Tendo como tema a "Educação
Escolar Indígena: Diretrizes e Desafios no Ensino Médio Modular Indígena",
acontecerá no período de 25 a 28 de fevereiro de 2015, no campus Rondon da Universidade
Federal do Oeste do Pará – UFOPA, para os educadores que estão lotados no
Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME).
O objetivo geral será:
Discutir as diretrizes e paradigmas da Educação Escolar Indígena.
Entre os objetivos específicos,
teremos: Refletir sobre as formas de ensino na educação escolar indígena; Debater
com educadores sobre o ensino diferenciado na educação indígena; Compreender o
processo histórico deformação dos povos indígenas da região do Baixo Tapajós,
refletindo sobre ações educativas.
Na justificativa, temos:
Diante da necessidade de se
compreender as diversidades étnicas e culturais em que vivem os povos indígenas
da região Oeste do Pará em especial do Baixo Tapajós é que se propõem esta
semana de formação pedagógica, para que os educadores do Sistema de Organização
Modular de Ensino e demais interessados possam refletir sobre as seguintes
temáticas: Educação Escolar Indígena; Politicas Afirmativas e Diretrizes
Educacionais; Desafios para Educação Escolar Indígenas, no que tange a História
dos Povos Indígenas do Baixo Tapajós; Processo de Etonogênese: Conceitos e
Preconceitos na Educação Indígena.
Tais reflexões podem contribuir
para que o educador reavalie a sua prática pedagógica nas aldeias na tentativa
de melhorar a educação escolar indígena.
Excelente processo de formação, o
que deveria ocorrer com todos os educadores dessa modalidade de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário