terça-feira, 26 de julho de 2022

Rebeldia Nacional Cubana

                                                                                                                                                                  

Há 69 anos temos um momento histórico importante de resistência, construção de uma das maiores revoluções do mundo e que serviu como acontecimento de referência inicial para a Revolução Cubana.


Início da década de 50 do século passado, articulações e mobilizações por alguns grupos se sobressaem na luta e resistência contra o imperialismo norte-americano. Assim, aconteceu com a tomada de assalto do quartel de Moncada, no dia 26 de julho de 1953, antecedendo, portanto, esta revolução, com 131 jovens idealistas sob liderança de Fidel Castro, Raul Castro e Abel Santamaria, objetivando a luta armada contra o todo poderoso Fulgêncio Batista, representante do imperialismo ianque, no território cubano.

 

 Mesmo não sendo um sucesso militar para as forças revolucionárias de Fidel, teve um significado importante para continuidade do movimento em prol da liberdade de Cuba. 


No total de seis militantes foram mortos durante a ação e 55 foram presos, assim como torturados e assassinados durante o processo de ocupação do quartel, inclusive, um dos líderes jovens, Abel Santamaria. Fidel e Raul foram presos e condenados. Em 1955, são anistiados e foram para o México dando início a formação do Movimento 26 de julho.


Fora de Cuba, os jovens do Movimento 26 de julho se organizaram e se mobilizaram para seus retornos que aconteceu em dezembro de 1956, proporcionando o início da guerrilha em Sierra Mestra. Triunfando com a consolidação da Revolução em 1º de janeiro de 1959, Fidel e seus militantes assumem o poder político em Cuba e diz que sem Moncada não haveria a revolução. Viva a Revolução Cubana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário