Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

São Luís, MA: Saudades de uma terra inesquecível







Tive oportunidade de observar e repensar, na cidade de São Luís, do Maranhão, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, o projeto europeu metropolitano do século XVI e XVII para a Amazônia.






Sendo a capital do estado e batizada do século XIX para o século XX,  de "Atenas Brasileira", São Luís trás traços marcantes da arquitetura europeia, como podemos perceber nas imagens.







Foi fundada no dia oito de setembro de 1612. Sua localização estratégica, segundo os Tupinambás foi na Ilha de Upaon-açu, que traduzindo significa "Ilha Grande", no oceano Atlântico entre as principais baias de São Marcos e São José de Ribamar.






Além de Florianópolis e Vitória, São Luís é a única cidade brasileira que foi fundada pelos franceses e fica numa Ilha.






Os Tupinambás eram aliados dos franceses que foram expulsos pelos portugueses, sob o comando de Jerônimo de Albuquerque.






Interessante, ressaltar que esta cidade já esteve sob poder, também,  dos holandeses, de 1641 a 1644, sendo a base da economia os principais produtos, como: Tabaco, cacau e cana-de-açúcar.







A base das fachadas das casas e sua arquitetura construídas nos séculos XVII, XVIII e XIX são neoclássico. Mesmo sabendo, que a arquitetura portuguesa é forte, encontramos em uma ou outra casa a presença da influência indígena, até muito mais que do negro, que fora a base da mão de obra.





Um dado importante para o resgate, que uma de suas peculiaridades, é sem dúvida o desenho urbanístico regular, apesar do terreno acidentado. O patrimônio histórico preservado me deixou abismado, perplexo e com algumas perguntas e questões, principalmente o Projeto Reviver, o que não temos em Belém do Pará. 




A terra de Ana Jansen, considerada "Rainha do Maranhão" é sem dúvida linda.





















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário