O Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, é uma politica de educação pública, gerenciado pela Secretaria Estadual de Educação do Pará - SEDUC. Foi idealizado em fins de 1979 e inicio de 1980, pelo Professor Monoel Campbel Moutinho e sua equipe da Fundação de Educação do Pará - FEP. Seu funcionamento efetivo se deu a partir de 15 de abril de 1980, em quatro municípios: Igarapé Açu, Igarapé Miri, Curuçá e Nova Timboteua. Destaco que naquele ano, o Estado do Pará era composto de 83 municípios e o funcionamento do 2º grau era em apenas 18, proporcionando uma carência enorme para a juventude dos interiores. Os alunos terminavam o ensino fundamental, quem tinha família de poder aquisitivo se deslocava para os municípios que ofereciam a modalidade de ensino e quem não tinha condições financeiras paravam de estudar.
Final do ano de 1980, foi elaborado o relatório pela equipe técnica responsável pelo projeto, e consolidando o excelente projeto enquanto proposta de funcionamento e alternativa nos municípios, inclusive, ampliando já no ano de 1981, com os municípios, como Ponta de Pedras, Mocajuba, São Francisco do Pará e Maracanã. As habilitações utilizadas nos municípios eram a do Magistério e a Básica em Administração. Posteriormente, em outros municípios aconteceram as implantações.
Importante ressaltar, que o Projeto SOME foi exemplo para alguns países, como o México; Estados, como Amapá e outros; assim com em diversos municípios, no ensino fundamental, como Abaetetuba, Aveiro, Concórdia do Pará, Tomé Açu e outros. Também destaco, o projeto como utilização dos funcionamentos e estruturas da Universidade Estadual do Pará - UEPA e Universidade Federal do Pará UFPA nos Campus Universitários dos interiores.
O SOME completou 40 anos no último dia 15 de abril de existência e resistência, deixando de ser projeto em 2014, para ser uma politica pública. Atualmente, funciona em 454 localidades, 86 municípios, com aproximadamente 1.200 professores. O total de alunos: são 1.679 no Ensino Fundamental e 27.894 no Ensino Médio.
Credito das imagens: Professores do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME
Nenhum comentário:
Postar um comentário