Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Dia do Professor e da Professora

                                                                   

                                                                          *Valdivino Cunha da Silva


Aos mestres(as) com carinho



Não há quem na vida não tenha aprendido com alguém. Na vida temos muitos professores, mas tem uns poucos que marcaram definitivamente nossas vidas. Quem nunca teve uma professorinha querida ou um professor bonachão que foi pra nós um doce? Os de nossa tenra idade me parecem que foram os que mais nos marcaram. Às vezes nem sabiam, mas eles(a) significavam (e significam ainda) um exemplo a ser seguido. Sua beleza nem sempre estava ligada ao aspecto físico. Ele eram belos(e são ainda) por suas ternuras, por seus jeitos dóceis de serem para conosco, por suas didáticas e pelos compromissos de educadores.



Com muitos professores aprendemos lições, aprendemos o ABC e a tabuada, fizemos cálculos, dever de casa.  Alguns, porém,  plantaram sementes em nossas vidas. Sementes que  germinaram, cresceram, viraram botões, floresceram, se multiplicaram e  jamais os esqueceremos.



Confesso que no desabrochar de minha vida não estava em meus planos, ser professor, o que eu queria mesmo era ser jogador de futebol, me parecia um sonho mais próximo. De repente, tornei-me professor e a docência encantou-me.  Sei que os governos e a sociedade como um todo quase não valorizam nós, professores. O que importa? Independentemente disso, sei do meu papel social transformador enquanto professor. Sei que sou capaz de mudar vidas e por isso faço do exercício de minha profissão, um desafio. 



Pra finalizar gostaria de dizer e esclarecer que existem aqueles que ensinam e são professores e aqueles que não são professores formais, mas que também ensinam e às vezes até melhor, ou seja, somos todos, de uma forma ou de outra, professores.



A todos os professores, formais ou informais, minha gratidão e respeito.


* O autor é Professor do SOME/SEDUC/PA, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário