O pesquisador e professor
Francisauro Fernandes da Costa, egresso da escola pública com classes
multisseriadas e do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, doutorando
e mestre em educação (PPGE/UFAM). Graduado em Pedagogia (UFPA) e especialista em
educação ambiental e sustentabilidade (PROIMA/NUMA/UFPA) divulgou a coletânea
do volume III, da Coleção Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: o
Sistema de Organização Modular de Ensino para os discentes do curso de
Pedagogia da UFOPA - Campus Óbidos.
O Pesquisador e professor Francisauro Fernandes da Costa, escreveu o artigo acadêmico Narrativas (auto)biográficas de um egresso do SOME sobre as travessias educativas ribeirinhas em territórios do campo amazônico, texto também importante e interessante para literatura educacional paraense, que para pesquisadora, ex-professora do SOME e professora atuando na UFPA, Campus de Abaetetuba, Mariza Felippe Assunção analisou da seguinte forma: - onde trata das diferentes temporalidades acerca do próprio processo formativo, de um sujeito amazônida-ribeirinho-marajoara-paraense, como se autointitula. Penso que fechar a obra com essa referência é emblemático, uma vez que todos nós docentes do SOME e os discentes também carregam em si, em suas práticas e descendências esse DNA amazônida, que em algum grau nos constitui.
Com o volume III, a Coleção Educação na Amazônia em Repertório de Saberes: o Sistema de Organização Modular de Ensino encerra essas coletâneas que foram e são importantes para pesquisadores, professores e alunos de graduações dos mais variados cursos. Desde o volume I, quando foi publicado no ano de 2020, o incentivo tendo o SOME como objeto de estudos tem crescido significadamente, ampliando sua visibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário