Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

SOME SÃO PEDRO - ARAPIUNS


Casa dos Professores


A comunidade de São Pedro, no rio Arapiuns está passando dificuldade para bancar com a moradia dos professores destacados para cumprir os módulos de aulas para os estudantes do Ensino Médio Modular (EMM), atendidos pelo SOME. 


A problemática está acontecendo, por conta de que não existe mais o convênio entre Estado e municípios para o funcionamento do Ensino Modular e, a responsabilidade pela oferta da moradia, que era do município, acabou sendo repassada para as comunidades que não tem condições de arcar com esse ônus.

Segundo Jelinilda Jordão Cruz, presidente da Associação de Moradores e Produtores Extrativistas de São Pedro (AMPRASP), a casa onde os professores estavam morando foi solicitada pelo dono.

Para sanar o problema, a comunidade conseguiu um barraco de madeira, do senhor Herik Vieira dos Santos, que estava prestes a ser demolido. Detalhes: no barraco não tem água encanada, apesar da maioria dos moradores de São Pedro desfrutarem dessa comodidade, pois residem em casas de alvenaria, construídas através do crédito habitação.

Herik Vieira não tem medido esforços para melhorar o ambiente para o conforto dos professores. 
Preocupado com a segurança, primeiro providenciou uma corrente para o fechamento da porta traseira do barraco de dois cômodos. Depois confeccionou um jirau de madeira. Arranjou uma panela de dez litros e improvisou uma pia para a limpeza das louças. Também não descuida do banheiro, para abastecer de água um balde de 50 litros, para o banho dos professores.

Quando o convênio existia, a cláusula das responsabilidades, dizia que o município tinha que arcar com a moradia para o professor e que a casa tem que atender a condições adequadas de conforto, higiene e segurança para os servidores residirem durante o período de atividades na localidade, observando-se os seguintes parâmetros: a) Ter serviços de água, energia e gás (onde tais serviços já sejam do serviço público geral); b) A moradia deve ser preferencialmente para professores do SOME/SEDUC; c) Ter mobiliário básico (geladeira, fogão, mesas, cadeiras, camas com colchões); d) Ter utensílios domésticos como louças, panelas, talheres, material de limpeza, etc. (Veja no vídeo abaixo a casa)





Fonte: Eládio Carneiro Neto (Professor do Pólo - Santarém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário