Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

CÚPULA DOS LÍDERES/COP30/CÚPULA DOS POVOS

 




Com uma programação intensa e dinâmica durante esses dias de COP30 e Cúpula dos Povos, com participação de mais de 60.000 pessoas inscritas e muitas mais gente que não foi fazer sua inscrição, tem gente que se inscreveu nas oficinas, palestras, debates, cursos, porém, não fez inscrição no evento geral. O Blogueiro esteve todos os dias em algumas atividades e percebeu; além de conversar com muitas pessoas, que tem pessoas nessa situação. 



O início se deu com a Cúpula dos Líderes que sentaram para dialogarem nos dias 06 e 07 do corrente mês, com mais de 45 Presidentes de países e mais de 190 representantes de outros países. O significado desses encontros trouxe novos debates para COP30 e Cúpula dos Povos.




A COP30 que acontece em Belém do Pará, Brasil, é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança de Clima iniciou no dia 10 e vai até o dia 21 de novembro de 2025. A COP30 é um evento global anual que reune líderes de todo o mundo, juntamente com cientistas e representantes da sociedade civil para debaterem as principais ações necessárias para solucionar e combater as mudanças climáticas. Com a COP30 na cidade das mangueiras, o Brasil se consolida e reafirma o seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global sob liderança do maior e melhor Presidente da História do Brasil, o senhor Luis Inácio Lula de da Silva.




Já a Cúpula dos Povos, que também acontece em Belém do Pará, Brasil e iniciou no dia 12 passado e vai até 16 de novembro de 2025, é um evento paralelo à COP30. Com presença de milhares de militantes, simpatizantes e representantes de movimentos sociais, populares, sindicais, redes e organizações do mundo todo para debater, discutir e propor soluções para crise climática. Essas entidades, trazem seus objetivos e eixos temáticos para serem colocados em pautas nas reuniões e tentar a melhor maneira de viabilização para sociedade mundial. 




O debate atualmente na Cúpula dos Líderes, COP30 e Cúpula dos Povos é a nossa floresta amazônica; além das crises climáticas à nível mundial, sendo que a floresta estende-se por cerca de 6,7 milhões de Km², abrangendo nove países, abrigando também a maior bacia hidrográfica do mundo, que possibilita mais de 1.100 afluentes que desaguam no Rio Amazonas, este gigante corresponde 20% da água doce mundial. 




Temos algumas estimativas importantes para destacar, entre elas, que a Amazônia possui cerca de 400 bilhões de árvores, entre as quais 16 mil são espécies diferente. Outro dado que ressalto, é que nossa floresta amazônica possibilita gerar 20 bilhões de toneladas de água por dia, inclusive, até mais que o Rio Amazonas que apenas tem 17 bilhões, segundo fontes oficiais. 




Com esse imenso território, a floresta amazônica é um espaço em movimento e vivo, com extrativistas, quilombolas, camponeses, assentados, pescadores, povos originários e isolados também, sendo que estes ultimos possuem mais de 350 povos que dominam 330 idiomas distintos. Os primeiros homens que ocupam a Amazônia possuem saberes significativos para conservação da natureza e por isso defendem já que sabem que é também a preservação dos seres humanos na terra. Por isso, a luta constante por seus direitos e vida. 




Nas últimas décadas, a Amazônia sofreu com o desmatamento chegando aproximadamente 800 mil km², com as motoserras, fogos, gado, soja e os garimpos. 




Todas essas considerações merecem reflexões profundas nas reuniões, debates e discussões em Belém do Pará, capital do Brasil. A Cúpula dos Líderes, COP30 e Cúpula dos Povos podem solucionar todas essas questões, mesmo sabendo que não é fácil, um outro mundo é possível! 



Como filho da floresta, esses eventos proporcionaram e proporcionam inúmeros investimentos em Belém do Pará, epicentro das decisões sobre o clima mundial e capital do país. Não podemos negar que com a chegada de quase 65.000 pessoas na cidade, a circulação financeira é muito maior, proporcionando, inclusive, mais empregos; além de dinamizar o comércio local. COP30 torna-se um evento histórico e marcante não só na sua História, e principalmente, em Belém do Pará. 





As imagens retratam como está acontecendo os eventos e o Blogueiro tem participado; assim como, amanhã, teremos a Marcha Global, sendo concentração no Mercado de São Brás e estaremos presente. Todos lá!