Total de visualizações de página

domingo, 21 de junho de 2020

Enquanto fato político, a educação é importante para sociedade




É importante abordar de inicio de conversa, que desde o surgimento do capitalismo, a educação sempre foi utilizada como um mecanismo social e político para manutenção do poder político e econômico das elites hegemônicas. Por isso, sempre foi vista pelo olhar dos afortunados como uma das atividades que não rende lucro, sendo os investimentos aplicados em setores que consideram produtivos. Portanto, a educação não é produtiva, logo não merece investimento adequado, como na produção de armas, por exemplo.



Ressalto que em virtude do pensamento dos privilegiados econômicos, a ralé se organiza politicamente para os embates, através das lutas reivindicando políticas públicas para garantir direitos que possam consolidar através de várias pautas, entre elas a educação. Se for analisado pelo viés da educação do campo, podemos citar o Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, como política pública que surgiu na década de 80, possibilitando a concretização dos sonhos dos alunos e alunas filhos e filhas de quilombolas, ribeirinhos, indígenas, camponês e outros estudarem o ensino médio nos interiores do Estado do Pará.



Quando se leva em consideração a problematização do contexto social inserida com a realidade atual dos alunos e alunas do SOME, podemos dizer o que seja melhor para os quase 30.000 mil alunos e alunas matriculados neste ano, tendo como foco o futuro.



Sabemos que a educação é uma função social, desde que foi criada pelos afortunados para se apropriar como uma atividade importante para seus filhos e ideológica, que ao longo do tempo, os filhos da ralé também vão sendo inseridos e muitos fazendo a diferença durante o processo da aprendizagem. Essa realidade incomoda os detentores dos poderes políticos e econômicos, principalmente com as políticas de cotas, programa de ingresso de muitos alunos e alunas do SOME, no caso do Estado Pará. 


E Paulo Freire afirma que a educação é um ato político, o que considero importante para reflexões interessantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário