Os 46 anos de fundação de um dos maiores partidos do Brasil e do mundo, hoje, esta data se confunde com a implementação de uma das maiores políticas públicas de inclusões sociais da Amazônia, gerenciada pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará - SEDUC/PA, o Sistema de Organização Modular dê Ensino - SOME. Com a expansão desta política pública nas décadas de 1980 e 90, fruto ainda da ditadura militar, com o governo do tenente coronel e fazendeiro Alacid Nunes, não podemos negar que os educadores lotados nesta importante política pública se deslocavam para os rincões do Estado do Pará com diversas práticas educativas e metodologias pedagógicas que mudaram e influenciaram nos municípios e localidades, principalmente, nas articulações políticas e muito questionando as oligarquias municipais que já vinham governando os municípios e regiões há décadas.
Até 2003, para ser lotado no SOME passava-se por um processo seletivo que tinha entre os critérios para aprovação, sua visão ampla de conhecimento e política, independente, de partidos políticos e correntes políticas.
Com alguns educadores e educadoras, alguns temporários, outros efetivos, esses começaram a divulgar novos pensadores, autores, livros, teorias, educadores progressistas que mexeram teoricamente com os alunos e alunas, vejam alguns e podem acrescentar outros, como: Glória Rocha, Ana Conceição, Ester Silva, Jerônimo, Raimundo do Rosário, Leonardo Pantoja, Eugênio Torres, Iorque, Claudinha, Ribamar Oliveira, Baia, Alcir, Marina Costa entre outros e outras. Com essas novas ideias e práticas educativas, o Partido dos trabalhadores e Trabalhadoras - PT expande também e parte significativa de seus filiados e filiadas nos interiores eram matrículad@s no SOME; assim, o PT, neste momento, amplia novos horizontes políticos como surgimento de nova força política no Estado do Pará.
Apesar de muitos erros e falhas, saídas de diversas correntes internas políticas que deram origem em outros partidos, o PT tem mostrado sua força também no país, como o governo federal atual.
Portanto, o PT deve muito ao SOME no Estado do Pará pela divulgação e expansão de suas propostas, em defesa da democracia e do povo brasileiro. Os 46 anos de história carregam conquistas importantes que transformaram a vida dos brasileiros e brasileiras. Viva o PT e seus 46 anos, Viva o SOME!
Ribamar Oliveira
Aposentado
Nenhum comentário:
Postar um comentário