se encorpando aos interesses de
formação sócio educacional, atribuindo condições técnicas e científicas ao
discente, levando-lhe consequentemente à sua integração útil e produtiva à
sociedade e ao mercado de trabalho. O Sistema Modular continua contribuindo na
preparação de mão de obra qualificada em cada região do Estado, e quando a tal
localidade da região está em condições absolutas de se auto manter-se, então
essa modalidade de ensino modular regular migra para as vilas e comunidades
mais distantes como proposta de expandir cada vez mais a educação ministrada
pelos “bravos guerreiros modulenses” difundindo essa proposta de educação não
só nos quatro cantos do Pará, mas também em outros Estados da Federação e
países estrangeiros que adotaram o SOME como modelo de educação que norteia
pessoas simples do campo, indígena, quilombolas, assentados e ribeirinhos, as
quais formam uma imensa clientela atendida pelos, atualmente, 1.100 professores
em 96 municípios, constituindo 465 comunidades rurais, e estatisticamente
perfazendo um número de 40.000 alunos, os quais estão inseridos à política
educacional pública de qualidade no âmbito da esfera estadual (SEDUC).
A lei do SOME estabelece que haja um convênio entre as
instituições: prefeituras municipais e Secretaria Executiva de Educação,
formalizando um contrato de adesão e implantação do Sistema de Educação Modular
nas localidades que almejam ser atendidas com esse serviço de educação, cujo
funcionamento será trabalhado em 4 módulos de 50 dias, havendo um rodízio de
blocos de disciplinas a cada 50 dias cumpridos, com duas avaliações e
recuperações de alunos que não atingiram as notas satisfatórias durante esse
período. Cumprindo seu módulo, o professor irá para outra localidade já
pré-estabelecida no itinerário anual segundo a coordenação e professores dos
polos de atuação das URES, totalizando em 200 dias letivos, conforme a carga horária
estabelecida por lei.
De 1980 a 2003 registra uma grande relevância quanto ao
cumprimento de convênios, tais como casa do professor, mobília, utensílios de
cozinha, alimentação, funcionário para a casa do professor; assim como uma
excelência referencial no Estado do Pará, no que tange ao Índice de
Desenvolvimento da Educação, portanto, 2003 foi o ano divisor de águas da nossa
educação, onde as nuvens escuras e nefastas da política do Pará tentaram acabar
e destruir o que há de tão valioso no nosso Estado (a educação), precarizando,
sucateando, abandonando, oprimindo, e tirando o direito adquirido do cidadão do
campo de poder continuar os estudos em suas localidades, travando uma luta
renhida sem trégua, levando a muitos enfrentamentos de alunos e professores
contra a truculência de policiais e políticos que objetivavam seus interesses
escusos, porém, há de convir, que o mal nunca vencerá o bem, porque estamos ao
lado da verdade, e nossa aliança é com Deus.
SOMOS TODOS SOME!
SOME-SE AO SOME!
SOME-SE AO GIGANTE
DO NORTE!
SOME COM TODA HONRA,
GARRA, LUTA E GLÓRIA!
Professor José Antonio Medeiros Soares Licenciado Pleno em
Língua Portuguesa e Literaturas Portuguesa e Brasileira pela Universidade
Federal do Pará (UFPA), 1985. Professor do Sistema de Organização Modular de
Ensino há 33 anos. Admitido em portaria no Diário Oficial do Estado em
31/03/1986.
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