Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

II Feira Cultural e de Ciências






Entrada da Escola




Foi realizada, ontem, a II Feira Cultural e de Ciências, promovida pelo Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME e Escola Municipal de São Raimundo, no município de Bujaru, tendo como Tema: A Socialização dos Saberes: O verdadeiro caminho do conhecimento.




A Participação da família no evento foi fundamental




Considerando que o propósito da realização da feira cultural e de ciências na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Raimundo, situada na localidade de São Raimundo, pertencente ao município de Bujaru, onde funciona o ensino médio, oferecido pela rede estadual, através do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME e o ensino fundamental, oferecido pela rede municipal.




Representante dos Profs. do SOME na mesa de abertura


Acreditando que um ensino em que possamos construir juntos, incentivando alunos, professores e a comunidade escolar como um todo, ao relacionarem-se de forma ampla e afetiva, para uma troca real e saudável do modo de pensar e agir de cada um, respeitando os princípios de liberdade, igualdade, cidadania e ética, é um caminho saudável. Daí o tema ter como maior propósito a troca de conhecimentos, respeitando as diversidades, as diferenças e os saberes de acordo com a cultura de cada um, construindo a cidadania a partir de uma ótica democrática.




Agricultura Familiar 



As propostas dos temas dos trabalhos foram nas áreas de Cultura, Artes, física, História, Matemática, Literatura, Meio Ambiente, Informática e Problemas Sociais. Sendo que o Ensino Médio vinte e três temas:
1 – Brinquedo Pedagógico: Brincando de ler;
2 - Cantinho da pintura;
3 - Circuito Elétrico: Uma experiência com ácidos;
4 - Confecção de giz de cera;
5 - Confecção de lápis de cor;
6 - Confecção de massa de papel marche e modelar;
7 - Corrida matemática;
8 - Craque, que não é um jogador de futebol;
9 - Gastronomia paraense;
10 - Luzes e cores;
11 - Construindo razões trigonométricas e ângulos notáveis;
12 - Ponto cego do olho;
13 - Reciclagem de Jornal;
14 - De olho na informática;
15 - Dominó matemático;
16 - Espelhos e ângulos;
17 - Galeria Cultural de Bujaru;
18 - Tabuada de operações matemáticas;
19 -  História de Assombração: Valcir Monteiro;
20 - Reciclar: Faça uma declaração de amor à natureza (PET);
21 – Agriculturas Familiares em Bujaru
22 - Sexo e saúde;
23 - Talentos e valores de Bujaru.

O Ensino Fundamental apresentará os seguintes temas:
1 - Reaproveitamento (PET);
2 - “Shortinho amarelo” – Peça teatral;
3 -  Danças: Fank e Hip-Hop.

Construir uma sociedade pautada nos princípios de cidadania implica em primeiro lugar a valorização do individuo, sua cultura e seu espaço. Portanto, a realização deste trabalho pedagógico, justifica-se.

Justifica-se, à medida que, sentimos a necessidade de preparação de nossos alunos para uma atitude madura diante da vida, como estudante, como profissional, e como cidadão comprometido com a construção de uma sociedade melhor.

Ao propormos um trabalho dessa natureza que incentive alunos a buscarem amostras do seu cotidiano, dentro de sua visão de mundo, acreditamos que estamos proporcionando condições de reconhecimento, de respeito e a valorização de si e de sua realidade.

Entendemos uma Feira Cultural e de Ciências como um instrumento ao alcance desses objetivos e uma ferramenta possível e viável na construção da cidadania, princípio pautado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que visa uma educação democrática.

Comprometidos que somos com a democracia e cidadania, buscando uma sociedade mais justa e ética.

O trabalho só teve a elevar e alavancar cada vez mais a valorização do ser, sua identidade, sua cultura e sua história.

Foi possível creditar que desta forma, estamos verdadeiramente construindo o cidadão.

No objetivo geral, foi Incentivar a pesquisa, o desenvolvimento de temas culturais e científicos, no sentido de melhorar aprendizagem, valorizando os saberes da região.

E nos objetivos específicos: Conscientização da relação entre prática e teoria para construção do conhecimento; Incentivar a criatividade como forma de autonomia e liberdade; Incentivar o trabalho de pesquisa como instrumento de conhecimento; Oportunizar a relação de oficinas de artes;  Utilizar o espaço escolar, como espaço pedagógico de relacionamento da comunidade escolar;  Apresentar peça teatral, como forma de expressão artística do aluno; Despertar para a importância de temas do nosso cotidiano na vida dos alunos.

Na metodologia o projeto contou com a apresentação de trabalhos de pesquisas, oficinas e apresentação de teatro e danças.

Foi executado em 19 dias, seguindo os seguintes passos:

1º momento:
   a -     Reunião com os professores do SOME e Município para a discussão de propostas;
   b -         Reunião com alunos para orientação de temas.
O primeiro momento será executado entre os dias 17 a 21 de setembro de 2012.
2º momento:
Elaboração do Projeto: 24/09/2012
3º momento: Orientação de trabalhos, montagem e elaboração de material: 24/09 a 05/10/2012.
4º momento: Organização dos convites, folder, croquis para serem enviados: 01 a 05/10/2012.
5º momento: Preparação da escola para o evento – 08/10/2012.

Na coordenação do evento, contamos com a participação efetiva dos professores do SOME: Beatriz Brito, Benedita da Luz (Que foi homenageada), Raimunda Cruz, João Guilherme, João Rosivaldo e este colega de vocês; além do corpo administrativo, técnico-pedagógico da Escola Municipal de São Raimundo.

O evento foi um sucesso. Todos estão de parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário