Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Movimento de resistência pela manutenção do SOME







Mais uma mobilização de resistência pela manutenção do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, aconteceu ontem, pela parte da manhã, na Secretaria Estadual de Educação, na Rodovia Augusto Montenegro, em Belém do Pará. O movimento foi organizado pelas comunidades ribeirinhas de Abaetetuba, entre elas, Sapucajuba, Maúba, Itacuruçá,  Urubuéua Fátima, Ajuaí entre outras, juntamente com os educadores dessa modalidade de ensino. 







Aproximadamente 200 pessoas participaram do ato, Lideranças comunitárias, alunos, pais de alunos, representantes de entidades e professores de outros municípios como de Tomé Açu, Moju, Castanhal, além de Abaetetuba estiveram reivindicando a permanência do Some nas comunidades ribeirnhas. 








Na audiência com a Secretaria Estadual de Educação - Seduc, através do Secretário Adjunto, Diretora do Ensino Médio e Coordenador do Some, a comissão que representou o movimento, cobrou a participação efetiva da instituição nos convênios com a Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba, em regime de cooperação na manutenção do ensino fundamental maior a partir do 6º ano. A matrícula no 1º ano do ensino médio nas regiões das ilhas e no Estado, foi também, outra reivindicação do movimento, o que conseguiu a garantia e a ampliação das discussões no Grupo de Trabalho - GT, que existe entre Seduc e categoria dos educadores do Some. Outras pautas entraram no debate, como transporte escolar e a merenda escolar. No final do ato, as populações ribeirinhas se deslocaram para o 2º andar do prédio da Seduc, como forma de ocupação e palavras de ordem e apito.






As populações das comunidades ribeirnhas, sendo um  "Povo aguerrido, lutador e conhecedor de seus direitos, que exerce sua cidadania a partir da luta de classes", ressaltou o Professor Cesar Pantoja, que considerou a audiência e o movimento vitorioso.






O blogueiro esteve presente, dando todo apoio necessário ao movimento que foi um sucesso, principalmente, pela organização política. Parabéns, colegas!





























Nenhum comentário:

Postar um comentário