Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

XVI Feira do Livro - A borracha entra em cena










Barões da borracha, na XVI Feira do Livro? Isso mesmo. Trata-se de alunos da E.E.E.F.M "Maria Gabriela Ramos de Oliveira", localizada no Conjunto Maguari, caracterizando o período áureo da economia da borracha.









A elegância das personagens revela o luxo, a riqueza, a modernidade. Segundo a Professora Maria de Nazaré Sarges, em sua Belém : Riquezas produzindo a Belle-Époque (1870 - 1912) " A composição de uma nova elite formada por comerciantes, seringalistas, financistas e profissionais liberais, é o novo grupo dominante que, em nome do progresso, vai direcionar a remodelação da cidade imprimindo-lhe o brilho da Belle-Époque". Portanto, Belém e Manaus, no final do século XIX, assumem a influência da modernidade, assim como outras cidades brasileiras   










A atividade pedagógica faz parte do projeto Meio Ambiente Preservado: Qualidade de vida e sustentabilidade no futuro; pois a preservação do meio ambiente, antes bandeira de um pequeno grupo de ativistas, passou a ser uma preocupação global e a partir daí políticas governamentais foram adotadas em todo o planeta. Essa inquietação deve-se à valorização da qualidade de vida e à percepção de que a sobrevivência do homem depende diretamente da preservação dos recursos naturais.  Portanto, trabalhando a proposta no espaço escolar, a partir da 5ª serie, fazendo uso dos mais variados recursos de que dispõe a comunidade da escola "Maria Gabriela de Oliveira" estará desenvolvendo a consciência sobre a importância da necessidade urgente de preparar as crianças de hoje, para que possam viver em um ambiente saudável no futuro.








Os alunos participarão de várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente como: passeio ecológico, gincana de conhecimento, produção de horta e plantio de espécies ornamentais, produção de vídeos, painéis, murais, jornal impresso.


ATIVIDADES:


1. Gincana Ambiental


Com uma mistura de tarefas sobre conhecimento de fauna, flora, coleta de lixo, dentre outros, as equipes responderão perguntas sobre o meio ambiente, a partir dos textos estudados em Sala de Aula.
Organizar as tarefas para a gincana
Elaborar perguntas de conhecimento sobre questões ambientais.
Os alunos das turmas 801T e 802T serão os atores da gincana. As turmas, divididas em grupos desenvolverão miniprojetos para serem apresentados a partir de uso dos recursos tecnológicos de que a escola dispõe.
Grupos: 1. Lixo eletrônico; 2. Reciclagem; 3. Mini horta; 4. Escola Limpa; 5. Materiais plásticos; 6. Poluição


2. Caminhada Ecológica

Professores envolvidos: Fátima (Estudos Amazônicos e História); Elizabeth (Ciências) e Aricleide ( Língua Portuguesa)
Local de visitação: Parque Seringal em Ananindeua
Objetivo Geral: estimular a observação de elementos naturais e a extração de produtos da natureza de forma sustentável.
Objetivos específicos:
·         Compreender a natureza reconhecendo suas interações no espaço e no tempo.
·         Identificar o processo de utilização do seringal como meio sustentável e as relações do homem considerando aspectos históricos e geográficos.
·         Conhecer a história dos seringais na Amazônia.
Ações:
·         Mural de fotos
·         Apresentação de vídeos
·         Exposição de produtos derivados da borracha
·         Quadrilha “Xote Ecológico”
·         Premiação da melhor redação - Tema: Museu Parque Seringal: Contando a história da borracha

3. Palestras para as 5ª e 6ª séries: convidados: desbravadores 

4. Oficinas de reciclagem sobre lacres, garrafas PET, papel, sobras de tecidos.
O trabalho com esse material fundamenta a visão de que tudo pode ser renovado ou transformado, em oficinas com sucatas, que incentivam a arte de reciclar o lixo em papel artesanal e material eletrônico.

5. Passeio na Feira do Conj. Maguari

Professores envolvidos: Dineide (História) e Márcio (Inglês)
Objetivo: Observar o desperdício de alimentos na Feira
Atividade: Produção de documentário, mural e sopão

6. Construção de cenários educativos

Contrastando uma mata preservada e com habitats degradados em consonância com a cultura junina

 7. Exposição de fotos: degradação ambiental e solução para o problema da degradação 

 8. Distribuição de amostras do adubo orgânico: Decomposição do lixo
·         Contação de histórias para crianças
·         Oficina de reciclagem de garrafas PET
·         Plantio de espécies ornamentais
·         Abraço simbólico às arvores

8. Apresentação de danças, teatro e produções de vídeos
Teatro a partir de mitos e lendas da Amazônia: Fantoche -  A  bruxa porcalhona
Filme: Os animais unidos jamais serão vencidos”- Exposição de cartazes
Produção de mural criativo em linguagem não verbal
Experimento: A eletrização por atrito
Danças explorando as músicas sobre o meio ambiente
Horta suspensa de garrafas pet
Paródia
Apresentação de vídeos

Ações:
Estimular a doação de material de construção para revitalização do muro
Promover a coleta de mudas e sementes para a horta
Estimular a doação de mudas ornamentais
Construir uma horta suspensa no muro com garrafas pets
Planejar a área para decorar com plantas ornamentais
Estimular a doação de recipiente para a coleta seletiva
Organizar a coleta seletiva de lixo
Oferecer oficina de reciclagem do lixo eletrônico

Disciplinas e professores envolvidos:

Língua Portuguesa – prof. Carlene Nunes, Aricleide Tavares, Walquíria Carvalho e Ivan
Matemática – prof. Romildo Cunha
História – prof. Dineide Feio, Fátima Oliveira
Geografia – Déa Benather e Ailton
Filosofia – Edson
Biologia - Elizabeth
Inglês – Marleide e Marcio Borges

Cronograma

O projeto deverá acontecer durante os meses de abril, maio e junho.
Passeio Ecológico: 29/05/2012 (701/702m) – prof. Fátima e Elizabeth e 05/06/2012 (801/802t) – Prof. Aricleide e Elizabeth
DATAS: 30/05/2012 Passeio na comunidade – turma 801, 802, 301
Revitalização do muro: 01/06/2012
Produção de Horta com garrafa Pet: 05/06/2012


A Escola foi selecionada para apresentar suas atividades no dia 23 de setembro, no stand da Secretaria Estadual de Educação - Seduc (Belém - Pará).


Nenhum comentário:

Postar um comentário