*Valdivino Silva da Cunha
Eles acreditam em tudo. Eles acreditam que a terra é plana. Eles acreditam que o homem nunca foi à lua, pois assim lhes falaram os “pastores”. Eles acreditaram que a Reforma Trabalhista iria gerar milhões de empregos aos trabalhadores, pois assim falou Temer. Eles acreditaram que a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos iria gerar uma economia fantástica aos cofres da União, pois assim falou Meireles. Eles acreditam que com as privatizações de empresa como a Petrobrás irá gerar milhões e milhões de reais para o Estado Brasileiro e que será usado em benefício dos mais fragilizados socialmente. Eles acreditam que a Reforma da Previdência que foi aprovada recentemente, capitaneada por Guedes, Rodrigo Maia e Bolsonaro vai ser ótima para os trabalhadores e para os pobres e ruim aos ricos e poderosos. Eles acreditam que a reforma a reforma fiscal de Guedes vai diminuir os impostos dos pobres e aumentar o imposto dos ricos.
Eles, os tolos, acreditam que a corrupção irá acabar, pois o único partido corrupto da nação é o PT, pois assim falou o juiz parcial Sergio Moro. Eles acreditam que tudo que foi revelado até agora pelo intercept e publicado pelo jornalista Glenn Greenwald, é tudo falso, que aquelas vozes ali presentes não são do Juiz Sergio Moro nem do procurador da Lava Jato Dallagnol (são vozes do além), afinal, o juiz Sergio Moro diz que não lembra de ter falado aquilo.
Os tolos acreditam que a ascensão do Juiz Sergio Moro a Ministro da Justiça não tem nenhuma relação direta com a mais recente eleição para Presidente da República, pois Bolsonaro lhes disse que todos os critérios para escolha dos cargos no seu governo seriam meramente técnicos e não políticos.
Eles acreditam que o aumento aterrorizante do número de incêndios florestais que estão ocorrendo na Amazônia não tem nenhuma relação com o modo de tratar o meio ambiente implementado pelo governo atual, afinal, Bolsonaro lhes disse que as fotos e os dados estatísticos a esse respeito foram criados propositadamente por ONGs brasileiras e internacionais e que os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) são falsos e por esta razão exonerou seu presidente, Ricardo Galvão.
Enfim, os tolo acreditam em tudo, até em papai noel, cegonha e saci-Pererê.
* O autor é Sociólogo e Educador da SEDUC/PA.
Muito bem fundamentado, parabéns colega, pela coragem e pelo talento
ResponderExcluir