Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Levantamento Censitário da Comunidade Estudantil de Vila Anã - Junho/2014







Capturei as lindas imagens do Levantamento Censitário da Comunidade Estudantil da Vila Anã, Rio Arapiuns, Santarém, Pará, Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns Resex, atividade pedagógica executada em junho de 2014, onde o Professor do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, Eládio Delfino Carneiro Neto, lotado no Polo de Santarém, abordou algumas considerações anotadas durante o período de reposição do período de 26 de maio a 28 de junho, para os alunos do ensino médio, que desenvolveu suas práticas educativas, tendo como objetivo subsidiar as ações da Coordenação do SOME, no polo de Santarém. 








O Professor Eládio Neto dividiu a atividade em várias partes: Antecedentes, a Viagem, Primórdios da Vila Anã, O Educandário, Comunidade Estudantil, O Ensino Fundamental, O Ensino Médio Modular, Atividades e ações na Escola, O Corpo Discente SOME/2014 em Anã, Ocorrências, Casa dos Professores, As Salas de Aula.






Excelente trabalho, quando o Professor Eládio Neto, reconstrói e resgata acontecimentos e momentos vivos de uma localidade importante de funcionamento do SOME. Essas evidências acumuladas pela sua trajetória profissional, faz do referido Professor um destaque pela sua preferência na escrita e nos registros que são produzidos para estudos, assim como para pesquisas aprofundadas. 


  




O Professor Eládio Neto utiliza várias fontes que embasam suas produções, como nesse caso, que mesmo numa sociedade alfabetizada e, como muitos habitantes e profissionais, inconscientemente atendem a desprezar a palavra falada, porém, Eládio   é o corolário de nosso orgulho em escrever com a palavra escrita, sendo um dos recursos utilizados o resgate da oralidade, com as diversas entrevistas. 







Em História & Memória, Jacques Le Goff enfatiza que:"Nas sociedades sem escrita, a memória coletiva parece ordenar-se em torno de três grandes interesses: a idade coletiva do grupo, que se funda em certos mitos, mais precisamente nos mitos de origem; o prestígio das famílias dominantes, que se exprime pelas genealogias e o  saber técnico, que se transmite por fórmulas práticas fortemente ligadas à magia religiosa" e essa é uma das atividades produzidas pelo Professor e as vezes em equipe que tem contribuído bastante para a memória do SOME. 


Parabenizo o Professor Eládio Neto pela sua produção, que não é fácil produzir um projeto dessa envergadura, sem apoio da Secretarias de Educação. Vamos continuar divulgando outras atividades do referido Professor neste espaço eletrônico. Quem desejar a atividade completa, mande seu watsApp para o email do Blog.    


Um comentário:

  1. Gostei muito Riba. Parabéns por valorizar essa experiência tornando-se pública a todos nós.

    Falta apenas você aumentar o tamanho das imagens. Valeu

    ResponderExcluir