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segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

SOME em movimento







Mais uma vez o governo tucano, do Estado do Pará, na Amazônia, tenta desestruturar a educação da juventude camponesa, como aconteceu no ano de 2003. Neste ano, o governo tucano, através da Secretaria  Estadual de Educação - Seduc, descentraliza as decisões políticas, administrativas e pedagógicas para as Unidades Regionais de Educação - URE, ficando, especificamente, a critério das Escolas Sedes, para coordenar um dos maiores programas de inclusão educacional do Brasil: O SOME; além dos educadores perderem parte significativa de incentivo para deslocamento e recursos pedagógicos fundamentais.







Durante dois dias (07 e 09 de dezembro), os educadores estiveram participando de articulações, reuniões e plenárias com objetivo de sensibilizar o governo malvado dos tucanos, para que a juventude camponesa tenha matricula no 1º ano do ensino médio, já que o governo tentar substituir o SOME, procurando alternativas como nucleação, ensino regular ou Sistema Interativo Educacional - SEI.







No dia 07 de dezembro, o Sintepp reuniu com o governo sendo um aspecto frisado durante a conversa, foi o Some e o questionamento dos representantes da categoria dos trabalhadores em educação  desejando saber porquê  dos alunos serem matriculados apenas no regular. Segundo os representantes do Estado, os matriculados são para o regular e para o Some. Este não tem matricula especifica e que o governo não deseja suspender o Some. O Sintepp cobrou de imediata implementação do Grupo de Trabalho entre o SOME e governo a fim de resolver tais situações.







No dia 09 de dezembro, foi realizada II Plenária dos Professores do SOME, tendo todo apoio da Coordenação Estadual do Sintepp. A abertura iniciou com o Deputado Estadual Dirceu Ten Caten, que foi convidado pelos professores, expôs a trajetória e ações de seu mandato, juntamente, com Assembleia Legislativa, em prol do SOME, inclusive abordou a importância da Audiência Pública e entregou o relatório sobre o ensino médio, no Estado do Pará, que inclui a situação do Some.  





Após o Deputado Dirceu Ten Caten, a mesa abriu para plenária com informes sobre a reunião do dia 07 de dezembro com a Seduc. Com os informes, aconteceu as inscrições para a plenária, com intensa participação da categoria, inclusive com ações de resistências e de enfrentamentos contra as ações autoritárias do governo tucano de tentar não matricular os alunos egressos do 9º ano e 4ª Etapa da EJA, no 1º ano do SOME. Entre as sugestões dos educadores foi de solicitar audiência com a SEDUC para tratar sobre o SOME, no dia 15 de dezembro, pela manhã. 







Todos estão convidados, no dia 15 de dezembro, na Seduc, pela manhã, dando todo apoio para comissão.















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