Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

95 anos de aniversário do comandante Fidel Castro

 



 

                                                   Fidel Castro - Imagem Google


Uma das maiores lideranças políticas de seu país e mundial se encontra completando 95 anos. O comandante Fidel Castro Ruz que nasceu no dia 13 de agosto de 1926 e faleceu em 25 de novembro de 2016 completaria na data de hoje 95 primaveras. Entre 1959 e 1976 esteve como primeiro-ministro da República de Cuba e depois como Presidente, entre os anos de 1976 e 2008.  

 

Sua trajetória no processo da Revolução Cubana é exemplar e inspiração para diversas pessoas, movimentos sociais e populares, entidades e partidos políticos. Já no Curso de Direito, em 1945, envolvido no Movimento Estudantil – ME, se tornando líder da Federação Estudantil - FEU, passando a fazer parte como membro do grupo “Legião do Caribe”, que tinham entre seus objetivos lutar contra os regimes autoritários na América Latina e Caribe. Os membros revolucionários pertenciam a diversos países, entre eles, a República Dominicana.  Fidel Castro participou de mobilizações e ações tanto na República Dominicana, quanto em Colômbia.  Quando termina o Curso de Direito no ano de 1950, já era membro do Partido do Povo Cubano (Ortodoxo), por onde lança-se candidato, porém, seu plano não deu certo em virtude do golpe militar de Fulgêncio Batista, sendo as eleições canceladas. Em 1953, mobiliza-se para a primeira tentativa de ação revolucionária com o ataque do Quartel Moncada, em 26 de julho, tendo dezenas de militantes mortos com o fracasso. Fidel e Raul são presos e no julgamento o próprio Fidel faz sua defesa, sendo condenado por 15 anos. No ano de 1955, foi anistiado por Cuba e seus companheiros de lutas e sonhos. Com sua liberação foi possível organizar o Movimento 26 de julho, já residindo no México. Neste país, conhece Che Guevara, que juntos e mais o irmão Raul Castro, se tornam-se unidos pela libertação da América Latina e contra o imperialismo. Com apoio da população do campo e das cidades, em 1958 mobiliza todos para pressionar Fulgêncio, que se ver obrigado fugir em primeiro de janeiro de 1959 e consolidando os ideais de revolução na Ilha Caribenha.

 

Algumas conquistas da política iniciada após o triunfo de 1º de janeiro de 1959 foi a solidariedade entre os povos, a relação com amigos e aliados e a neutralização dos inimigos; assim como, enfatizou a importância da educação popular, atualmente, considerada uma das melhores do mundo, inclusive, proporcionando intercâmbio entre diversos países, o programa dos médicos cubanos para o mundo é um exemplo; os investimentos na ciência entre outras conquistas. Viva a Revolução Cubana! Viva Fidel Castro!


Um comentário:

  1. Comandante Fidel Castro, seu legado e exemplo continuará vivo entras as gerações, porque representa a luta por um mundo mais justo e sustentável! Pelo fim do embargue criminoso dos EUA a Cuba!

    ResponderExcluir