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domingo, 9 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE GCOMPRIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.





                                                 *FLÁVIA CRISTINE PALHETA PERDIGÃO




O trabalho teve por objetivo geral é apresentar o software GCompris e incentivar o seu uso na disciplina da matemática os educadores do espaço rural pouco utilizam de recursos tecnológicos para a aprendizagem da mesma. Especificamente, contribuir no processo ensino aprendizagem de matemática dos discentes; analisar o conteúdo pedagógico e matemático do software educacional GCompris; estimular práticas pedagógicas que utilizem softwares educacionais e analisar mudanças de concepções dos professores em relação ao uso do software GCompris para a formação de conceitos matemáticos. Para o trabalho foram desenvolvidas em três etapas distintas: na primeira etapa realizou-se a apresentação do software GCompris a partir do curso sobre o uso do laboratório de informática e do software educacionais. Na segunda etapa, foram aplicadas atividades com os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental no laboratório de informática utilizando o software, de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, localizada no espaço rural do Município de Concórdia do Pará, sendo em seguida aplicado um questionário aos alunos, a fim de verificar o que melhorou na sua aprendizagem, e um questionário para professores, que indagava quanto ao uso, local e frequência da utilização do sofware em suas aulas de matemática e quais suas dificuldades. Foi constatado que um dos professores não utiliza nas suas explicações e atividades por ainda sentirem dificuldade de manuseio do software GCompris e mesmo no computador. Na terceira etapa, um questionário semelhante ao anterior, foi adaptado e aplicado aos professores que já exercem sua função na área de matemática, e os resultados obtidos assemelham-se com os resultados da primeira pesquisa, ou seja, realmente um dos professores não usa a sala de informática da escola, por falta de conhecimento mais aprofundado no uso pedagógico, por aversão à mesma e insegurança. A importância dessa pesquisa se dá no momento em que foi constatado que o uso da informática no ensino da matemática torna o processo ensino-aprendizagem dos alunos melhor. Com o uso de imagens, sons, jogos é possível despertar um maior interesse dos educandos sobre esta matéria, além de torná-la mais agradável e facilitar o entendimento dos mesmos. Muitos ainda são os profissionais que não utilizam dessa ferramenta no momento de ensinar. Ante os resultados alcançados, por meio deste trabalho de pesquisa, diversas questões podem ser repensadas em relação à formação e capacitação dos professores para o uso da informática, visto que a escola municipal do espaço rural da cidade pesquisada as salas de informática estão disponíveis mesmo apesar de não terem um profissional qualificado no laboratório de informática, sendo necessário apenas que sejam usadas de forma adequada.


                *A autora é Técnica Pedagógica e Professora de Matemática.

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