No período de 8 a 10 de junho, foi realizada a XXVI Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba, na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, com 1.110 inscritos de todas as regiões do Brasil, sob organização do Movimento Cabano em apoio as lutas pela autodeterminação dos povos - MOCAP e Movimento Brasileiro de Solidariedade com Cuba - MBSC.
Nos três dias de debates entre os delegados e delegadas presentes na Convenção ficou claro a defesa da construção de políticas que enfatizam a paz, o diálogo e cooperação entre os países vizinhos, a participação efetiva e ampla dos povos da Amazônia nas decisões que abordem a soberania alimentar; assim como, a cultura, condições dignas de saúde, em que trate da segurança humana e não as prioridades do grande capital que explora as riquezas da região.
Os pensamentos de José Marti e Fidel Castro são fundamentais para o poder de análise, dentro do contexto mundial. Assim dessa forma, se faz presente essa discussão para que os latino- americanos possam abraçar essa querida Ilha com solidariedade e afeto.
A ofensiva dos Estados Unidos, impérialista que faz contra Cuba vem desde 1962, inclusive, com 243 medidas atualmente prejudicando politicamente e economicamente a população da Ilha. Este Bloqueio, que foi imposto pelo país imperiasta. A Ilha foi o país que mais sofreu ataques, a partir daí, o comércio entre os dois países foram proibidos, entre outras proibições dos EUA.
Desta forma, Cuba reage com alguns programas que ajudam a população mundial, como o MAIS MÈDICOS, entre outros.
O evento foi um sucesso! A XXVII Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba será no Espírito Santo. Estaremos lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário