Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de julho de 2018

III Marcha de Mulheres Negras em Belém do Pará








A Presidente do Brasil, eleita pelo Partido dos Trabalhadores - PT, Dilma Rousseff, sancionou a Lei que criava o Dia Nacional da Mulher Negra., no dia 25 de julho.






O Dia 25 de julho é considerado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que foi comemorado com a III Marcha de Mulheres Negras, em Belém do Pará, ontem, com participação significativa de diversos coletivos e entidades que representam o movimento negro no Estado do Pará.





A concentração iniciou à partir das 16 horas na Av. Tucundunba, em frente a Unidade Propaz Integrado, na Terra Firme, com encerramento na Praça Benedito Monteiro. 





Durante o trajeto da Marcha, as intervenções das principais lideranças dos coletivos e entidades foram abordadas diante da conjuntura do passado e atual da mulher negra na sociedade. 






Nas falas ficou claro que, a realidade é cruel e violenta na rotina das mulheres negras pobres e da classe trabalhadora, que continuam inviabilizadas diante da sociedade racista, machista, excludente e LGBTfóbico, em todos os sentidos, onde a burguesia branca e racista, os patrões e seus governos de marionetes, utilizam políticas de massacre, exploração, exclusão e inferiorização desde a escravidão. 





Segundo alguns panfletos distribuídos pelos coletivos e entidades, dizem que "O mapa da violência revela, mais uma vez, que a Mulher Negra lidera o ranking das vítimas de homicídios: Um aumento de 71%. Em dez anos, aumentou o assassinato de mulheres negras em 15,4%, enquanto que entre as não negras houve uma queda de 8%". E Continua, o panfleto do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe:" Desde o governo Dilma (PT), que ampliou o prazo de estabilidade no emprego para se receber o seguro desemprego e agora Temer aprofunda os ajustes com aprovação de leis que retiram direitos como a Reforma Trabalhista e da Lei das Terceirizações, que nos jogou nos subempregos com condições precárias e na turma de desempregados do país, que só cresce a cada dia. Se a Reforma da Previdência for aprovada, vamos trabalhar mais e morrer sem se aposentar".






Ressalto, também, segundo a Fonte Patrícia Galvão, 59,4% , em 2013, foram registrados de violência doméstica no serviço referem-se a mulheres negras.


A III Marcha de Mulheres Negras marcou o Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, importante líder quilombola.


O Blogueiro como descendente de Mulher Negra não poderia de participar, do evento que foi um sucesso, pelo fim da violência contra as mulheres negras, contra o extermínio dos jovens negros, que as mulheres negras tenham acesso à saúde, educação digna e moradia de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário