Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de julho de 2021

História da Educação no Pará: Sujeitos, Práticas Educativas, Temas e Historiografia

 




Acabei de receber alguns livros impressos  História da Educação do Pará: Sujeitos, Práticas  -Educativas, Temas e Historiografia, Organizado pela Dra. Clarice Nascimento Melo, Dr. Marcus Levy Albino Bencostta e o Dr. Sérgio Bandeira do Nascimento, fruto do XII Encontro de História da ANPUH - Pará, sendo edição pela Editora Cabana.


Segundo os Organizadores "Resulta este livro do diálogo empreendido entre pesquisadoras e pesquisadores da história da educação do Pará, oportunamente reunidos no XII Encontro de História da ANPUH - Pará - Passado e presente: os desafios da história social e seu ensino, realizado nos dias 02 a 04 de dezembro de 2020, evento virtual. O encontro profícuo ocorreu nos dias do Simpósio Temático da História da Educação do Pará: sujeitos, práticas educativas, temas e historiografia, que perdurou por duas tardes, com apresentações e discussão dos textos que se constituíram em mais um espaço de socialização da produção do conhecimento histórico educacional. Cada uma e cada um em seu espaço, vivemos a virtualidade dos encontros que possibilitaram a articulação de estudos e pesquisas sobre as experiências educativas do Pará, em diferentes temporalidades do passado. Os oitos trabalhos aqui reunidos resultam do movimento histórico da produção do conhecimento em história da educação do Pará, em plena expansão, que problematizam as experiências educativas como uma prática sócio histórica, por onde podemos encontrar experiências singulares, projetos, sujeitos que nos possibilitam refletir sobre a sociedade e a nossa presença no mundo. Inauguramos a presença dessa temática no encontro da ANPUH-PARÁ do ano 2020 e agora disponibilizamos ao publico mais ampliado os resultados das discussões empreendidas, referendando a extensa relevância dos estudos e pesquisas realizadas e que agora pertencem aos leitores e leitoras".

O Sumário é o seguinte:

Apresentação: os desafios da história social e do ensino de história em coletâneas, do Professor Dr. Francivaldo Alves Nunes;

Apresentação, Clarice Nascimento de Melo, Marcus Levy Albino Bencostta e Sérgio Bandeira do Nascimento;

Experiências docentes na educação básica: o sistema de organização modular de ensino na Amazônia paraense no final do século XX, Marina de Sousa Costa, José Ribamar Lira de Oliveira e Sérgio Bandeira do Nascimento;

O SOME e a tessitura da formação de professores primários entre rios, florestas e campos na vasta Amazônia paraense (1980-1993), Sérgio Bandeira do Nascimento, Marina de Sousa Costa e José Ribamar Lira de Oliveira;

A colônia de Marituba/PA em narrativas de uma ex-interna (1940-1970), Moises Levy Pinto Cristo, Maria do Perpetuo Socorro G. de Souza Avelino de França e Gercina Ferreira da Silva;

Meninos do prata: educação capuchinha no final do século XIX na Amazônia paraense. Gercina Ferreira da Silva, Moisés levy Pinto Cristo, Joaquina Ianca Miranda;

O processo histórico do aprisionamento feminino no Pará e a ofertada educação básica no centro de reeducação feminino - CRF, Diana Helena Alves Muniz e Clarice Nascimento de Melo;

A contradição da doutrina religiosa nas escolas públicas: considerações iniciais a partir da Escola Diocesana São Francisco, Silvio Lucas Alves da Silva e André Dioney Fonseca;

Trajetória escolar e profissional da professora Anunciada Chaves: formação, concepção e conflitos no tempo do nacional, Smile Golobovante e Clarice Nascimento de Melo;

Arquivos sobre história da educação do Pará: o caso de Igarapé-Miri, Regiane Ferreira Gonçalves e Carice Nascimento de Melo.


As leitoras e leitores interessad@s em adquirir, podem entrar no site da Editora Cabana.

   
 

Um comentário:

  1. Parabéns à ANPUH/Pará, pelo apanhado do evento. Apesar de minha formação não ser em História, tenho mergulhado nas vivências históricas que nos fortalecem como sujeitos sociais. Excelente socialização das conversas que tematizam a Educação no solo Paraense e se constituem simbioses no território dos saberes.

    ResponderExcluir