Mais um trabalho chega para
enriquecer o acervo das pesquisas sobre o Sistema Modular. A dissertação da
acadêmica cametaense da UFPA Rosilene Ferreira de Almeida com o título A prática
pedagógica nos processos formativos dos alunos do Sistema de Organização
Modular de Ensino (SOME) na localidade de Paruru de Baixo no município de
Cametá/PA, foi defendida e aprovada com louvor.
A acadêmica teve como principal
base teórica os seguintes livros: SOME: Educação no campo da Amazônia
Paraense, do escritor moduleiro Arodinei Gaia e Educação na
Amazônia em Repertório de Saberes: O Sistema de Organização Modular de Ensino,
organizado pelos escritores moduleiros Ribamar Oliveira, Marina Costa e Sérgio
Bandeira.
A pesquisadora esteve na
localidade entrevistando professores, estudantes e membros comunitários sobre a
importância do modular na comunidade.
Rosilene Almeida é formanda do
curso de Mestrado em educação e cultura do campus da UFPA Cametá e escolheu a
temática moduleira para sua dissertação que teve como Orientador o Prof. Dr.
João Paulo da Conceição Alves.
O SOME, há alguns anos, vem
despertando o interesse de estudantes de graduação e pós graduação dentro e
fora do Estado Paraense, o que permite com que essa importante política pública
educacional seja mais conhecida no meio acadêmico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário