A EEEFM "Maria Gabriela Ramos de Oliveira", desenvolveu um projeto, voltado para o meio ambiente.
Na sua Introdução:
Na sua Introdução:
No
cenário da escola atual os envolvidos no processo educativo entendem que
ensinar, hoje, é apresentar oportunidades, para que os alunos enriqueçam sua
aprendizagem, e ver que a educação é base fundamental para que os indivíduos possam
usufruir dos mesmos direitos constituídos numa sociedade democrática. À medida
que as instituições desejam o melhoramento contínuo e também dar respostas às
necessidades e expectativas de seus membros, elas optam por fazer suas escolhas
de planificação, uma vez que se deseja uma organização eficiente que agregue
valores de aprendizagem e contribua para o progresso dos alunos. Por isso, os
responsáveis pela escola Maria Gabriela Oliveira demonstram estar comprometidos
com o melhoramento contínuo dos processos de trabalho educativo e desejam
formar cidadãos autônomos capazes de tomar decisões e de resolver problemas.
É
nesse sentido que a execução de projetos
metodológicos na Escola tem sido uma forma de estimular o interesse dos alunos
e alunas pela aprendizagem.
O TRABALHO POR PROJETOS
As diretrizes da Educação Básica dizem que toda
pessoa – criança, adolescente ou adulto – precisa se beneficiar de mínima
formação para responder as suas necessidades educativas e os PCNs propõem a
formação de cidadãos capazes de posicionar-se de maneira crítica; perceber-se
integrante, dependente e agente transformador do ambiente; utilizar as
diferentes linguagens e fontes de informação; questionar a realidade formulando
problemas e tratando de resolvê-los.
A proposta
dos PCNs (1998) está centrada em grandes temas que, se integrados às áreas de
conhecimento e explorados em projetos bem definidos podem dar sentido às ações
cotidianas e está de acordo com a proposta pedagógica da escola e a
interdisciplinaridade é uma característica da MP que oportuniza uma formação
pluralista, baseada na aquisição de múltiplos conhecimentos. E possibilita ao
aluno a oportunidade de uma postura indagativa, que o estimule a pensar com
independência o que implica na formação do pensamento crítico. Ampliando sua
capacidade comunicativa e colaborativa.
Para Paulo Freire (1996) alunos bem formados
desenvolvem o pensamento crítico e formam ideias com sentido próprio e pessoal.
O educador democrático
não pode negar-se o dever de, na sua prática docente reforçar a capacidade
crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma das tarefas
primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que se
deve “aproximar” dos objetos cognoscíveis. (FREIRE, 1996, P.26)
A
moderna pedagogia orienta o trabalho do professor no sentido de introduzir uma
nova prática que oriente o aluno a construir competências e, para isso,
coloca-o em situações que o obrigam a alcançar uma meta, a resolver problemas,
a tomar decisões como afirma Perrenoud (2001). Assim, os educadores da Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Maria Gabriela Ramos de Oliveira
vem trabalhando para fazer o trabalho por projetos se tornar uma prática
constante no cotidiano de seus membros.
A
palavra projeto vem do latim projectus
– algo lançado para frente. Para Barbier (in Machado, 2000) o projeto não é uma
simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia, é o
futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em
realidade, uma ideia a transformar em ação. Portanto, projetar requer abertura
para o desconhecido e flexibilidade para reformular as metas, à medida que as
ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.
Hernandez e
Ventura (1998) afirmam:
“A função dos projetos é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares...
“(Hernandez e Ventura, 1998, p. 61)
Para
Boutinet, parece consenso que a “pedagogia do projeto vem da necessidade de
quebrar o quadro coercitivo dos programas escolares para suscitar certa
criatividade” (Boutinet, 2002, p.180). Segundo ele, essa metodologia é apropriada
para valorizar o respeito ao aluno, assim como a sua expressão num contexto em
que se pretende uma formação individualizada, o que seria de grande valia para
a eficácia da transformação do aluno em sujeito de sua própria formação.
Projeto educacional (PE) e projeto
pedagógico (PP) – Boutinet
(2002) considera importante fazer a diferença entre PE e PP. No PE a
participação do aluno em segundo plano - objetivo atingir um número bastante
significativo de pessoas. O PP limita-se ao ambiente escolar, porque envolve
dois agentes: o professor (ou grupo de professores) e os alunos.
As competências dos alunos no trabalho por
projeto - Ao trabalhar por projetos
espera-se que os alunos demonstrem raciocínios explícitos, tomem decisões
conscientes, sejam capazes de fazer inferências e hesitações, produzam ensaios
e cometam erros. (Perrenoud, 2001)
Competências do professor no trabalho por
projetos
·
Incentivar e orientar o trabalho
experimental;
·
Aceitação dos erros como fonte de
regulação e progressão, desde que analisados e entendidos;
·
Valorizar a cooperação entre os alunos;
·
Explicitar e ajustar o contrato
didático;
·
Ouvir as resistências dos alunos e
levá-los em consideração;
·
Engajar-se no trabalho, mas ficando
sempre na posição de árbitro.
A
escolha do tema do projeto
A
escolha do tema pode estar relacionada com outros projetos já trabalhados, mas
também pode ser definido de acordo com os interesses dos alunos. O importante
nesse momento é que o professor lance propostas e as próprias crianças se
incumbem de julgá-las, respeitando critérios de relevância, a relação que o
tema tem com outros trabalhos já desenvolvidos e fazendo com que o grupo
conduza as buscas de informação de forma que possam encontrar múltiplas possibilidades
de aprendizagem.
OS RECURSOS e as NTICs – No trabalho por projetos os recursos precisam ser interessantes e
pertinentes, considerando-se a idade e o nível dos alunos, o tempo e as
competências que se pretende desenvolver. Para estimular o interesse, além de
se buscar valorizar a biblioteca da escola, nada mais inovador que colocá-los
diante de uma nova forma de trabalho e de processamento de aprendizagens, como
a inserção das novas tecnologias no ambiente escolar, uma vez que as redes
eletrônicas se constituem numa verdadeira indústria de conhecimentos (Brunner,
2000). Perrenoud comunga dessas idéias quando diz:
Formar para as novas tecnologias é formar o
julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades
de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e
classificar, a leitura e a análise de textos e imagens, a representação de
redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação. As novas tecnologias
transformam não só nossa maneira de comunicar, mas também de trabalhar, de
decidir, de pensar (Perrenoud, 2000).
Na
sociedade do conhecimento onde há a exigência de um indivíduo crítico, criativo
e reflexivo, a presença das novas tecnologias no setor educacional requer
profundas modificações de formação e preparação dos professores e alunos.
A
escola tem importante papel a cumprir na sociedade, ensinando os alunos a se
relacionar de maneira seletiva e crítica com o universo de informações a que
têm acesso no seu cotidiano. (PCNs- 5 a 8 série, p.139)
O
projeto de ensino com uma visão interdisciplinar
A
formação pluralista, baseada na aquisição de múltiplos conhecimentos (PCNs,
1998), é o que abre a possibilidade de análise do mundo em que se vive e de
suas rápidas transformações sociais, tecnológicas e científicas. E nesse
sentido é fundamental o papel das ciências humanas, pois as bases da liberdade
e da grandeza de um povo se fundamentam na organização e no desenvolvimento da
cultura filosófica, científica, literária e artística. Baseando-se nesses
princípios, o trabalho com abordagens interdisciplinares, como nos projetos,
possibilita ao aluno a oportunidade de uma postura indagativa, que o estimule a
buscar novas respostas, a pensar com independência e a não aceitar postulados
como definitivos ou únicos: é possibilitar a formação do pensamento crítico.
É
importante considerar que nos tempos atuais as propostas de modelos de projetos
devem apresentar flexibilidade e podem se adaptar em função do acelerado ritmo
de transformação da sociedade, e também seja adaptável às características dos
alunos com os quais se pretende trabalhar.
1. PROJETO: MEIO
AMBIENTE PRESERVADO: QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE NO FUTURO
Designado
pelas Nações Unidas, 05 de junho, o dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no
mundo todo como uma oportunidade para desenvolver atividades que valorizem a
conservação ambiental. Muitos programas ecológicos têm sido desenvolvidos em
todo país, mas ainda há necessidade de se tratar o tema com seriedade,
principalmente no âmbito educativo. Quando se começa a perceber melhor a natureza,
passa-se a agir de forma mais consciente. É isso que falta para as populações
de todo o mundo. É importante que o contato com a natureza e seus problemas se
torne algo frequente no ambiente escolar e assim, os alunos possam intensificar
o debate ecológico e tomar consciência da necessidade de mudar seus hábitos e
atitudes em relação à preservação e cuidados com o meio ambiente, de forma que,
no futuro, assumam compromisso com uma política de desenvolvimento sustentável.
O Projeto: Meio ambiente preservado:
qualidade e sustentabilidade no futuro é uma iniciativa que deverá
contemplar a comunidade escolar com ações práticas que incentivem cuidados e
hábitos saudáveis para a preservação do meio ambiente.
Justificativa
A importância de desenvolver um trabalho voltado para a conscientização
da comunidade escolar para a preservação do meio ambiente é uma preocupação de
todos na Escola Maria Gabriela. Os
conteúdos trabalhados vão além das salas de aula, pois temas relevantes são
apresentados aos alunos nos espaços de que a escola dispõe: laboratórios (Ciências,
Matemática, Redação e Informática), pátio,
biblioteca, ambiente virtual que são lugares de descobertas e realizações. O
aluno investiga, elabora conceitos e constrói o seu conhecimento, deste modo, a
escola incentiva formação de seus alunos, desenvolvendo uma democracia de
valores culturais.
A preservação do meio ambiente, antes
bandeira de um pequeno grupo de ativistas, passou a ser uma preocupação global
e a partir daí políticas governamentais foram adotadas em todo o planeta. Essa
inquietação deve-se à valorização da qualidade de vida e à percepção de que a
sobrevivência do homem depende diretamente da preservação dos recursos
naturais. Portanto, trabalhando a
proposta no espaço escolar, a partir da 5ª serie, fazendo uso dos mais variados
recursos de que dispõe a comunidade da escola Maria Gabriela de Oliveira estará
desenvolvendo a consciência sobre a importância da necessidade urgente de
preparar as crianças de hoje, para que possam viver em um ambiente saudável no
futuro.
Objetivos
gerais:
1. Apresentar a
natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades, mostrar lados positivos
e negativos da ação do homem e valorizar a preservação, observar a diversidade
das espécies da flora e fauna e os cuidados que devemos ter com a natureza.
2. Conscientizar os
alunos e alunas da importância de proteger o meio ambiente para manter a
sobrevivência humana na terra.
Objetivos específicos:
·
Promover estudos, pesquisas, debates, palestras
e atividades sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional;
·
Oportunizar trabalhos escolares dinâmicos,
participativos, prazerosos, inter e transdisciplinares;
·
Estimular descobertas e inovações tecnológicas
na escola;
·
Gerar aprendizagens múltiplas;
·
Integrar os diversos profissionais da escola por
meio de estudos e pesquisas sobre o tema currículo escolar;
·
Oportunizar a participação da comunidade nas
atividades escolares;
·
Propiciar o comprometimento dos educandos com o
ambiente
·
Gerar relações interpessoais mais respeitosas
das individualidades e diversidades, além de práticas humanas mais
cooperativas, solidárias e fraternas.
METODOLOGIA:
Os alunos participarão de várias
atividades relacionadas à preservação do meio ambiente como: passeio ecológico,
gincana de conhecimento, produção de horta e plantio de espécies ornamentais,
produção de vídeos, painéis, murais, jornal impresso.
ATIVIDADES:
1. Gincana Ambiental
Com uma
mistura de tarefas sobre conhecimento de fauna, flora, coleta de lixo, dentre
outros, as equipes responderão perguntas sobre o meio ambiente, a partir dos
textos estudados em Sala de Aula.
Organizar as tarefas para a
gincana
Elaborar perguntas de
conhecimento sobre questões ambientais.
Os alunos das
turmas 801T e 802T serão os atores da gincana. As turmas, divididas em grupos
desenvolverão miniprojetos para serem apresentados a partir de uso dos recursos
tecnológicos de que a escola dispõe.
Grupos: 1. Lixo eletrônico; 2.
Reciclagem; 3. Mini horta; 4. Escola Limpa; 5. Materiais plásticos; 6. Poluição
2. Caminhada Ecológica
Professores envolvidos: Fátima (Estudos Amazônicos e
História); Elizabeth (Ciências) e Aricleide ( Língua Portuguesa)
Local de visitação: Parque Seringal em Ananindeua
Objetivo Geral: estimular a observação de elementos naturais e a extração de produtos da
natureza de forma sustentável.
Objetivos específicos:
·
Compreender
a natureza reconhecendo suas interações no espaço e no tempo.
·
Identificar
o processo de utilização do seringal como meio sustentável e as relações do
homem considerando aspectos históricos e geográficos.
·
Conhecer
a história dos seringais na Amazônia.
Ações:
·
Mural
de fotos
·
Apresentação
de vídeos
·
Exposição
de produtos derivados da borracha
·
Quadrinha
“Xote Ecológico”
·
Premiação
da melhor redação - Tema: Museu Parque Seringal: Contando a história da
borracha
3. Palestras para as 5ª e 6ª séries: convidados: desbravadores
4. Oficinas de reciclagem sobre lacres, garrafas PET, papel, sobras de tecidos.
4. Oficinas de reciclagem sobre lacres, garrafas PET, papel, sobras de tecidos.
O trabalho com esse material
fundamenta a visão de que tudo pode ser renovado ou transformado, em oficinas
com sucatas, que incentivam a arte de reciclar o lixo em papel artesanal e
material eletrônico.
5. Passeio na Feira do Conj. Maguari
Professores envolvidos:
Dineide (História) e Márcio (Inglês)
Objetivo: Observar o desperdício de alimentos na
Feira
Atividade: Produção de
documentário, mural e sopão
6. Construção de
cenários educativos
Contrastando uma mata preservada
e com habitats degradados em consonância com a cultura junina
7. Exposição de fotos: degradação ambiental e
solução para o problema da degradação
8. Distribuição de amostras do adubo
orgânico: Decomposição do lixo
·
Contação de histórias para crianças
·
Oficina de reciclagem de garrafas PET
·
Plantio de espécies ornamentais
·
Abraço simbólico às arvores
8. Apresentação de danças, teatro e produções de vídeos
Teatro a partir de mitos e lendas da Amazônia:
Fantoche - A bruxa porcalhona
Filme:
Os animais unidos jamais serão vencidos”- Exposição de cartazes
Produção
de mural criativo em linguagem não verbal
Experimento:
A eletrização por atrito
Danças explorando as músicas sobre o meio
ambiente
Horta suspensa de garrafas pet
Paródia
Apresentação de vídeos
Ações:
Estimular
a doação de material de construção para revitalização do muro
Promover
a coleta de mudas e sementes para a horta
Estimular
a doação de mudas ornamentais
Construir
uma horta suspensa no muro com garrafas pets
Planejar
a área para decorar com plantas ornamentais
Estimular
a doação de recipiente para a coleta seletiva
Organizar
a coleta seletiva de lixo
Oferecer
oficina de reciclagem do lixo eletrônico
Disciplinas e professores envolvidos:
Língua
Portuguesa – prof. Carlene Nunes, Aricleide Tavares, Walquíria Carvalho e Ivan
Matemática
– prof. Romildo Cunha
História
– prof. Dineide Feio, Fátima Oliveira
Geografia
– Déa Benather e Ailton
Filosofia
– Edson
Biologia
- Elizabeth
Inglês –
Marleide e Marcio Borges
Cronograma
O projeto deverá
acontecer durante os meses de abril, maio e junho.
Passeio Ecológico:
29/05/2012 (701/702m) – prof. Fátima e Elizabeth e 05/06/2012 (801/802t) –
Prof. Aricleide e Elizabeth
DATAS: 30/05/2012
Passeio na comunidade – turma 801, 802, 301
Revitalização do
muro: 01/06/2012
Produção de Horta com
garrafa Pet: 05/06/2012
Avaliação:
CRITÉRIOS PROPOSTOS PARA AVALIAÇÃO EM PROJETOS
|
|
Os professores avaliam se os
alunos são capazes de:
|
Nota: 0 a 3
|
1. Organizar-se em grupo
2. Buscar informações relevantes ao tema
proposto
3. Concentrar-se nas leituras e palestras
4. Debater sobre diferentes hipóteses ou conceitos
5. Relacionar o trabalho individual com o
coletivo
6. Tomar decisões ou exercer liderança
7. Formular perguntas e respostas sobre o
tema proposto
8. Fazer anotações como forma de reflexão
imediata sobre a informação que está recebendo
9. Estabelecer relações de comparação
10. Fazer inferências a partir das
informações recebidas
11. Colaborar na confecção de cartazes,
painéis, slides, vídeos, e outras produções para exposição
12. Fazer críticas e propor soluções
13. Apresentar oralmente as informações
recebidas
14. Desenvolver textos escritos
15. Autoavaliar-se
|
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Autora do Projeto:
Tavares, Aricleide de M.
Colaboração:
Profªs
Carlene, Fátima, Elizabeth, Déa, Dineide, Marleide
Prof. Romildo,
Márcio, Edson
Muito bom!
ResponderExcluirEsse projeto é um sucesso me deixou sem palavras
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