Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Horta Escolar










Dependendo do espaço escolar, seja público ou privado, torna-se possível propor possibilidades para construção de projeto que apresente ações de como trabalhar a horta escolar. Com a participação da comunidade escolar, o projeto é viável onde possibilita principalmente o interesse pela educação ambiental.


Sabemos, também, que quando se propõe um projeto dessa envergadura é possível buscarmos atividades alternativas em relação ao ensino tradicional, entre as quatro paredes, fazendo com que alguns alunos não tenham interesse, desestimulando e dessa forma proporcionando baixo nível de aprendizagem e ensino nas escolas.


Trabalhar a educação ambiental como tema transversal é fundamental para a melhoria do ensino nas escolas, principalmente quando temos educadores atuantes que possam ampliar esse projeto para a conscientização ambiental. Você colega, pode chamar os colegas e começar a verificar se o espaço escolar oferece possibilidade para esse projeto. Caso haja espaço, vamos sentar, através de reuniões pedagógicas e debater com a comunidade, sendo o planejamento ou agenda importante, inclusive vendo os dias onde tem mais pessoas que possam contribuir no projeto.  


Dentro das diretrizes pedagógicas, podemos considerar como principais objetivos: Desenvolver atividades interdisciplinares nas várias disciplinas; buscar ampliar a efetiva participação dos alunos nos debates sobre a educação ambiental e sensibilizar a comunidade escolar para a importância da educação ambiental.


Entre as ações previstas, podemos pedir a colaboração de instituições e entidades que trabalhem com o tema, onde possam fornecer subsídios técnicos e teóricos sobre o projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário