João Lúcio e Ribamar Oliveira |
Dois livros importantes para literatura amazônica foram lançados recentemente, o volume III, da Coleção Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: o Sistema de Organização Modular de Ensino, Editora Cabana, sendo os Organizadores, os professores: José Ribamar Lira de Oliveira, Marina de Sousa Costa e Sérgio Bandeira do Nascimento e o livro A Invasão de Parauassu: a chegada dos tapuitinga ou a formação do campesinato np Pará colonial (1616 - 1660), Editora Paka-Tatu, de autoria do escritor João Lúcio Mazzini da Costa.
O volume III, da Coleção Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: o Sistema de Organização Modular de Ensino, Organizado por José Ribamar Lira de Oliveira, Marina de Sousa Costa e Sérgio Bandeira do Nascimento, Editora Cabana, desde o primeiro volume, aborda questões de uma das maiores políticas públicas da Amazônia, que este ano completou 45 anos de existência e resistência. Esta coleção organizada por ex-professores do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, inclui diversos relatos de experiências e artigos acadêmicos de autores vinculados a esta política pública. Com dois volumes lançados, sendo o primeiro volume, no ano de 2020, e o segundo, no ano de 2022, as possiblidades de novas pesquisas e estudos sobre educação do campo nas academias e faculdades foram ampliadas. Assim, tratar sobre este terceiro volume que foi construído com a parceria de muitas mãos que estiveram no chão das escolas, sejam professores, sejam discentes, e muitos, ainda, atuando nesta importante política educacional, significa colocar em relevância alguns aspectos considerados fundamentais.
O livro do escritor e professor João Lúcio Mazzini da Costa, trata da história da chegada dos europeus em nossos territórios. Vale enfatizar o destaque que o autor aborda sobre os genocidios cometidos pelos homens brancos contra povos indígenas, esclarecendo sobre a extinção de vários grupos que já estavam estabelecidos através da brutalidade para dominar as terras dos povos originários. Vários foram os fatores que provocaram os genocídios, como os tipos de armas utilizadas pelos europeus, também as doenças e pragas que trouxeram; além das imposições para sobrepor a cultura dos primeiros homens. Muitas informações interessantes com base em documentos pesquisados pelo escritor no Arquivo Público do Estado do Pará.
Interessad@s em adquirir os livros, entrar em contato através do j.lira de oliveira@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário