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segunda-feira, 19 de maio de 2014

Considerações sobre educação na ótica liberal





Enquanto um sistema de ideias elaboradas por alguns pensadores ingleses e franceses dos séculos XVII e XVIII, o liberalismo corporificou e consolidou seus ideais neste último, onde possui alguns princípios básicos, que veremos a seguir.


O individualismo é um postulado que se traduz e é absorvido pela sociedade.  Quando se prega que os indivíduos são portadores de aptidões e talentos natos, abandonam-se vários elementos que poderiam contribuir em prol de uma sociedade digna e coletiva. Os indivíduos   entram em competição  entre si, buscando o aprimoramento  para desenvolver o máximo de  suas potencialidades. No entanto, não devemos esquecer que tem todo um contexto histórico, por exemplo, a luta de classes, as conquistas dos trabalhadores são vitoriosas por que resultam da força e da união de se querer mudanças na estrutura social, política e econômica já que só a união. A justificativa do liberalismo, sob o princípio do individualismo levando em consideração a competência e a incompetência deixa de abordar as questões de ordens citadas acima.


Outro aspecto, a considerar é a liberdade individual, que se deduz que ela é inviolável; portanto, dando suporte para outras liberdades, como nos aspectos religiosos, intelectual, política e econômica. Acredito que a liberdade deva ser coletiva, onde grupos defendam interesses e objetivos da coletividade; buscando concretizar e consolidar propostas debatidas antecipadamente em vários fóruns.


Quanto ao aspecto da propriedade, para os liberais ela é entendida como sendo direito natural do individuo. Dessa forma, o estado fica impedido de usurpar ou transgredir esse direito. O que justifica a propriedade privada. Logo, o Estado existe para proteger os interesses do ser humano, que através do seu trabalho e esforço conseguiu acumular bens e propriedades. Ressalto que o país está gradativamente fazendo a reforma agrária. Ainda não é o almejado, mas já temos alguns assentamentos de comunidades quilombolas, assentamentos de sem terras, entre outros. Sem esquecer que a luta dos camponeses se explica pelo alto índice de   conflitos agrários, na Amazônia, principalmente no Estado do Pará.   Que lutam por um Brasil melhor, como o Movimento Sem Terra – MST ou o Movimento dos trabalhadores Sem Teto – MTST, que defendem e lutam por propriedades coletivas, dignas e socialistas.


Outro postulado do liberalismo está relacionado à igualdade. Neste ponto de vista, a igualdade deve ser abordada como igualdade material, onde os talentos e aptidão dos indivíduos são diferentes. Discordando dessa afirmativa, considero que a igualdade deve ser para todos, e não justificada pela aptidão ou talento, mas a partir da construção de uma sociedade justa e socialista. No pensamento liberal os direitos são iguais perante a lei e, pergunto, será mesmo?


A democracia dá corpo e consistência à doutrina liberal, sendo um elemento essencial e viabilizador de todos os outros postulados. Esse princípio, parte do pressuposto que o poder não pode ser exercido por todos ao mesmo tempo e de maneira igual, logo isso exigiria que o povo realizasse assembleias constantes para deliberar sobre tudo que se tratasse das decisões políticas, o que a elite nega esse debate, a não ser só no período eleitoral. Com a impossibilidade do exercício da democracia direta, os liberais defendem que só é possível de forma indireta, através do parlamento, onde a população, através do processo eleitoral escolhe seus representantes.


Para instrumentalizar culturalmente a sociedade, como formar quadros, formar cidadãos, preparar escalões, seja médio ou superior e expandir a visão de mundo para as camadas populares seria necessário uma instituição forte e consistente, que seria a escola.



No pensamento liberal de educação a escola possui uma função indispensável, uma vez que caberá a ela, enquanto instituição oficial do Estado à tarefa de enquadrar os indivíduos na sociedade de acordo com as vocações e talentos que conseguirem desenvolver no interior da estrutura escolar. Partindo dessa lógica, a escola constitui um canal através do qual o aluno irá ascender socialmente ou não. Gostaria de ressaltar que na concepção liberal de educação, a escola enquanto instituição não é responsabilizada pelo bem ou mau aproveitamento do aluno, sendo esta somente a instância adequada onde os homens desenvolvem ou não seus talentos.

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