*AroDinei Gaia
*Ribamar Oliveira
Um gigante da educação faz aniversário!
São muitas emoções nessa comemorativa data tão importante
para a educação da Amazônia. Por outro lado, estamos vivendo um momento tenebroso
por conta da pandemia do novo corona vírus, revelando-nos situações que
dependem do isolamento social com responsabilidade como forma de controle da
pandemia.
Nesse contexto, alunos, professores e toda equipe pedagógica,
infelizmente, estão em quarentena e, portanto, afastados da vivencia e
atividades educacionais do SOME.
Neste ano de 2020, o SOME completa quatro décadas de
existência, resistência, lutas e conquistas por uma educação melhor no interior
do Estado do Pará. Não podemos deixar de
destacar que essa sua trajetória tem contribuído, significativamente para o
desenvolvimento de diversas regiões, diversos municípios e localidades,
realizando sonhos de seus muitos alunos e alunas, que tem o SOME como única
alternativa de seguir nos estudos, já que não podem frequentar o estudo dos
centros urbanos por várias razões, como a questão financeira.
Para a ex-aluna, Dra. Wânia Alexandrinho, hoje professora da
UFOPa, diz: "O SOME significa ter o direito à Educação. Para comunidades
que convivem com décadas de ausência de políticas públicas, com experiências
dolorosas às quais a única certeza é a negação de qualquer direito, ter acesso
a um caminho que possibilite estudar significa poder existir, no sentido
literal e poético da palavra. O SOME me deu acesso ao ensino médio, e, com
qualidade. A oportunidade agregada a dedicação, me colocaram dentro da
Universidade Pública, de onde eu pude ir mais além, conclui a graduação em
História, desenvolvir pesquisas, concluir o Mestrado, e, logo em seguida
concluir o Doutorado. Atualmente sou professora de uma Universidade Pública
Federal. Onde isso tudo começou? lá atrás na comunidade ribeirinha, com um
direito garantindo através do SOME de poder estudar."
1º Livro do SOME - Os Organizadores |
Mesmo com toda precariedade das condições estruturais e
físicas o Sistema Modular vem atendendo, formando e preparando o estudante
paraense para cursar o tão sonhado curso superior. Sabemos que a ausência de
gestão pública é um empecilho para a concretização de um ideal de educação que
se pretende. Mesmo assim, o resultado positivo vem surgindo ano a ano.
Profª Fada Isis - Santarém, em sala de aula |
Para o ex-aluno do SOME, Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa,
em sua tese O Estado e a Formação da
Política Curricular: Prescrições e inconfidências, defendidas em 2000 pela
PUC/SP, baseado em relatório da FEP ele cita que vários aspectos eram
favoráveis à proposta pedagógica do SOME, tais como: o baixo índice de estudo
de segundo grau no interior do Estado no final da década de 1970. O Professor
diz que "o modular tem ótimo manejo de classe, atendendo às atividades
individuais dos alunos, discutindo com os mesmos os resultados de cada
avaliação, utilizando técnicas variadas de fixação de aprendizagem", a partir dos três primeiros anos como experiência piloto.
Profª Adriana Silva - Bujaru, em reunião |
Logo deduzimos que o SOME tem um papel fundamental para
Amazônia paraense ampliando os horizontes de quem tem interesse de fazer da
educação seu foco.
Atividade pedagógica diferente |
Destacamos a felicidade dos vários profissionais liberais
exercendo suas profissões nas localidades, principalmente quando se chega e
constata que a maioria dos funcionários das escolas municipais foi discente de
uma das maiores políticas públicas do Estado, o modular.
III Encontro de Professores PA/AP - Bragança |
Para o ex-discente moduleiro, hoje Dr. Jone Mendes, O Some,
foi um divisor de água! "Utilizo essa metáfora por me representar, por ser
uma etapa da minha vida escolar que diferençou meu antes e depois e que foi
significativa na escolha da minha profissão. É um divisor de água, por ser uma
modalidade de ensino, onde os professores realçam sentimentos, inspirações,
assim como adunam relações, aprendizados, além de serem comprometidos com a
educação, os quais perpassam todo esse sentimento de querer, de buscar e de
correr atrás, mesmo diante de todas as dificuldades!"
Jurássicos do SOME - ASSEDUC |
Os relatos acima representam as histórias de milhares de
estudantes de classe popular que venceram na vida e tiveram sua trajetória
estudantil marcada no Sistema Modular de Ensino. Muitos optaram pela entrada
imediata no mercado de trabalho outros pela continuidade nos estudos na
universidade e pós-graduação. Muitos destes hoje são professores na sua própria
comunidade de origem e outros trabalham no SOME em todo estado do Pará.
Assim, o dia 15 de abril é uma data memorável e deixa-nos
felizes e emocionados, pois é o dia de nascimento do SOME lá no ano de 1980. E
as comemorações nos trazem à lembrança as produções pedagógicas, como feiras
culturais e de artes, jogos, encontros estudantis, feiras agrícolas, festivais
regionais, projetos variados, resgate da história e memória, organização
política e social dos municípios e localidades, entre tantas outras atividades
que somado aos conteúdos lecionados tem engrandecido os modulindos e modulindas
que já passaram e outros que continuam na labuta de enfrentar marés, ramais,
estradas e caminhos nessa importante missão educacional.
A troca de experiências com os moradores das comunidades, o
aprendizado, os laços de amizade com os discentes e as relações afetivas são
elementos que fazem superar as dificuldades e as adversidades dessas viagens
moduleiros. Se por um lado os docentes deixam seus familiares no seu lar,
outros tornam sua família na comunidade pelo tempo junto e pelos laços que se
criam na convivência.
E assim é a vivência
nessa fantástica e importante aventura pela educação nos rios, estradas das
comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, vilas e colônias da Amazônia
Paraense.
*Os autores são educadores do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME (Política pública da Secretaria Estadual do Pará - SEDUC que atua nos rincões do estado do Pará, com o ensino médio).
Arte e imagens dos professores do SOME
👏👏
ResponderExcluir😍👏👏
ResponderExcluirQue maravilha ver um projeto de estrutura tão grandiosa, como o SOME; que continua levando o conhecimento para as áreas distantes e carentes
ResponderExcluirParabéns para todos os professores os quais considero super-heróis. Falo com conhecimento de causa, pois coordenei o projeto aqui em Bujaru, quando o mesmo era sediado pela EEEFM Dom Mário.
Todos são grandes profissionais comprometidos com a causa da Educação.
Parabéns SOME 💞